A economia brasileira passou por uma série de transformações, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. Hoje muitas pessoas podem contar com uma melhor qualidade de vida por ter o seu trabalho de carteira assinada. Paralelo a isso cresce também o mercado de TRABALHO INFORMAL em todo o país.
Na Barra têm muitos profissionais que desenvolvem suas atividades informais, hoje em especial vamos falar do casal que sobrevive fazendo limpeza em quintais, chácaras, lotes e sítios. Nelito Dias Barbosa e Noelia Mangano Barreto a onze anos exercendo a função de jardineiros.
Com carga horária de 10 a12 h diária de trabalho, eles cobram 25 reais por dia para limpeza de um quintal, chegam a tirar um salário mínimo por mês, isso quando encontram bastante serviço. “O meu maior sonho é ter um trabalho com carteira assinada, com salário fixo em minha carteira”, disse Nelito Dias. Além de exercer a função de Jardineira, Noelia é Cabeleireira profissional especializada em cabelos–afros, profissão que trouxe de Salvador-BA a sua terra natal.
Noelia, como muitas moradoras da Barra, é uma mulher guerreira que luta sem medir esforços para ajudar sua família. Perguntamos a Noelia se ela se envergonha em exercer essa função a resposta foi:
“Eu não me prostituo, não me envolvo com drogas, às vezes somos humilhados, mais tenho que ajudar meu marido a ganhar o pão de cada dia. Apesar de tudo amo o que faço”, falou ela.
Uma historia bonita, onde duas pessoas vivem com dignidade os desafios de sua profissão, mas o que ficou marcado é a união desse casal que apesar dos altos e baixos, mostram amar o que fazem e vivem felizes e honestamente.
Por Edvaldo Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário