sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cumuruxatiba: Escola Algeziro Moura promove Conferência do Meio Ambiente

conferencia em cumruxatiba
Conferência é um processo democrático de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as idéias acordadas entre todos.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será construída a partir das etapas: Conferências na Escola, Conferência Municipal / Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.
A inserção da comunidade nas atividades escolares, a disseminação das informações sobre os riscos ambientais locais, campanhas preventivas, projetos de ação que busquem conhecer e compreender os fenômenos naturais e a intervenção humana no ambiente são ações que podem contribuir para a necessária transformação da escola em um espaço educador sustentável.
Diante disso tudo, a Escola Algeziro Moura estará realizando no distrito de Cumuruxatiba, a Conferência de Meio Ambiente na Escola, no dia 28 de Agosto, às 08:00h. no Salão Paroquial. Nosso objetivo como espaço educador sempre atuante em nossa comunidade é proporcionar aos nossos jovens a consciência da necessidade de sermos agentes transformadores dentro da nossa comunidade.

Fonte: Primeiro Jornal

Governo baiano anuncia cortes para equilibrar economia

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial no dia 15 de agosto um decreto com determinações administrativas que incluem o corte de 10% dos seus cargos comissionados. O objetivo é cortar 15% do orçamento de secretarias e outros órgãos públicos do governo, como anunciou decreto de 31 de julho.
Entre as medidas para economizar, estão o corte de 20% das despesas com telefonia, água e energia, e 50% dos gastos com viagens. O governo também determinou a redução 20% da frota própria de veículos e a suspensão das nomeações para cargos comissionados vagos há 3 ou mais meses.
O decreto inclui ainda o veto à reestruturação ou qualquer revisão de planos de cargos e salários das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mistas.
Somente as secretarias da Saúde e da Educação não forma atingidas pela decisão. Segundo o governo, os cortes buscam equilíbrio nas contas públicas e cumprimento das metas fiscais de 2013.

Fonte: Primeiro Jornal

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bahia gerou 31.996 novos empregos de janeiro a junho de 2013


Com um saldo de 31.996 novos postos de trabalho gerados de janeiro a junho de 2013, a Bahia se mantém na liderança da geração de empregos no Nordeste. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgadas nesta quarta-feira (21) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

A participação do interior do estado contribuiu com mais do que o triplo da criação de postos de trabalho da Região Metropolitana de Salvador (RMS) nos sete primeiros meses de 2013. Enquanto o interior criou 24.219, a RMS criou 7.777 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Em relação a julho de 2013, as informações do Caged apontam que a Bahia contabilizou um saldo positivo de 3.280 postos de trabalho com carteira assinada. O saldo de julho situou-se em um patamar superior ao contabilizado em igual período do ano anterior (+2.209 postos) e também a junho de 2013 (+1.436 postos).

Fonte: Teixeira News

Sistema Pesqueiro Nacional é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados


Na última terça-feira (20), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS da Câmara dos Deputados para participar Audiência Pública sobre o Sistema Pesqueiro Nacional. O objetivo do evento foi debater formas de aumentar a produção de pescado brasileiro, pois diagnósticos recentes mostram que o Brasil tem importado mais pescado do que exporta.
Segundo o requerimento de autoria do deputado Penna (PV/SP), presidente da Comissão, mesmo o País tendo transformado uma superintendência em Ministério específico para tratar da questão pesqueira, ainda não temos a implementação de uma política adequada de estímulos à aquicultura nacional, para que o pescado seja uma das fontes mais importantes de alimentação dos brasileiros e que nos permita passar de importadores para exportadores de pescado.

“Atualmente o setor pesqueiro nacional é responsável por apenas 7% do PIB do agronegócio que, em 2010, representou 22,34% do PIB total. Esse cenário não se justifica, somos um País com tecnologia de produção, exemplos de sucesso e com o maior potencial de pesca do mundo”, defendeu o parlamentar. Em 2011, o Governo lançou um Plano para produzir dois milhões de toneladas de pescado até 2014. Mas para Penna, nenhuma ação foi feita para reverter essa situação lastimável do sistema pesqueiro nacional.

Fibria, Instituto Votorantim e BNDES firmam convênio inédito para colaborar com o desenvolvimento local de Alcobaça (BA)


Para fomentar o desenvolvimento socioeconômico de Alcobaça (BA), Fibria, Instituto Votorantim e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) acabam de firmar um convênio inédito com o poder municipal. Trata-se de uma iniciativa voltada à modernização da gestão pública, que visa atender o constante aprimoramento de políticas capazes de melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém 18.900 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros (dados de dez/2012).

Sobre o Instituto Votorantim
Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.
Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as empresas em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES apoia os setores de agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Fonte: Pauta 6 

Secretaria de Saúde de Caravelas promove Curso de Revisão e Atualização em Imunização

ENFERMEIRA E ODONTÓLOGA COORDENADORA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA VERA D´ARC BREVES RIMULO DE FREITAS
A Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Saúde, promoveu o Curso de Revisão e Atualização em Imunização para os profissionais da área de saúde do município nos dias 20 e 21 de agosto. As atividades aconteceram no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Caravelas e contou com vários palestrantes e técnicos da região.

O Secretário de Saúde, Manoel Mecias Fontes, abriu o evento na terça feira às 9:00hs. A palestra de abertura foi proferida pela senhora Vera D´Arc Breves Rimulo de Freitas, enfermeira e odontóloga, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caravelas. Em seu discurso, Vera D´Arc chamou a atenção dos presentes para a importância da interatividade entre todos os profissionais da saúde para juntos alcançar um melhor desenvolvimento de habilidades e competências e promover a Saúde no município de Caravelas.

Também foram palestrantes: Roseli Gretter, Assistente Social; Vinicius, Vigilante Sanitário e Veterinário, Marceli Soares,  Nutricionista, Fortunato Gustavo, Enfermeiro e Coordenador da Atenção Básica,  Vanisse Borel, Enfermeira e Técnica em Enfermagem, que falou sobre as vacinas do calendário básico, e Marcos José Moreira de Andrade, Coordenador do Centro de Processamento de Dados ( CPD ) da Secretaria de Saúde, que destacou a importância do correto preenchimento das fichas cadastrais.

Em sua palestra, Allan Matos, Enfermeiro e Coordenador de PSF, trouxe à pauta o REDE CEGONHA, que é uma estratégia do Governo Federal através do Ministério da Saúde, que integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher, visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.


O atual Secretário de Saúde de Caravelas, Manoel Mecias Fontes, em sua palestra também trouxe a questão do Direito e do Dever de todos os Pais e Responsáveis de participar no próximo sábado, dia 24 de agosto, da Campanha Nacional de Multivacinação. Todos devem levar as crianças menores de 5 anos a um Posto de Saúde mais próximo de sua casa levando o Cartão de Vacinas da Criança. A vacinação estará disponível em todos os Postos de Saúde do Município no dia 24 das 8:00 às 17:00hs.


ENFERMEIRA E TÉCNICA EM ENFERMAGEM VANISSE BOREL

ENFERMEIRO COORDENADOR DA ATENÇÃO BÁSICA FORTUNATO GUSTAVO SAÚDE DE OLIVEIRA

ENFERMEIROS, TÉCNICOS EM ENFERMAGEM , AUXIARES E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE CARAVELAS


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prefeito Jadson Ruas recebeu em Caravelas o Secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia

 

A Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Meio Ambiente de Caravelas, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, vem articulando parceiros e captando recursos para fomentar o turismo na cidade que depende também do sucesso da cadeia produtiva ligada ao setor, com atenção especial ao escoamento dos produtos agrícolas e pesqueiros. 

Neste fim de semana (18) aconteceu mais uma etapa dessas articulações, que foi o encontro entre o prefeito de Caravelas e presidente Associação dos Prefeitos do Extremo Sul – APES, Jadson Ruas, e o Doutor Carlos Costa, Secretário da Indústria Naval Portuária –SEINP.

Mais informações AQUI ( Farol para Abrolhos).

Programação do Barra em Ação - 10 anos

 


Algumas novidades:

Dia 23 de agosto de 2013 na FLIC e dia 24 na E. M. Prof. José Luiz 

Noite 23 de agosto 

• Apresentação do Grupo de Teatro Literário O Bando da Lua – Peça: Maria, Maria (Milton Nascimento) 
• Roda de capoeira – Capoeira Malícia 
• Dance FLIC (Bailinho dançante TEEN) e outras surpresas.

Manhã 24 

9h Oficinas: 
• Jornalismo – Equipe: O Samburá 
• Brinquedos Reciclados – Ana Frassato 
• Embalagens Decorativas – Soraya 
• Cultura da Paz (dinâmicas e vivências)– Jamie Teresa Tyson 
• Doces - Larissa
• Corte e escova – Graciléia 

Tarde

13 h Debate: Nós queremos o turismo? - Ana Clara 
14h Apresentações e oficinas: 
• Decupagem (apliques em roupas)- Valquíria (Artemanha)
• Entalhe - Dó Galdino (Artemanha) 
• Apresentação de Karatê – Amarildo
• Tranças afro – Bianca (Artemanha) 
• Dança Afro – Itamar dos Anjos 
• Cortejo musical e dançante pelas ruas da Barra!!!! FLIC e UMBANDAUM

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Incêndio criminoso toma conta do pátio da Fibria em Caravelas.

Um incêndio de grandes proporções atingiu o pátio de madeiras da Fibria em Caravelas. O fato ocorreu por volta de 02h desta quinta-feira (15/08/13)  quando 2 homens não identificados, a bordo de uma motocicleta vermelha, atearam fogo nas pilhas de madeira do pátio.
CAM00318[1]A comunidade de Ponta de Areia, onde fica o terminal de barcaças da empresa está assustada e teme que o incêndio atinja a mata nativa que fica próxima à comunidade. O risco é muito grande e pode atingir as casas mais próximas.
caminhões pipa, máquinas e homens estão trabalhando para conter o incêndio e evitar que o fogo destrua as madeiras ali armazenadas. Até o momento da edição desta matéria, ninguém da empresa havia procurado a comunidade para falar sobre o assunto.
CAM00312[1]

CAM00302[1]

Fonte: Extremo Sul News

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cartaz do Encontrão Jovem da Igreja Batista da Barra de Caravelas

Ponta de Areia realiza Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Teve início no dia 4 (domingo), com Carreata em direção à Co-Catedral de Santo Antônio, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes realizada pela Comunidade do Distrito de Ponta de Areia, em Caravelas. No dia 6 (terça) à meia noite houve queima de fogos e repique dos sinos que marcaram a abertura do tradicional novenário, que acontece durante os próximos dias sempre iniciando às 19 horas. 
A Festa acontece até o dia 15, quando inicia às 5 da manhã com Alvorada da Filarmônica Lira Imaculada Conceição , repicar de sinos e queima de fogos. Às 10 horas acontece Missa Solene oficializada pelo Pároco da Co-Catedral de Santo Antônio de Caravelas, Padre Vanderley Silva de Oliveira e cantada pelo Grupo EDE e fiés presentes. Às 16 horas inicia a Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é acompanhada pelas Filarmônicas Lira Imaculada Conceição, da Comunidade de Barra de Caravelas e também pela Filarmônica Lira de Alcobaça. Às 18 acontece o Encerramento da Festa, com Coroação da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, em louvor à sua Assunção ao Céu.  
A Festa é uma realização da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes com apoio da Prefeitura de Caravelas e Câmara Municipal de Vereadores.


Fonte; Farol para Abrolhos

Pier de Ponta de Areia está sendo reformado com apoio da Fibria

Ação faz parte do projeto Caravelas Empreendedora

A comunidade pesqueira de Caravelas, por meio da Colônia de Pesca Z-25, da Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e da Associação de Marisqueiros de Caravelas (Ampac), solicitou à Fibria apoio para a reforma do píer de Ponta de Areia. A estrutura, com cerca de 120 metros de comprimento, está sendo reformada com apoio financeiro da empresa e mão de obra local. A previsão é de que esteja concluída na segunda quinzena de agosto.
O píer de Ponta de Areia beneficia os associados da Colônia Z-25, Apesca e Ampac, entidades que representam cerca de 1.700 pescadores na região.
O consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss, explicou que a base do píer está sendo feita em concreto e PVC, o que visa garantir maior durabilidade à estrutura, cujo piso está sendo feito em madeira de lei. O novo píer substitui o anterior, todo em madeira, que ruiu com o tempo de uso.
O projeto Caravelas Empreendedora é uma parceria entra a Fibria e as entidades Colônia Z-25, Apesca e Ampac.O objetivo é apoiar e fortalecer a atividade pesqueira em Caravelas, além de disseminar o empreendedorismo na comunidade por meio da estruturação de uma cadeia produtiva de pescado. 


FONTE: Pauta 6. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pescadores de Mucuri pegam peixe de 430 kg

Bahia – Pescadores de Mucuri pegam peixe de 430 kg  Os pescadores Bita e Mirin conseguiram de fato pescar um peixe tipo tubarão de 430kg na Boca da Barra de Mucuri. A inédita façanha dos dois pescadores foi testemunhada por centenas de moradores que foram ver de perto ver o peixe. Por conta do grande número de curiosos, uma fila precisou ser organizada para que todos conferissem de perto o tamanho do peixe.  Os pescadores informaram que, conforme a rotina, fizeram as mesmas obrigações de todo amanhecer e seguiram para o mar onde tinha deixado a rede de pesca armada na noite anterior. Os dois se disseram surpresos quando perceberam o tamanho do peixe que haviam pescado.  Segundo Bita, o peixe foi pescado acidentalmente e, provavelmente, ele deve ter ido se alimentar dos outros peixes que estavam na rede e acabou se embaraçando. Segundo o biólogo da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente Antônio Carlos Martins Filho, estes achados neste período podem acontecer. Por conta do alto número de cardumes existentes no local, os peixes grandes acabam atraídos..

Os pescadores Bita e Mirin conseguiram de fato pescar um peixe tipo tubarão de 430kg na Boca da Barra de Mucuri. A inédita façanha dos dois pescadores foi testemunhada por centenas de moradores que foram ver de perto ver o peixe. Por conta do grande número de curiosos, uma fila precisou ser organizada para que todos conferissem de perto o tamanho do peixe.

Os pescadores informaram que, conforme a rotina, fizeram as mesmas obrigações de todo amanhecer e seguiram para o mar onde tinha deixado a rede de pesca armada na noite anterior. Os dois se disseram surpresos quando perceberam o tamanho do peixe que haviam pescado.

Segundo Bita, o peixe foi pescado acidentalmente e, provavelmente, ele deve ter ido se alimentar dos outros peixes que estavam na rede e acabou se embaraçando. Segundo o biólogo da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente Antônio Carlos Martins Filho, estes achados neste período podem acontecer. Por conta do alto número de cardumes existentes no local, os peixes grandes acabam atraídos...

Fonte: Portal do Extremo Sul

Baleia é atacada por tubarão no litoral sul da Bahia


Especialista diz que animais encalhados são geralmente atacados por tubarão.
Litoral registra o aparecimento de outros animais, como o leão-marinho.

A visita das baleias ao litoral sul da Bahia, um espetáculo que todos os anos atrai gente de todos os cantos do país, agora ganhou a presença de outros animais. Os tubarões são responsáveis por parte da morte das baleias que aparecem no litoral.(Confira no vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=VPvF2R9IkqQ).
Durante a temporada, muitas baleias acabam encalhando. Em 2010 em todo o país, o Instituto Baleia Jubarte registrou 96 encalhes, o maior número em 10 anos. Já em 2011 foram registrados 39 casos e em 2012 foram 47 encalhes. Em 2013, só no início da temporada, foram registrados 10 encalhes, desses sete na Bahia sendo que seis registrados no extremo sul do estado.
“Se a gente considerar que no ano passado a gente teve 47 na Costa do Brasil e que a maior parte dos encalhes acontece em agosto ou setembro e nesse ano já tivemos 10 encalhes, isso assusta um pouco”, revela Milton Marcondes do Instituto Baleia Jubarte. O número de baleias mortas pode ser ainda maior em 2013.
A maioria dos casos acontece porque elas são devoradas por tubarões da espécie tigre. A estimativa do instituto é que entre 10% e 15% dos animais chegam até a praia.
“Basicamente entre baleias e golfinhos temos que ter dois cuidados. Um é manter o animal molhado o tempo todo já que ele é muito sensível com a temperatura e manter a pele protegida do sol.

O instituto também tem registrado encalhes de golfinhos e botos, mas nesta temporada, o Instituto tem registrado a presença do leão-marinho do sul. O macho jovem, que mede cerca de 1,70m e pesa 80 kg não está encalhado e faz a festa de quem passa pelo local.
bicinho encontrado na bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)É um animal raro de aparecer aqui na região. No Brasil ele só existe no Rio Grande do Sul e ele é mais comum no Uruguai. Ele deve ter subido até a costa. Nesta época do ano estamos tendo relatos de lobos marinhos aparecendo no Espírito Santo. No caso do leão, nós conseguimos avistar e vimos que ele está bem gordinho, bem nutrido e está com um aspecto bom. A gente espera ele pegue o caminho certo dele", afirma Marcondes.


Fonte: G1.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Festa da Padroeira do Distrito de Ponta de Areia, Nossa Senhora de Lourdes.

Conferências de Cultura chegam à etapa Territorial na Bahia

A partir da terça-feira (6), 27 conferências reunirão os municípios baianos em torno de debates democráticos sobre políticas públicas de Cultura, com o apoio da SecultBA.
            Dando continuidade às discussões sobre políticas culturais entre a sociedade civil e o poder público - que acontecem desde o início do mês de Junho nas Conferências Municipais de Cultura - o Governo do Estado da Bahia inicia agora a etapa Territorial das Conferências de Cultura 2013. A partir da próxima terça-feira, dia 06, três grupos da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), responsável pela convocação e realização das conferências territoriais, irão viajar em caravanas e passarão pelos 27 Territórios de Identidade até o dia 09 de setembro, com o objetivo de debater e definir caminhos para as políticas públicas culturais de todo o estado.
Todas as informações estão reunidas no blog das Conferências, no endereço: http://culturabahia.com. Confira as datas de cada conferência e as suas respectivas cidades e territórios:

Caravelas realiza V Conferência Municipal de Assistência Social

No dia 2 de agosto aconteceu no Auditório do Colégio Estadual Polivalente a V Conferência Municipal de Assistência Social de Caravelas. Na oportunidade, foram executados os Hinos do Brasil e de Caravelas. Em seguida, o mestre do cerimonial, Kleber Saúde, passou a palavra para Fábio Pinheiro, Secretário de Assistência Social de Caravelas, que saudou a todos os presentes e deu início à Conferência. 

A Conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do de discutir a Gestão de Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social, além de identificar os avanços, as dificuldades e os desafios a serem enfrentados dos próximos 02 anos e construir uma base para revisão do plano decenal 2005/2015 em Caravelas. 

HISTÓRIA – A IV Conferência Nacional de Assistência Social representou um significativo passo na direção da sedimentação dos novos termos da Política de Assistência Social no Brasil. Ela aconteceu em 2003 em Brasília, Distrito Federal e teve como tema geral: "Assistência Social como Política de Inclusão: uma Nova Agenda para a Cidadania - LOAS 10 anos”.

Fonte: Farol para Abrolhos http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/