segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bloco das piranhas 2015


Na Barra de Caravelas onde acontece  todos os anos o CarnaBarra, carnaval antecipado de Caravelas, homens se vestem com roupas e acessórios de mulher onde faz parte da tradição do carnaBarra.
O objetivo do bloco não é só animar o evento do CarnaBarra, mas sim, unir todas as pessoas sem diferença, sem lugar para o preconceito. Promover diversão e lazer para o público em geral.


Festa de São Sebastião, batalhas entre mouros cristãos em Barra de Caravelas


Segundos moradores mais antigos da comunidade barrense, a festa acontece a mais de 100 anos e mistura elementos da religiosidade católica e indígena numa simbólica homenagem ao santo guerreiro, considerado protetor da humanidade, contra a fome, a peste e aguerra.
Nos 3 dias de festa as ruas da da comunidade são tomadas por jovens, crianças e adultos. Além das esperadas lutas e faíscas das espadas pelo chão, os personagens encenam, num teatro ao ar livre, os discursos e discussões entre os dois grupos. São duas facções inimigas: os "soldados mouros" que roubam a imagem de S. Sebastião, e os "soldados cristãos", guardiões da fé, responsáveis pela devoção do ícone à Igreja.
O ponto culminante é o episódio das embaixadas e a batalha entre os rivais - lutas de espadas pelas ruas da cidade - enquanto o "santo" fica protegido no forte  que é uma palhoça improvisada com folhas de coqueiros.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Programaçao 2015 Iemanjá

Vereda, Lajedão, Jucuruçu e Itamaraju receberão a visita do Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul


As ações da Secretaria de Cultura da Bahia continuam chegando ao Território de Identidade do Extremo Sul. Dessa vez, quatro cidades receberão a visita do Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul, que levará aos municípios de Jucuruçu, Lajedão, Vereda e Itamaraju o Espetáculo Expresso Cultural. Segundo o coordenador do Projeto, Josimar Santos, além de muita música, dança e teatro, a caravana que seguirá em um ônibus, também irá oferecer oficinas de Teatrais, Percussivas e de Acordeon nas localidades visitadas. O projeto também prevê a montagem de uma "Feira Multicultural" para que os artistas locais apresentem seus trabalhos.

De 06 a 08/02 - Vereda

Será montado estrutura para realização de Feira Multicultural, telão para exibição de filmes, palco, som e iluminação para apresentações artísticas na abertura do evento

Oficinas que serão realizadas durante os três dias:

Percussão - 25 vagas

Acordeon - 20 vagas

Teatro - 30 vagas

De 30/01 a 01/02 - Lajedão

Será montado estrutura para realização de Feira Multicultural, telão para exibição de filmes, palco, som e iluminação para apresentações artísticas na abertura do evento

Oficinas que serão realizadas durante os três dias:

Percussão - 25 vagas

Acordeon - 20 vagas

Teatro - 30 vagas

FONTE: Juniex Santos.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ESPÉCIES AMEAÇADAS - LISTA 2014

As Listas das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção vigentes (Portarias MMA nº 444/2014 e nº 445/2014) contam com 1.173 espécies. As listas foram elaboradas com base no processo de Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira (para maiores informações sobre o processo,clique aqui). Abaixo são apresentadas, para cada espécie, informações sobre: a classificação taxonômica, categoria do risco de extinção, critérios, referências bibliográficas e resumo da justificativa que indicaram o risco de extinção além de outras informações.

Conheça nossa fauna ameaçada de extinção:


Fonte: ICMBio

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Budião-azul entra na lista de espécies em extinção

No dia 17 de dezembro o governo brasileiro através do MMA e ICMBio publicou a lista oficial de espécies ameaçadas de extinção. Neste dia foram publicadas, simultaneamente, as listas de fauna e flora. Foi a primeira vez que quase todas as espécies conhecidas do Brasil foram avaliadas de uma só vez (100% dos vertebrados terrestres e aquáticos, mais um grande número de plantas e invertebrados).

As listas anteriores eram baseadas apenas em amostragens de espécies, dando um retrato em muitos casos apenas parcial da situação de conservação das espécies brasileiras. Entre os animais terrestres o número de espécies avaliadas aumentou de 816, na lista de 2003, para 6.840, na lista atual, por exemplo.
Resumindo o documento, o país tem 3.286 espécies ameaçadas de fauna e flora, sendo:
  • 698 espécies ameaçadas de animais terrestres (incluindo 165 na categoria mais grave, “criticamente em perigo”, com altíssimo risco de extinção)
  • 475 espécies ameaçadas de animais aquáticos e marinhos (153 delas “criticamente em perigo”)
  • 2.113 espécies ameaçadas de plantas (467 delas “criticamente em perigo”)
Algumas espécies (259) que figuravam nas listas anteriores deixaram de ser classificadas como ameaçadas, como é o caso da baleia jubarte, mas 720 espécies de animais que não figuravam nas listas anteriores (porque não eram consideradas ameaçadas ou nem chegaram a ser avaliadas) entraram para a nova lista vermelha como ameaçadas de extinção; sendo 395 terrestres e 325 aquáticas, neste caso, várias espécies de tubarões, como os martelos  e o galha-branca  e um peixe bastante conhecido e apreciado em nossa região, o budião azul.

Para saber mais: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6658-mma-e-icmbio-divulga-novas-listas-de-especies-ameacadas-de-extincao.html

FONTE: ICMBio.

Pesquisa mostra o quanto os peixes herbívoros são importantes para os ambientes recifais


Pesquisadores brasileiros mostram o quanto peixes herbívoros são importantes para a manutenção dos nossos ambientes recitais. Peixes como os cirurgiões e os budiões (azul e batata) são extremamente essenciais pois eles comem as algas que crescem por cima dos corais e outros invertebrados marinhos. 

FONTE: PNM dos Abrolhos.