quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fibria restaura Estação Ferroviária de Helvécia




A Fibria e a Prefeitura de Nova Viçosa entregaram à comunidade de Helvécia nesta quarta-feira (30/10) a obra de restauração do prédio da Estação Ferroviária da cidade. Iniciada em março deste ano, a obra foi concluída em setembro e sua execução gerou aproximadamente 20 empregos diretos na comunidade.
A Fibria investiu R$ 1,3 milhão nesta ação, incluindo projeto e execução. Desenvolvido pela Escola da Cidade, tradicional faculdade de arquitetura de São Paulo, o projeto contribui para a revitalização do núcleo urbano de Helvécia.
O projeto de restauração da Estação Ferroviária buscou resgatar e preservar a arquitetura externa do prédio, que foi inaugurado em 1897. Foram recuperadas todas as telhas, importadas de Marselha, na França: elas foram retiradas, limpas e pintadas na cor original.
As fachadas do prédio também foram lixadas e revestidas com uma mistura de cal, óleo de linhaça e corante amarelo, com o objetivo de se chegar a um resultado semelhante ao da época da construção, quando foram utilizados óleo de baleia, areia e conchas.
Na parte interna do prédio da Estação Ferroviária, onde já funciona um posto dos Correios, os arquitetos inseriram espaço para comercialização de produtos artesanais fabricados na região, um mezanino para exposição de artes, no segundo piso, e uma sala administrativa, no terceiro piso.
A reforma do prédio histórico privilegiou a acessibilidade, inclusive com banheiros adaptados para cadeirantes. A Estação Ferroviária está desativada há bastante tempo e o prédio restaurado será entregue à Prefeitura de Nova Viçosa.
“A iniciativa da Fibria faz parte do processo de engajamento com as comunidades onde está inserida e da estratégia de contribuir para o desenvolvimento das localidades onde desenvolve suas atividades”, destacou Narcisio Luiz Loss, consultor interno de sustentabilidade da empresa.
Fonte: Pauta 6 comunicações

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Oficina de percussão começou animada na FLIC da Barra de Caravelas

Durante todo o dia de ontem aconteceu na sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, na Barra de Caravelas, mais um módulo das oficinas do Projeto Na Rota da Música. 

O baiano Aquim Sacramento, estudante de música da UNESP está, junto com a equipe do Projeto Na Rota da Música, comandando a Oficina de Percussão e Ritmos Brasileiros. O objetivo da atividade é trabalhar a leitura musical para os instrumentos de percussão, usando o método de ensino de partitura, focado em ritmos brasileiros como o samba, o baião, pagode, samba-reggae e outros.

Os alunos estão se revesando nos vários instrumentos de percussão como a zabumba, a caixa-clara, o pandeiro, o ganzá, o surdo, repique, bateria, chocalho e bateria para aprender o toque de cada instrumento, seu ritmo, seu timbre e suas nuances, a sua altura na partitura, quantas linhas do pentagrama são necessárias para cada instrumento, como é feita a orquestração em música clássica, e popular, principalmente.

Os jovens que participam das atividades do Projeto Na Rota da Música tem entre 13 e 29 anos, além de familiares e professores, desde janeiro de 2012 estão tendo acesso a oficinas de temas como construção de brinquedos, manutenção e reparo de instrumentos musicais de sopro, cultura popular, artes, educação ambiental, dança e teatro.

O Projeto “Na Rota da Música”, patrocinado pelo Instituto Votorantim e FIBRIA, tem o objetivo de oferecer a jovens e professores, oportunidades nos campos de Educação, Trabalho e Cultura, bem como no fortalecimento de Direitos de Crianças e Adolescentes, sempre a partir das demandas locais e do engajamento da comunidade.

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC existe desde 1936 na pequena comunidade de pescadores e pescadoras artesanais de Barra de Caravelas,  no Extremo Sul da Bahia. Atendendo a um público de crianças e jovens de 07 a 29 anos, a FLIC presta um importante serviço à comunidade, oferecendo gratuitamente uma opção de formação e lazer.
 

Fonte: Filarmônica Lira Imaculada Conceição

Alunos de Karatê do Projeto Mais Educação Participam da Copa Chermont.

 

A Academia Ueshima em parceria com o Projeto Mais Educação, da Escola José Luiz de Souza, de Barra de Caravelas, mais uma vez fizeram bonito na II Copa Chermont, realizado em Teixeira de Freitas-Ba. 

Conquistando o quarto lugar na classificação geral no quadro de medalhas. Dando sequência às atividades o Projeto Mais Educação, no próximo domingo (27/10), vai realizar Troca de Faixas, no Clube dos 40 em Caravelas-Ba.

  
 

Fonte: Diário da Barra, para visitar o blog e visualizar mais fotos clique AQUI 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

I CAPACITAÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX DO CASSURUBÁ-BA



Entre os dias 18 e 19 de outubro de 2013, ocorreu no CEPENE – em Ponta de Areia – Caravelas – BA, a I Capacitação do Conselho da RESEX de Cassurubá. Essa Capacitação foi uma demanda do próprio Conselho, tendo em vista maior conhecimento sobre o manejo e gestão da RESEX, bem como, maiores subsídios para que os mesmos efetivamente possam desenvolver suas funções e objetivos. Assim, sendo estiveram presentes 37 pessoas.
A programação foi adequada aos temas escolhidos pelos próprios conselheiros. Sendo os principais temas abordados: Criação e Limites da RESEX do Cassurubá; Regimento Interno do Conselho; Lei de Crimes Ambientais; Noções e Leis de Navegação / Marinha do Brasil; Leis de Pesca; Licenciamento.
Além dos servidores e da equipe de Educação Ambiental e Comunicação da RESEX do Cassurubá, participaram como palestrantes/instrutores, o Coordenador Regional do ICMBio (Apoena Figueiroa ) e mais dois analistas ambientais da CR7. A Marinha do Brasil também esteve presente e ministrou palestra sobre Noções e Leis de Navegação.
Com base nas avaliações dos conselheiros, o Curso conseguiu abordar de forma participativa e avançou na discussão sobre os temas propostos na programação, sendo que esse foi o primeiro momento para a garantia da representatividade e participação qualificada dos conselheiros.
 
 Fonte: RESEX do Cassurubá