Em maio de 2011, aconteceu o Fórum de Cultura de Caravelas, a idéia de se fazer o Fórum era abrir discussões sobre o trato de diversas áreas da cultura e formar o Conselho Municipal de Cultura. Aproveitando a oportunidade, aconteceu paralelo ao Fórum um Grupo de trabalho com gestores de cultura, pontos de cultura e instituições representadas do território Extremo Sul. O evento foi prestigiado com a presença do superintendente de cultura da Secretaria Estadual, Adalberto Santos, o técnico do IPAC Igor Souza, e a representante territorial Raquel Galvão.
Também estiveram presentes autoridades locais. O prefeito Loló falou da criação de uma secretaria especifica para cultura no município, e algumas ações da prefeitura, o vice-prefeito Jadson Ruas e alguns secretários.
Caravelas inova na Gestão de cultura por possuir secretaria específica, Conselho de Cultura e Fundo de Cultura. Ha somente mais 3 municípios nesta condição no território, e o modelo de formação do conselho, através de Fórum e não por indicação também é inovador no interior, acontecido somente na capital da Bahia e cidades adjacentes. A forma de composição também é diferente, a sociedade civil, através de fóruns temáticos de discussões, trazem demandas para as reuniões do Conselho, busca-se assim, atender a todas as necessidades e diversidade.
Espera-se que este seja um Conselho atuante e que traga soluções às necessidades do município, sob a forma de políticas que garantem o acesso, a produção artística e a divulgação da cultura. Eis a formação: FÓRUM PERMANENTE DE EXPRESSÕES ARTISTICAS, titular: Dó Galdino, representando o Movimento Cultural Arte Manha, suplente: José Cruz dos Anjos, representando a Filarmônica Lira Santo Antonio. Pelo FÓRUM PERMANENTE DE GESTÃO E PLANEJAMENTO, titular: Érika de Almeida representante da ECOMAR e suplente: Robson Falcão representante do Jornal Comunitário O Samburá, da comunidade de Barra de Caravelas. Pelo FÓRUM PERMANENTE DE PATRIMONIO MATERIAL, titular: Jaques Gomes Barreto representante do Clube dos 40, como suplente: Enoe Oliveira Paixão representando a Escola de Samba Irmãos Portela. Pelo FÓRUM PERMANENTE DE PATRIMONIO IMATERIAL, como titular: Jaqueline Alves representando o Bloco Nagôs de Caravelas e seu suplente: "Chico" representante do Bloco Nagôs do distrito de Ponta de Areia, pelo FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DIGITAL, ficou como titular Mitchel Kipgem representando a empresa APECATU Expedições e Turismo e seu suplente, Osmar Guarnelles representando a Sonorização Oficina do Som. Pelo FÓRUM PERMANENTE DE AUDIO VISUAL, o titular: Almay de Souza representando o Cine Clube Caravelas, e seu suplente, Sandro Alex Viana representando a associação ACRIPMORA do distrito de Rancho Alegre e o FÓRUM PERMANENTE DE PENSAMENTO E MEMORIA, com o titular, Dayllane Avelar, representando o Grupo Desbravadores, e como suplente Valéria Claudia representando a APAE. Segue representantes da sociedade governamental são, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, titular: Itamar dos Anjos e suplente: Lígia Penalva, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, titular: Edna Maria de Souza Azevedo e suplente: Lênia do Nascimento Alves, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, titular: João Paulo Saraiva Nascimento e suplente: Marzo Barretto Santos, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, titular: Fabio Negrão Ribeiro de Souza e suplente: Edilson Gabriel de Matos Filho, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, titular: Hideraldo Beline Silveira Passos e suplente: Sandoval Lopes da Silva, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, titular: Lindamara Soares Santos e suplente: Lucimeire Soares dos Reis, pela CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES, titular: Paulo Roberto Barbosa dos Santos e suplente Jorge Jorge Xavier da Silva. Por Lígia Emília Penalva de Oliveira
Divisão de Cultura Popular e Educacional
Secretaria Municipal de Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário