quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caravelas festeja 158 anos de Emancipação Política



Durante o dia 23 a cidade de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, festejou os seus 158 anos de emancipação política com alvorada da Filarmônica Lira Santo Antônio, missa, fogos de artifício e um bolo gigante na Praça da Matriz, localizada no seu Centro Histórico. A comemoração se estendeu também para a Comunidade da Barra de Caravelas, onde os jovens músicos da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, fizeram uma apresentação musical na Praça Ary Leite, em frente à sua sede.
A cidade de Caravelas, com seus 510 anos de idade, é procurada pelo seu clima agradável, a simpatia dos seus moradores e a grande diversidade de movimentos culturais e festas religiosas que refletem sua herança afro-indígena. Conhecida internacionalmente por abrigar o belíssimo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a cidade também apresenta uma extensa área de manguezais, abriga uma das maiores concentrações de peixes em variedade por metro quadrado e ricos bancos de camarões e siris, além de guardar o maior e mais biodiverso banco de corais do Atlântico Sul.




Fotos: Osmar Guarnelles
FONTE: Do Blog da FLIC, visite aqui. 

Câmara de Turismo Costa das Baleias se reúne em Teixeira de Freitas



Com a coordenação do Sebrae, representantes das 7 cidades  integrantes da Zona turística Costa das Baleias reuniram-se nesta segunda feira (22) na nova sede do Sebrae de Teixeira de Freitas para mais uma rodada de reuniões visando a retomada da Câmara Técnica de Turismo.
Na pauta, além da avaliação da participação do grupo no II Salão Baiano do Turismo, que aconteceu em Salvador no início do mês, também foram pontos de debate a retomada das ações da Câmara Técnica, que esteve inativa por aproximadamente 1 ano e a preparação para participação nos Fóruns Itinerantes que o Governo do Estado da Bahia está propondo para acontecer ainda este ano nas várias regiões turísticas do nosso Estado.

Além destas questões foram socializadas informações sobre a abertura da temporada das Baleias em Caravelas, que a cada ano começa mais cedo, mas é prevista para acontecer entre os meses de junho a dezembro.   

Além da presença de representantes das secretarias de governo ligadas ao turismo dos municípios, a Câmara é uma instância de governança demandada pelo Governo do Estado e Ministério do Turismo que precisa englobar também o setor privado e 3° setor do trade de turismo representativo dos municípios da região.  Antes do próximo encontro, previsto para acontecer no dia 28 de Maio, deve acontecer uma rodada de visitas nos municípios para sensibilizar os grupos locais sobre aimportância e a oportunidade da participação.

Na avaliação sobre o II Fórum Baiano de Turismo, que contou com a participação de todos os municípios integrantes, o grupo foi unânime em apontar a importância do estande montado para a Costa das Baleias, que além de dar a visibilidade que todos esperavam para nossa região, também serviu como ponto de reunião e troca de informações entre as diversas prefeituras, que têm como meta, cada vez mais afinada, a conquista de uma parceria mais efetiva que culmine na execução de um projeto coletivo para a região do extremo sul baiano.  

O Fórum Itinerante proposto pelo Governo do Estado ainda não previsão de data para ocorrer, mas o grupo mais uma vez esteve animado com a idéia de que é preciso desenvolver um projeto coletivo onde as demandas e interesses de todos os municípios sejam ouvidos e na medida do possível, atendidos, afinal, a união faz a força!


FONTE: Sectur Caravelas.

Caravelas no II Salão Baiano do Turismo em Salvador

O município de Caravelas fez bonito no II Salão Baiano do Turismo, que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador entre os dias 11 e 14 de Abril e reuniu cerca de 12 mil visitantes de várias partes do Brasil que buscaram, no evento, informações sobre os destinos turísticos baianos e novidades do setor. 
 

Caravelas, junto com Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Itamaraju e Teixeira de Freitas, montaram um estandes com folhetos, banners e produtos da região onde receberam os visitantes do Salão e puderam divulgar a zona turistica Costa das Baleias, designação do Ministério do Turismo para este conjunto de cidades do Extremo Sul baiano.

Tido como uma das principais operações de marketing e vendas do destino Bahia, o II Salão Baiano do Turismo contou com estandes representando as 13 zonas turísticas do Estado, além de outras estruturas, como estandes comerciais, áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo, estandes de artesanato, sala de imprensa, núcleo do conhecimento, com palestras e capacitações; manifestações culturais; rodada de negócios com operadores nacionais e internacionais e muito mais.

O Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Esportes de Caravelas, Fábio Negrão, que esteve junto com sua equipe representando nosso município, avaliou que além de dar visibilidade para nossa região e ouvir do Ministro do Turismo e do Secretário Estadual de Turismo discursos alinhados e que mostraram um interesse dos governos em trabalhar na área de formação e melhoria da infra-estrutura de acesso às regiões baianas, outro saldo positivo do evento foi a parceria e reunião com os representes dos outros municípios da região. Fábio também contou que o grupo está bastante interessado em manter a unidade da Costa das Baleias, o que reflete no interesse coletivo em realizar eventos de formação e ações de divulgação, como foi o caso do folder e do vídeo de divulgação da Costa das Baleias produzidos especialmente para o II Salão.


Em seu retorno para Caravelas o Secretário visitou todos os estabelecimentos do trade de turismo da cidade, entregando uma bolsa contendo material de divulgação recolhido na ocasião, além de trocar impressões sobre os resultados e expectativas geradas no Salão.

Zona Turística da Costa das Baleias - compreende os municípios deMucuriNova ViçosaCaravelasAlcobaça, Teixeira de Freitas, Prado e Itamaraju, localizados no extremo sul do Estado. Tendo sido parte daCapitania de Porto Seguro, a Costa das Baleias possui uma grande diversidade de paisagens com praias propícias para a prática deesportes náuticos, rios, restingas e extensas áreas de manguezais preservados, além de abrigar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, conhecido internacionalmente por receber anualmente cerca de 10 mil baleias jubarte, e abrigar o maior e mais biodiversidade banco de corais de todo o Atlântico Sul. (FONTE: Sectur Caravelas)

Fonte: Farol para Abrolhos

Prefeito e Juíza de Caravelas recebem homenagem do 13º Batalhão de Policia Militar da Bahia em Teixeira de Freitas


13º Batalhão da PM de Teixeira de Freitas comemorou aniversário na tarde de segunda feira (22/04) com a presença de várias autoridades da região. 



A solenidade teve a participação de vários prefeitos da região e celebrou os 30 anos de fundação do 13º Batalhão da PM de Teixeira de Freitas.  Na cerimônia foram homenageados ainda dois policiais padrões e 13 Amigos da Polícia, com botons contendo símbolo do batalhão e certificados, conferidos pelos relevantes serviços prestados a este Batalhão.
De Caravelas foram condecorados o Prefeito Jadson Silva Ruas e a Juiza Dr. Nêmora de Lima Jannsen. O evento foi abrilhantado com a participação da Filarmônica Lira de Santos Antonio de Caravelas com a regência do maestro Watson Serafim Lopes. O prefeito Jadson Silva Ruas compareceu ao cerimonial acompanhado de seus familiares, alguns de seus secretários e assessores de gabinete da Prefeitura Municipal de Caravelas.
                                   
FONTE: Ascom Prefeitura de Caravelas. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Governo federal deve modificar licença ambiental para pescadores; Bahia tem núcleo facilitador

Todo o estado da Bahia tem cerca de 126 mil pescadores que produzem 115 mil toneladas de pescado por ano. 
Nesta sexta-feira (19), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou que o Brasil pretende modificar a licença ambiental para pescadores, com o objetivo de explorar melhor o potencial das águas dos rios e do mar. 
O ministro Crivella depois de ter declarado  que o país "caminha para uma reforma aquária menos complexa do que a reforma agrária", informou também que já foi determinada à Casa Civil a elaboração de um projeto especial para a pesca nas águas da União. Ainda segundo o ministro, governos estaduais também pretendem estimular a exploração nas proximidades de grandes barragens, açudes, rios e reservatórios de hidrelétricas. Segundo o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, disse em entrevista a site da capital, que  já está em funcionamento no Estado um setor para facilitar os projetos baianos. "Através de portaria, criamos um núcleo de licenciamento ambiental com a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Ibama". Disse.
O objetivo do ministro Crivella é chegar a 20 milhões de toneladas anuais em todo o país. “O Brasil produz atualmente 500 mil toneladas de peixes, muito menos que seus vizinhos, como o Peru e o Equador. Em Honduras, na América Central, um único empresário produz 1 milhão de toneladas por ano”, comparou.

Fonte: www.bahianoticias.com

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resultados do 1° Seminário de Políticas Públicas das Resex da Bahia em Nova Viçosa



 

O encontro aconteceu em Nova Viçosa e reuniu mais de 200 participantes, que durante os dias 9 a 11/04 trocaram experiências, aprenderam e planejaram ações para melhorar o acesso das populações aos programas governamentais voltadas para pescadores, agricultores e extrativistas beneficiários das 4 reservas extrativistas da Bahia: Resex do Cassurubá, Resex do Corumbau, Resex de Canavieiras e Resex Baía do Iguape.

Nestas áreas vivem mais de 6 mil famílias de que têm direito a ter acesso às chamadas políticas públicas, que podem garantir o fortalecimento da produção das populações extrativistas e a sustentabilidade ambiental, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida para essas populações.

Estiveram presentes a Coordenadora de Políticas e Comunidades Tradicionais do ICMBio, Mara Nottingham, o Sr. José Augusto Tosato, Chefe de Gabinete do Governo do Estado da Bahia, além de lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais, vereadores e deputados da região, como o Deputados Estadual Yulo Oiticica e o Deputado Federal Afonso Florence da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais, e representantes de órgãos governamentais como INCRA,  EBDA, CONAB, SEDUR, PNHR, CERB, SEPROMI, SETUR, INEMA, SEMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de caravelas, entre outros.
Durante os debates e questionamentos, os itens que predominaram nos Planos de  Ação de cada Resex foram Saneamento Básico, água  potável, moradia digna, energia elétrica e agricultura familiar. Destacamos também a boa condução das atividades pelo seu mediador, Eduardo Camargo, da ong Conservação Internacional e pelo servidor do ICMBIO e chefe da Resex do Cassurubá, Joaquim Neto, que tornaram o ambiente muito receptivo e local de muito aprendizado para todos os presentes.

Uns dos resultados foram os Planos de Ação das Resex, feitos coletivamente e a criação de uma Comissão de Fortalecimento das Resex da Bahia,  composta por lideranças comunitárias, técnicos do EBDA, servidores do ICMBIO e representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem). A servidora da Prefeitura e também atriz e cantora de Caravelas, Jussara, encerrou o evento com uma apresentação artística onde cantou a música Amigos para Sempre, emocionando a todos!
 



FONTE: Divisão de Turismo da Sectur Caravelas.
Fotos: Osmar 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

II Salão Baiano do Turismo começa amanhã em Salvador




Tido como uma das principais operações de marketing e vendas do destino Bahia, o II Salão Baiano do Turismo, ocorrerá entre os dias 11 e 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com entrada franca, das 14 às 20 horas.
O Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Esportes de Caravelas, Fábio Negrão está representando nosso município e conta que a estrutura do evento é moderna, espaçosa e está dividida em estandes representando as 13 zonas turísticas do Estado, o que inclui a Costa das Baleias, que compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Os municípios turísticos também têm espaços especiais para exposição individual, com cerca de 50 metros quadrados.
Além de material impresso como folders e cartazes, foi produzido também um vídeo de divulgação que pode ser assistido clicando na imagem abaixo!
Outras estruturas também farão parte do II Salão como: pavilhão para estandes comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico; áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo, na Cozinha Show; estandes de artesanato; espaços para exposição de segmentos turísticos como Turismo de Aventura, Turismo Náutico e outros; sala de imprensa, equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede wi-fi; estandes especiais para veículos especializados em turismo; núcleo do conhecimento, com palestras e capacitações; manifestações culturais; rodada de negócios com operadores nacionais e internacionais e muito mais.

Para saber mais visite aqui.


FONTE: Sectur Caravelas. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Seminário Sobre Políticas Públicas para beneficiários das Resex da Bahia começa em Nova Viçosa


O 1° Seminário de Políticas Públicas das Resex da Bahia começou hoje (10) com o credenciamento do público e composição da mesa de abertura, que foi formada pelo Prefeito de Nova Viçosa, Marvio Lavor, a Coordenadora de Políticas e Comunidades Tradicionais do ICMBio, Mara Nottingham, do Sr. José Augusto Tosato, Chefe de Gabinete do Governo do Estado da Bahia, do Sr. Carlos Alberto Santos, pescador e integrante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem) e de Joaquim Neto dos Santos, chefe da Resex do Cassurubá.

Estão participando cerca de 200 pessoas de várias comunidades que compõem as 4 reservas extrativistas da Bahia: Resex do Cassurubá, Resex do Corumbau, Resex de Canavieiras e Resex Baía do Iguape. Este público terá acesso durante os 3 dias de duração da atividade, a várias atividades, debates e palestras com representantes de órgãos governamentais como INCRA,  EBDA, CONAB SEDUR, PNHR, CERB, SEPROMI, SETUR, INEMA e SEMA, entre outros. Também estão presentes vereadores de Caravelas, como Julinda Moraes, Jose Cruz dos Anjos, Watson Serafim Lopes, Manoel Nunes e Edinaldo Rodrigues de Teixeira de Freitas, além de lideranças comunitárias e representantes de organizações não governamentais.


O Seminário acontece no Centro de Treinamento da cidade de Nova Viçosa e  entre seus objetivos está o fortalecimento da produção das populações extrativistas para garantir a sustentabilidade ambiental, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida para essas populações, que contribuem para a economia e cultura com seus ricos saberes e tradições.




























Fonte: Farol para Abrolhos com Fotos de Osmar Guarnelles

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Nova Edição do Jornal Comunitário O Samburá disponível


Para visualizar ler o jornal online, é só clicar  do lado direito do blog  FOLHEANDO O SAMBURÁ,  podendo também conferir as edições anteriores. Boa leitura!

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemora 30 anos de criação



O Parque foi criado pela necessidade da conservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Os trabalhos de conservação e conscientização vêm sendo realizados por diversas instituições, ONGs e pesquisadores, permitindo que hoje a sociedade possa desfrutar de uma das maiores reservas marinhas do país. 
No dia 27 de fevereiro deste ano, foi publicado no Diário Oficial, que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) renovou a composição do Conselho consultivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que fica no litoral sul da Bahia. O novo conselho tomará posse no dia 24 de abril e as comemorações dos 30 anos do Parque será dois dias depois, em 26/04, com atividades de Educação Ambiental para crianças no seu Centro de Visitantes, localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Unimed encerra cobertura de planos de saúde na Bahia

Informações: A Tarde

A Unimed Salvador anunciou nesta terça-feira (2) que vai deixar de oferecer planos de saúde para mais de mais 27 mil beneficiários na Bahia. A cooperativa alegou "dificuldades financeiras que podem colocar em risco a continuidade estável dos serviços de cobertura assistencial", após determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) de portabilidade especial para os clientes da Unimed Salvador, a partir desta segunda (1º).
Clientes do plano têm 60 dias para trocar de operadora sem a necessidade do cumprimento de carência ou de cobertura parcial temporária na nova contratada. Para ter direito à portabilidade, o cliente deve escolher um plano compatível com o que tinha na Unimed Salvador e solicitar por escrito os serviços à nova operadora. A interrupção dos serviços ainda não tem data definida e os médicos associados à Unimed continuarão a prestar serviços para empresas, hospitais e clientes diretos.

Resex do Cassurubá vai realizar Seminário sobre Políticas Públicas entre os dias 9 e 11 de Abril

Uma comitiva representando as reservas extrativistas da Bahia esteve em Salvador no início do mês de março para buscar parceiros interessados em apoiar a realização de um grande encontro sobre as Políticas Públicas voltadas para os beneficiários de resex. A iniciativa teve sucesso e várias secretarias de governo estarão em nossa região entre os dias 9 e 11/04 para apresentar para os beneficiários das Resex, as possibilidades de apoio.
 
 

A Bahia possui 4 Resex, a Resex do Cassurubá,a Resex do Corumbau, a Resex de Canavieiras e a Resex Baía do Iguape. Nestas áreas vivem mais de 6 mil famílias que têm direito a ter acesso às chamadas políticas públicas, que são programas governamentais (federal, estadual e municipal) voltados para atender às necessidades da sociedade, neste caso especialmente os pescadores, agricultores e extrativistas.
Um exemplo de políticas públicas é o programa Luz para Todos, que todo mundo já ouviu falar, mas também existe a possibilidade de apoio para a construção de poços artesianos, cisternas, banheiros, cursos profissionalizantes, apoio para criação de galinhas, produção de frutas, entre diversos outros.

O Seminário acontecerá no Centro de Treinamento da cidade de Nova Viçosa e  entre seus objetivos está o fortalecimento da produção das populações extrativistas para garantir a sustentabilidade ambiental, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida para essas populações, que contribuem para a economia e cultura com seus ricos saberes e tradições. Estão sendo esperados representantes dessas 4 resex, num momento muito importante de troca de experiências e aprendizado. Como a Comunidade da Barra faz parte desse grupo, é importante se manter informado! Quem tiver interesse em saber mais ou participar do seminário deve entrar em contato pelo telefone: (73) 3297-2260.

Filarmônica anima festa de São Benedito em Alcobaça

Os jovens músicos da Filarmônica Lira Imaculada Conceição estiveram neste dia 1 de Abril em Alcobaça para abrilhantar a Festa de São Benedito.
Esta é uma festa folclórica tradicional na região do Extremo Sul, realizada todos os anos na primeira segunda-feira após a Sexta-feira da Paixão. O grupo de 25 músicos da Comunidade da Barra de Caravelas chegou cedo para o tradicional café da manhã, servido aos devotos. Às 10 da manhã a FLIC tocou na abertura da missa solene e após os músicos seguiram para um almoço, que sempre é oferecido por um devoto, promesseiro ou marujo. Às 16 horas animaram, junto com o grupo da Marujada, a procissão que percorre um grande número de ruas e comunidades da periferia da cidade, terminando a procissão às 19:30.
Apesar da cidade de Alcobaça ter 2 Bandas Filarmônicas, este é o segundo ano que a FLIC recebe convite para participar desta festa e mais uma vez voltaram para casa felizes com os muitos elogios recebidos, tanto pelo número de jovens músicos envolvidos, pela qualidade das músicas executadas e também pelo compromisso e pontualidade com a festa popular e os costumes das comunidades devotas de São Benedito! Parabéns a todos!

Pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte trazem novidades da Expedição Colmeia, feita junto com pesquisadores franceses e italianos

Depois de 36 dias embarcada, a equipe do Projeto Baleia Jubarte, que participou da Expedição Colmeia (Cold Mantle Exhumation and Intra-transform Accretion), realizada numa ação conjunta do Brasil e da França, chegou em terra firme cheia de novidades. De acordo com o diretor de Pesquisa, Milton Marcondes, 17 grupos de cetáceos foram avistados na viagem, entre eles, golfinho-nariz-de-garrafa, baleias-piloto e cachalote.
A equipe de pesquisadores brasileiros, franceses e italianos partiu do Porto de Recife no dia 24/01 em direção ao arquipélago São Pedro e São Paulo para realizar pesquisas geológicas na região. Na tripulação, três pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte: o diretor de Pesquisa e médico-veterinário, Milton Marcondes, a médica-veterinária Adriana Colósio e o biólogo Fábio Fontes. Eles explicaram que, embora os objetivos da expedição fossem estudar o relevo do fundo do mar e as falhas geológicas da região, “a viagem foi uma oportunidade rara de estudar animais em águas profundas”.
Milton avalia que o trabalho não acaba com o fim da expedição, pois “um dos grandes avanços da participação do IBJ na expedição foram as parcerias firmadas na área de bioacústica. Foram instalados cinco hidrofones a cerca de 600 metros de profundidade para gravar ruídos de terremotos e movimentações de placas tectônicas, mas que também devem gravar os sons produzidos pelas baleias”, conta.
FONTE: IBJ.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abertura da Novela Flor do Caribe encanta telespectador e leva turistas a visitar casinha no litoral pradense.


Foto: Divulgação G1

A quase um mês no ar a novela das 18 horas, Flor do Caribe, da TV Globo, em sua abertura mostra um lugar que retrata a realidade de algumas cidades do extremo sul baiano, é o caso    das paradisíacas praias do Moreira e Calambrião, no balneário de Cumuruxatiba, litoral norte do município de Prado. Que além de sua beleza geográfica traz o contraste de uma casinha que é quase banhada pelo mar, e tem encantado muitas pessoas pelo Brasil a fora.  
A Praia  que antes eram poucas visitadas, rapidamente passaram ser pontos de visitação de turistas e curiosos que têm ido aos locais fotografar o panorama belíssimo e levar de lembrança do que restou no local da equipe da Tv Globo, que é uma casinha de madeira construída pela equipe técnica em tempo recorde para completar o cenário filmado nos locais para abertura da Novela Flor do Caribe.

Caravelas recebe esta semana curso do SEBRAE sobre técnicas de venda.


A Prefeitura Municipal de Caravelas firmou com o SEBRAE um convênio para oferecer gratuitamente palestras e cursos voltados para o fortalecimento do setor turístico da cidade. As atividades estão ocorrendo desde o início do mês de Março e ainda se estendem até o fim de Abril.
A procura pelos cursos está superando todas as expectativas, contou o Gestor de Projetos do SEBRAE e coordenador das atividades, Enivaldo Piloto. “Os comerciantes estão comparecendo e trazendo seus funcionários e a participação em sala de aula tem sido ótima, não estão acontecendo desistências e novos alunos chegam estão nos procurando todos os dias”, disse Enivaldo.
Programada para acontecer no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas entre os dias 01 e 04, a atividade desta semana será o Curso Técnicas de Vendas, onde a consultora e administradora de empresas Shirley Ferraz apresentará os caminhos e estratégias de vendas para que os comerciantes promovam seus produtos e serviços e obtenham melhores resultados em seus negócios.
Além de Caravelas, acontecem cursos também na Barra, em Juerana e Barcelona. Para saber mais é preciso entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Caravelas, pelo telefone: (73) 3297-1404 ou no SEBRAE em Teixeira de Freitas, pelo telefone: (73) 3291-4333.

Moradores de Aparaju-BA visitam fábrica da Fibria


Um grupo de 40 pessoas conheceu de perto as atividades da empresa, em Barra do Riacho (Aracruz-ES)


A comunidade de Aparaju, que fica em Alcobaça, no sul da Bahia, está bastante presente no dia a dia das operações florestais da Fibria, já que fica situada em região onde a empresa mantém plantios e atividades de colheita e transporte de madeira. No dia 22 de março, um grupo de 40 pessoas de Aparaju, a maioria estudantes e mulheres, teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção de celulose da Fibria, ou seja, a destinação que é dada à madeira plantada e colhida na região.
  
O grupo foi recebido na unidade industrial da empresa, em Aracruz (ES), por gestores da área industrial que explicaram como a madeira se transforma em fardos de celulose. Depois do almoço no Restaurante da fábrica, o grupo iniciou a visita pelo Pátio de Madeira, onde é recebido o eucalipto que chega do campo. Em seguida passou por toda a linha de produção, indo até o Enfardamento, onde a celulose é cortada e embalada em fardos. Dali, os visitantes seguiram para Portocel, conhecendo o terminal de onde a celulose da empresa segue para várias partes do mundo.

Esse tipo de visita faz parte da política de relacionamento da Fibria com as comunidades situadas na sua área de influência. Lucimara Andrade dos Santos, presidente da Associação de Pontas e Galhos de Aparaju, foi uma das participantes da visita e fala do resultado: “Os estudantes ficaram maravilhados com o que viram, principalmente com a preocupação da empresa em relação ao meio ambiente”. Segundo ela, a visita permite que os estudantes possam atuar como multiplicadores das informações recebidas a respeito da empresa.

Fernando Silva Santiago foi um dos estudantes que participou da visita e disse que foi “benéfico e gratificante obter conhecimento sobre as atividades da empresa”. Ele destacou os projetos e compromissos da Fibria, principalmente relacionados aos jovens e ao meio ambiente. Já Wesley da Silva lembrou que Aparaju é uma comunidade com poucas oportunidades para os jovens e os projetos realizados pela Fibria contribuem para minimizar a situação. “Com a visita à Fibria, obtivemos um conhecimento de suma importância para nossa aprendizagem”, disse ele.

 
Apoio ao Desenvolvimento – Aparaju é uma das 19 comunidades do sul da Bahia que participam do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), instituído pela Fibria para promover o fortalecimento das associações de pequenos produtores rurais, com foco na agricultura familiar. Por meio do PDRT, a empresa cede área em regime de comodato para as associações e oferece a assistência necessária (preparo de solo, adubo, sementes, assistência técnica), além da orientação necessária para comercialização de produtos e acesso às políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Através do PDRT, um grupo de 19 participantes da Associação de Pequenos Produtores de Aparaju cultiva, em uma área de 59 hectares cedida pela Fibria, produtos de ciclo curto (feijão, aipim e hortaliças diversas), que são vendidos no comércio local. Um grupo de 11 famílias da comunidade também é beneficiado com a doação, por parte da Fibria, de pontas e galhos de eucalipto que são vendidos para olarias, padarias e outros.

Com essas atividades, a empresa contribui para a geração de renda na comunidade, segundo observou Narcisio Luiz Loss, consultor de sustentabilidade da Fibria, acrescentando que o PDRT vem contribuindo para a inclusão de comunidades do sul da Bahia na atividade econômica local.


Fonte: Pauta6- acessoria de Comunicação da Fibria