sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projovem Adolescente realiza festa do Halloween

Foi realizado na quinta (27/10) no Cras de Caravelas a festa do Halloween em comemoração aos aniversariante do mês cadastrados no programa  Projovem Adolescente.

O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Vejam algumas fotos





SEMAMA DA CULTURA DE BARCELONA

Aconteceu nos dia 17 à 21/10 a 1ª Semana de Cultura de Barcelona promovida através da Escola Municipal Rui Barbosa de Ensino Fundamental  e do Colégio Polivalente de Caravelas de Ensino Médio. A carência da promoção em eventos foi a principal razão para que todos se unissem buscando uma retomada dos mais de 75 anos de suas histórias, culturas e valores que resultaram em 5 dias letivos com Feira de Ciências, Festival de Dança, Teatro, Oficinas, de Percussão e Reciclagem, entre diversas outras atividades. Cada dia teve um tema diferente e uma decoração de acordo com o tema, retratando os costumes e crenças da nossa região.

A Primeira Semana da Cultura incentivou e intensificou a criatividade artística da população de Santo Antônio de Barcelona e aconteceram trocas de experiências entre alunos, professores, artesãos, artistas locais, dançarinos, cantores, atores, sempre respeitando e valorizando a comunidade com a sua cultura, assim como toda a região de Caravelas. Entre os presentes, estavam o diretor do Colégio Polivalente de Caravelas, Luiz Leonardo, a coordenadora pedagógica da CODEB/DIREC 09, Ligia Emília Penalva, o Secretário de Cultura Itamar dos Anjos, a psicóloga Fernanda Abreu, Robson Falcão, do Jornal Comunitário O Samburá, além de muitos estudantes, comunidades locais e visitantes das redondezas.











Caravelas na Mídia

Caravelas vem sendo apresentada na mídia nacional. Recebemos reportagem de TVs de grande expressão nacional garantido assim altos pontos de audiência. Sabemos que dois fatores são importantes para esse “bum” das TVs, o primeiro são as baleias Jubartes, depois Abrolhos e por fim a cidade. O que está faltando para nossa cidade crescer turisticamente? Onde estamos falhando? É isso mesmo! Se existe erros, é por que contribuímos de alguma forma para que isso aconteça. Não é todo dia que canais de televisão como Globo, Record, SBT se interessam por uma cidade como a nossa, que fez questão de colocar de lado o que tínhamos de mais enriquecedor, a nossa História. Será que vamos continuar acreditando que essa belíssima cidade, com sua rica história que se contrasta com a de nosso país, não tem nada além de Abrolhos e Baleias Jubartes para ser mostrado? Chegou a hora de apresentar ao povo brasileiro uma cidade que tem anseios, sonhos e principalmente uma cultura peculiar, um povo encantador e muito capacitado.  

Se quisermos ser uma cidade turística precisamos primeiramente limpar a sala, colocar à vista os nossos quadros e postais, assim como elaborar um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo. Sei que para muita gente isso é quase impossível! Talvez por pensarmos assim, é que a linda Caravelas se tornou esse barquinho que aparenta está sem motor, à deriva e sem comando. Somos co-responsáveis por tudo isso.  Nosso comodismo e a falta de iniciativa como cidadãos faz com que aceitemos esse método retórico, e sem perspectiva de melhorias. Ou seríamos todos vítimas de falsas promessas? Assim só conseguiremos levar a nossa barca ao encalhe. Aproveitar os fatores favoráveis para desenvolver o Turismo em nossa cidade é muito bom, só não devemos achar de passar por cima dos outros potencias que temos. Vamos atrair a mídia nacional pela Cultura, pelo o Desenvolvimento Social e principalmente por termos uma cidade bela seus atributos naturais. Para, quem sabe, quando a nossa cidade for mostrada para o mundo, possamos ver a cara dessa gente amiga e hospitaleira, como diz o hino dessa cidade: No formoso rincão da Bahia, sob o pálio de luz do cruzeiro. Vive um povo de fibra sadia que se orgulha de ser brasileiro”. Sim, somos esses filhos orgulhosos, diríamos mais, temos envolvimento histórico, raízes plantadas nesse solo de férteis belezas e ricas manifestações. 

Caravelas, a cidade que espera por dias melhores, talvez ainda não tenha percebido que a hora chegou. Vamos fazer a diferença! Devemos aproveitar a oportunidade para resgatar não só o orgulho de ser brasileiro, mas, primeiramente o brio em ser Caravelense. 
Rua de Caravelas, com carasio colonial e igrejinha (foto web)
                  Por Edvaldo Souza


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto de recuperação da praça N.S. Conceição é apresentado à comunidade da Barra.


Na manhã do dia 23 de outubro, o secretário de turismo Fábio negrão, representou o prefeito Jadson Ruas na apresentação do novo projeto para a recuperação da praça N.S. da Conceição na Barra de Caravelas. Atendendo uma solicitação da comunidade barrense.

A reunião aconteceu após a celebração da missa de São Benedito e contou com a presença de varias pessoas. O esboço do projeto foi elaborado pelo artista plástico, Dó Galdino que fez questão de deixar claro sua preocupação em manter vivo o estilo arquitetônico colonial, seguindo assim o padrão da igreja. A comunidade sugeriu algumas mudanças que vieram enriquecer ainda mais o projeto.

Segundo o secretário o desejo do prefeito municipal, é construir a praça respeitando as aspirações da comunidade. 


Foto: Jornal o Samburá
 (A esquerda Sec. Turismo: Fábio Negrão. Direita,Dó Galdino)

Fonte: Diário da Barra (visite clicando aqui)

Festa de São Benedito na Barra


Foi realizado na Barra de Caravelas nos dias 22 e 23 de outubro festa em honra a São Benedito. O ato religioso teve inicio no sábado às19: 30h, com culto presidido pelo missionário do movimento Mãe Rainha, Edvaldo Souza, cantado pelo coral Jebuc.

A santa missa aconteceu no domingo às 10:15h, celebrada pelo Pe. Wanderley Oliveira, e cantada pelo coral Nossa Senhora da Conceição, centenas de fieis marcaram presença. 

A tarde às 17:00h, a procissão tomou as ruas do povoado, acompanhada por muitos devotos. Assim como a marujada de Prado que veio especialmente para fazer parte do evento religioso a convite dos festeiros, Marcelo Kern, Monica R. Kern e Maria Inácio Ribeiro, (Amor). A Filarmônica Lira Imaculada Conceição mais uma vez contribuiu para tornar o evento ainda mais especial.

A Marujada é uma festa folclórica de origem africana comemorada em muitas cidades da Bahia. Todo o grupo veste roupas brancas com detalhes azuis, todas enfeitadas com muito brilho e fitas coloridas. O desfile é acompanhado de canções simples que fazem referência ao mar e ao santo homenageado. Acredita-se que negros escravos, devotos de São Benedito, deram origem a esta manifestação popular. 



Marujada de são Benedito da Cidade de Prado na procissão de  S. Benedito



FLIC Filarmônica Lira d Imaculada Conceição
Fonte: Diário da Barra

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Canção Nova grava com Grupo de Jovens e Coral da Barra


No fim da tarde de ontem a equipe do Programa Preservação Ambiental, da TV Canção Nova gravou no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos com jovens de dois grupos católicos, o Ministério Jovem do Grupo de Oração Santa Efigênia - RCC Caravelas e com o Coral JEBUC - Jovens em Busca de Cristo da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição da Comunidade da Barra. Além de momentos de troca de informações sobre as atividades que cada um dos grupos realiza em suas comunidades, houve momento de oração e apresentação artística. Veja algumas fotos:







Fonte: Farol para Abrolhos (clique aqui)

Está acontecendo o cadastramento das famílias beneficiárias da RESEX do Cassurubá


No dia 19/10 começou em Caravelas o cadastramento das famílias beneficiárias da RESEX do Cassurubá, que está acontecendo na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 25, no Distrito de Ponta da Areia




Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -ICMBIO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA estão realizando, com apoio da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 25, da AMPAC e outras associações comunitarias o cadastro das famílias da RESEX do Cassurubá. Este cadastro é voltado para todas as famílias de pescadores, marisqueiras, agricultores e demais extrativistas que dependem dos recursos naturais da região da RESEX, que abrange uma área de 100.687 hectares de estuários, restingas, mangues e ambientes marinhos entre as cidades de Caravelas e Nova Viçosa. 
O objetivo principal do cadastramento é conhecer quem são os beneficiários da RESEX do Cassurubá, ou seja, quem são aqueles que poderão fazer uso da área e ditar as regras de uso. Adicionalmente, o cadastro é um grande e fundamental passo para que estes beneficiários tenham acesso a Políticas Públicas (Benefícios) que por lei são destinados. Importante também lembrar que além do cadastro, outro passo fundamental para a implementação das políticas públicas é a organização comunitária, em associações e/ou cooperativas.


O cadastro traz mais uma esperança de melhoria de vida para os pescadores, marisqueiras e extrativistas da região, e é resultado de um processo iniciado em 2002, quando o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, lançaram uma norma conjunta, reconhecendo os beneficiários das Resex’s como beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, devido a importância destas populações para a proteção do meio ambiente e a produção sustentável de alimentos.


Este programa prevê o acesso ao crédito implementação, que é para a melhoria das condições de trabalho (aquisição de redes e outros materiais de pesca, por exemplo), melhoria das condições de habitação, entre outros. Alem disso, poderão acessar o Pronaf A, que é a linha de crédito mais atrativa do Brasil. Outros pescadores e marisqueiras no Brasil que estão fora de Resex não tem o direito de acessar estas políticas, porém, é necessário reforçar que o cadastro é apenas um dos passos, outros passos ainda são necessários, como a organização comunitária.

ATENÇÃO: É importante a presença do casal para fazer o cadastro, e os documentos necessários são Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Casamento (para os casados), Certidão de Nascimento, RG ou CPF dos dependentes e o Registro Geral de Pesca.
 


Haverá cadastramento também em Nova Viçosa!

Fonte: Farol para Abrolhos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

2ª etapa da Reforma da Igreja


A segunda etapa da reforma da Igreja da Imaculada Conceição em Barra de Caravelas está quase no final. A parte bruta da reforma está se concluindo. O responsável pela reforma, Beto, fala ao jornal Comunitário O Samburá, que provavelmente entregará essa reforma no inicio do mês de novembro, e que faltaria somente a pintura que não está em seu contrato. “Seria legal a comunidade católica fazer um mutirão para pintar toda igreja, sairia mais barato”. Conclui.
A nova capela do santíssimo, novas instalações elétricas, sacristia, forro do templo, e aumento do lado direito da fachada da Igreja , fazem parte dessa segunda etapa.
O Coordenador Fábio Pinheiro, fala para O Samburá, que mesmo que as pinturas findam no meado do mês de novembro, a comunidade e visitantes terão que ter mais um pouco de paciência, pois as portas do templo estarão sendo aberta na abertura da primeira novena preparatória para festa da Padroeira da comunidade, Nossa Senhora da Conceição, e que, tem certeza que os fieis aprovarão as mudanças que foram feitas, como abertura lateral do altar, facilitando a visibilidade das celebrações, uma sacristia mais ampla e uma nova capela do santíssimo. 
capela do Santíssimo


Capela do santíssimo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conferência Territorial de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de Caravelas deu inicio à sua participação nas políticas públicas estaduais voltadas para a Cultura.

A conferência é o “lugar” de encontro da sociedade com o poder público, configurando-se como uma instância de consulta que já se notabiliza por ser instrumento de escuta e deliberação. A tarefa dos participantes na Conferência é a construção dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura. Coletivamente e por meio do diálogo, os conferencistas irão propor políticas públicas a partir das demandas socioculturais. É a democracia ativa e direta sendo praticada pela Bahia afora.

Como resultado da participação da comunidade na Conferencia Municipal de Cultura, com mais de 190 credenciados, o município de Caravelas, surpreendeu mais uma vez Porto Seguro, a cidade sede da Conferencia Territorial de Cultura, levando o número de nove delegados municipais, para defender as propostas para o território.

Foram dois dias de muito trabalho, a Conferencia trabalhou em cima de seis eixos temáticos, são estes: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Gratuitos. Durante a Conferencia Municipal, foi elaborado 3 projetos municipais e um territorial. Todos os projetos elaborados pelo município de Caravelas para o território foram aprovados pela plenária em Porto Seguro.

Como resultado da Conferencia, Caravelas conseguiu mais uma vez eleger delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá no final de novembro em Vitória da Conquista. Jamilton Galdino (Jaco), com a maioria dos votos dos participantes representantes da sociedade civil, Jaques Barreto (tio Jack), como suplente do delegado representante do poder público. E ainda, Lígia Penalva, eleita no eixo para fazer parte do GT (grupo de trabalho) que irá elaborar o Plano Territorial de Cultura.

As demandas levantadas a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais e Territorial de Cultura se constituirão em efetiva elaboração do Plano Estadual de Cultura. Por isso, o tema da IV Conferência de Cultura da Bahia: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura.



Secretário de Cultura Albino Rubim





Por Ligia Emília
Divisão de Cultura Popular e Educacional

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pluft O Fantasminha


O grupo de Teatro Cultura e Arte de Caravelas apresentou a peça teatral infantil, Pluft O Fantasminha de Maria Claro Machado nesta terça (11/10) no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas sobre a direção de Simone Santana. Além de alguns alunos e professores, a peça teatral foi prestigiada também pela criançada da Escola Bebê Feliz de Caravelas.
A peça conta a história do rapto da Menina Maribel pelo cruel e ridículo Pirata Perna-de-Pau. O vilão esconde a menina no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e conversa ao telefone com Prima Bolha; o fantasminha Pluft, que nunca viu gente; Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Chisto, o primo aviador que surge apenas no final para fazer um salvamento espetacular da menina. A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança, que morreu no mar deixando lá no fundo a sua herança. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a Menina Maribel e o Fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco João-Julião-Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.


A diretora da peça contou ao jornal comunitário o Samburá que estava com agendamento para as escolas da cidade e seus distritos, mais devido a greve dos professores, não sabe quando apresentará nas escolas Municipais.

para entrar em contato a diretora da peça disponibilizou ao Jornal O Samburá  os números 73-9926-5609 e 73-9112-2098










(Fotos cedida por Lígia Penalva)

Alunos do Polivalente arrecadam alimentos para o asilo de Caravelas

O respeito e a admiração pelas pessoas mais velhas podem estar cada vez mais presentes entre jovens de uma escola pública. Os alunos do Ensino Médio do Colégio Polivalente saíram as ruas de Caravelas no dia 06 de outubro coletando mantimentos para ser doados ao asilo de caravelas. 

O objetivo do Colégio Polivalente foi contribui com o asilo, despertando nos mais novos a consciência da importância das pessoas mais velhas, proporcionando aos alunos uma oportunidade de conhecer a realidade dos idosos no asilo, aumentar o respeito, a admiração e o carinho para  com as pessoas da terceira idade.


Visite você também o asilo, e contribua com fraudas descartáveis (a principal necessidade atualmente), material de limpeza e material de higiene pessoal. Além de conhecer, conversar e aprender com os mais velhos, você vai está ajudando essa instituição.



Fotos: arquivo do Colégio Polivalente de Caravelas