quarta-feira, 27 de abril de 2016

Caravelas comemora aniversário de 161 anos de emancipação.


Caravelas comemora aniversário de 161 anos de emancipação e já se prepara para os 513 anos de fundação
Esquerda p/ direita: Major da PM Dourival Dantas dias, vereador Josiel Souza, frei Paulo José, Prefeito Jadson Ruas e a primeira Dama Ariane Ribeiro Silva - Foto: Osmar Guarnelles.


Neste último sábado , dia 23 de abril, a cidade de Caravelas festejou os seus 161 anos de sua emancipação política. Às 10h foi realizada Missa Solene em Ação de Graças pela data histórica na Igreja Co-Catedral com o frei Paulo José dos Santos Sampaio da paróquia de Itamaraju, e presenças do prefeito Jadson Ruas, da primeira dama Ariane Ribeiro,  e dos  secretários Manoel Mecias, Everaldo Aguiar, Fabio Negrão, Lucimeire Reis, Emanuela Santana, Aristoteles Conceição, Jackson Barreto, vereadores Josiel Souza Silva, José Cruz dos Anjos, Audicélio Guimarães, Watson Serafim Lopes, além do major PM Dourival Dantas Dias.
As comemorações do aniversário do município de Caravelas se estendeu até esse último domingo, dia 24 de abril, com a  realização do 3º Torneio de Futsal Masculino e Feminino regional que aconteceu  na quadra poliesportiva recém inaurada da Barra de Caravelas.


Abertas as inscrições para cursos gratuitos do SENAI em Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas



 Abertas as inscrições para cursos gratuitos do SENAI em Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas
Foram iniciadas dia 20 de abril e prosseguem até o dia 22 de maio as inscrições para o processo seletivo dos Cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico e Técnico, oferecidos pelo SENAI Bahia. No total, são 1.833 vagas nos cursos, em ambos os níveis. Em Ilhéus estão disponíveis 40 vagas para o curso Técnico em Eletromecânica e 118 vagas para os cursos de Aprendizagem Básica Operador de Processos Industriais (Ilhéus) e Assistente Administrativo (Eunápolis e Teixeira de Freitas). Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, em cursosgratuitossenai.fieb.org.br.

A lista completa dos cursos está disponível nos editais (acesse a página de inscrições dos cursos de nível básico e o dos cursos de nível técnico), bem como a carga-horária, a quantidade de vagas e o perfil dos candidatos (idade e escolaridade).

Para a inscrição no nível básico, os candidatos serão selecionados respeitando, nessa ordem, a ordem cronológica de inscrição e de idade (o que for mais velho). Para os cursos de nível técnico, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio (ou equivalente) ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio e tenha realizado o ENEM em 2013, 2014 ou 2015. Para ambos níveis de curso, os candidatos devem atender aos requisitos de cada curso e não podem participar caso estejam matriculados em algum curso de gratuidade regimental do SENAI-BA, na data de início das aulas.

As aulas terão início em julho de 2016, de segunda à sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser posteriormente contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional. (Da redação TN)

Fonte: Teixeira News

UFSB define processo seletivo exclusivo para povos indígenas

Os estudantes indígenas da região devem ficar atentos para o edital 09/2016, que oferece 33 vagas de acesso exclusivo para a Área Básica de Ingresso nos Colégios Universitários da Universidade Federal do Sul da Bahia. O período de inscrições estará aberto de 25 de abril até as 23h59 do dia 05 de maio de 2016.
Para se inscrever no processo seletivo, é preciso acessar o formulário online emhttp://selecao.ufsb.edu.br/supranumerarias no período indicado no edital. As vagas estão distribuídas entre os campi da UFSB em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e nos colégios universitários em Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Santa Cruz Cabrália.
Classificação e Matrículas
A classificação será feita pelas notas obtidas nas provas do Exame nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2014 ou 2015. É possível usar a nota mais alta para a inscrição.
O resultado da classificação será divulgado no portal da UFSB, em ufsb.edu.br, na data provável de 9 de maio. Quem for selecionado vai começar a estudar na UFSB sem precisar sair de sua cidade no primeiro ano e pode escolher entre as vagas nos bacharelados interdisciplinares e nas licenciaturas interdisciplinares.
A fase de matrículas é presencial e deve ocorrer de 16 a 18 de maio no próprio colégio universitário ou campus no qual a pessoa obteve classificação.
A documentação exigida, distribuição das vagas e mais informações podem ser buscadas no edital 09/2016, no portal da UFSB. O edital também está divulgado nos perfis oficiais nas redes sociais Facebook e Twitter.
FONTE: UFSB

Fibria publica seu Relatório 2015

A Fibria acaba de divulgar seu Relatório anual que apresenta, de forma integrada, o desempenho da companhia no último ano. O material abrange aspectos econômicos, sociais e ambientais dentro de uma visão da cadeia de valor da empresa.

Clique aqui para acessar a versão online do Relatório 2015

FONTE: Edição 326 do Informativo da Fibria.

Reef Check avaliou saúde dos corais em Abrolhos para observar efeitos de pressões humanas e do El Niño


Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e parceiros acabam de realizar expedição para avaliar a saúde dos recifes de coral no Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia. A iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento dos Recifes de Coral do Brasil, conhecido como “Reef Check Brasil”.

O programa vem sendo realizado desde outubro de 2015 pelo ICMBio, por meio do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Um dos protocolos-base da rede mundial de monitoramento de recifes de coral, o Reef Check é aplicado desde 1997 em várias partes do mundo. Além do monitoramento, tem o objetivo de promover a sensibilização das pessoas sobre a importância dos recifes de coral e da proteção da biodiversidade marinha.

Com o apoio de organismos nacionais e locais, o programa busca verificar como anda a saúde dos recifes de coral frente a pressões antrópicas (causadas pelo homem), como coleta e pesca de organismos, turismo e poluição, e pressões geradas pelas mudanças climáticas, como intensificação de eventos extremos, incluindo furacões, enchentes e anomalias da temperatura do mar durante anos de El Niño.

A partir do ano passado, com a parceria com a UFPE, o ICMBio retomou os trabalhos para fortalecimento do programa em nível nacional. As ações incluem a elaboração do termo de cooperação e a realização de novas expedições conjuntas durante este ano.

Treinamento da equipe

Na expedição ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que ocorreu em março, da qual participaram os servidores do ICMBio foi feito o monitoramento dos corais, o treinamento da equipe local e definidos os próximos passos para o fortalecimento do programa.

As expedições são realizadas com recursos do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas, também conhecido como GEF Mar, e apoio local de várias ONGs como Instituto Recifes Costeiros, SOS Mata Atlântica, Coral Vivo, Conservação Internacional, Prefeituras de Caravelas e Tamandaré, além de voluntários e pesquisadores de várias universidades.

Entre as universidades, estão a UFPE, coordenadora técnica do programa, por meio do Departamento de Oceanografia, a Universidade Federal da Paraíba, integrante da Rede Abrolhos, a Universidade Federal do Ceará/Labomar, o INCT Amb/Trop e o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Outros parceiros devem se associar ao projeto.

O protocolo Reef Check prevê o levantamento subaquático da abundância de peixes, invertebrados e indicadores de impactos e da cobertura do substrato. Foi concebido para permitir a aplicação, também, por membros da comunidade local e voluntários que atuam na proteção de recifes de coral.

Referência para UCs marinhas

O protocolo, que vem sendo adotado pelo ICMBio como referência para o monitoramento dos recifes de coral nas unidades de conservação (UCs) federais, tem forte caráter voluntário e participativo, o que, desde sua implantação, tem atraído pessoas e parceiros institucionais governamentais e não governamentais em todas suas áreas de atuação.

Segundo a professora Beatrice Padovani, do Departamento de Oceanografia da UFPE, "o ano de 2016, assim como foi em 2015, tem especial importância para o monitoramento dos recifes de coral de todo o mundo devido aos impactos do forte El Niño que vem sendo observados em várias partes do planeta”.

O El Niño é um fenômeno climático/oceanográfico global que provoca aquecimento anormal da temperatura das águas do Oceano Pacífico, com efeitos em outras partes do planeta, ocasionando, entre outras coisas, o fenômeno do branqueamento dos corais. O branqueamento pode causar a morte não só dos corais mas de outros organismos marinhos, afetando todo o ecossistema recifal.

Costa brasileira

Em fevereiro, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, na sigla em inglês), órgão do governo norte-americano para assuntos de meteorologia, oceanos, atmosfera e clima, emitiu os primeiros alertas de branqueamento para o Atlântico Sul. O fenômeno já tem sido constatado em vários pontos da costa brasileira. 

Equipes de pesquisadores de várias instituições, entre elas o ICMBio, vêm se revezando para monitorar os recifes de coral de áreas importantes como a Reserva Biológica do Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, entre Pernambuco e Alagoas, e Recife de Fora, na Bahia, por meio de expedições e pela presença constante de equipes locais.
FONTE: Comunicação ICMBio, disponível também aqui.

Parque Nacional do Descobrimento comemora 17° Aniversário

 
O Parque Nacional do Descobrimento está localizado no município do Prado, estado da Bahia e foi criado em 20 de abril de 1999, próximo das comemorações dos 500 anos do Brasil, como tentativa de preservar remanescentes de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Esta Unidade de Conservação Federal conta com 21.213 hectares próximos ao rio Cahy, em um clima úmido tropical e de floresta quente e úmida, onde preserva, principalmente, exemplares de pau-brasil, onça pintada (Panthera onca) e harpia (Harpia harpija), Mutum-do-Sudeste e Papagaio-chauá que são espécies ameaçadas de extinção. É considerado patrimônio da UNESCO deste 1999.

Nos dias 20 a 23 de abril acontecerão atividades como:

- 20/04/2016 Visita Didática de Estudantes de Escolas Municipais:
- 21/04/2016 Passeio Ciclístico e Pedestre dentro da Mata:
- 23/04/2016 Passeio a cavalo pela estrada Histórica;

COMO CHEGAR:
Km 20 da Rodovia BA 489 (Itamaraju – Prado)
Para mais informações: (73) 3298 2233


FONTE: Associação para Preservação do Polo do Descobrimento.

ABERTA A CONSULTA PÚBLICA PARA O DECRETO QUE REGULAMENTA A LEI DE BIODIVERSIDADE – 13.123

Em 5 de abril, a Casa Civil da Presidência da tornou público o projeto de Decreto queregulamenta a Lei no 13.123, de 20 de maio de 2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.
O texto encontra-se disponível aqui . É considerado essencial que todos tomem conhecimento da regulamentação que está sendo proposta para a nova Lei da Biodiversidade e enviem suas considerações ao Ministério até o dia 2 de maio próximo, para o site www.participa.br ou e-mail patrimoniogenetico@presidencia.gov.br.

Esta lei atinge toda e qualquer pesquisa científica realizada com a biodiversidade brasileira, independentemente de envolver ou não estudos genéticos. Envolve também pesquisas com dados já compilados, sequências já publicadas, etc. Todos deverão se adequar à nova Lei, então é importante conhecê-la e participar na construção da regulamentação.

Em palestra realizada neste mês na Universidade Federal do Paraná - UFPR, a Dra. Manuela Silva, da FIOCRUZ, chamou atenção para que todos solicitem, nas medidas transitórias, uma anistia para a divulgação de dados de pesquisa desde o dia 17 de novembro de 2015 até a promulgação desta regulamentação. Como o cadastro do Sisgen ainda não está implementado, a rigor ninguém poderia estar divulgando resultados de pesquisa (congresso, publicações etc), sem ter antes registrado o projeto que deu origem aos dados, mesmo que iniciado anteriormente à lei.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dois casos de H1N1 confirmados em Teixeira de Freitas; Prefeitura diz ter intensificado estratégias contra a gripe

Todas as crianças, da faixa etária de risco, atendidas e diagnosticadas nas Unidades de Saúde de Teixeira de Freitas com quadro gripal, serão medicadas com antiviral contra o Influenza (H1N1).
A decisão foi tomada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira, 22, durante visita da  superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, doutora Ita de Cácia Aguiar Cunha que, atendendo ao convite do prefeito, doutor João Bosco, se reuniu com profissionais de saúde na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).
A ação é uma resposta imediata a confirmação de dois casos de infecção por H1N1 no município.
“Será dado tratamento específico para a síndrome H1N1 sempre que o médico julgar necessário. O medicamento estará disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo as Unidades Básicas”, explica o secretário de saúde Eujácio Dantas.
Além disso, o município conseguiu antecipar a liberação do 2º lote de vacinas, referente a 40% da remessa, antecipando a imunização da população de risco.
A superintendente, doutora Ita de Cácia, destaca que é indispensável vacinar crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos e também indivíduos considerados imunodeprimidos- pessoas com fraca defesa imunológica, gestantes, puérperas, nutrizes (lactantes), cardiopatas. Quem tomou a vacina em anos anteriores precisa repetir a dose.

Prevenir é o melhor
Todos devem se prevenir. Para deixar longe o H1N1, lave as mãos, desinfete com álcool gel, evite lugares fechados e aglomeração de pessoas. Em casos de febre súbita, procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo de casa. Crianças com sintomas de gripe não devem ir à escola.  

(Da redação TN)
Fonte: Teixeira News

Realizada a 1ª Feira de Educação Ambiental em Caravelas

No 19 de abril, a Embasa realizou a  1ª Feira de Educação Ambiental com o tema “Água, Atitude Hoje, Beneficio Amanhã”. O evento aconteceu no calçadão da Praça Teófilo Otoni, organizado através de articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Baleia Jubarte, ICMBIO, AMPAC e o Movimento Cultural Arte Manha.
Realizada a 1ª Feira de Educação Ambiental em Caravelas

A ação teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre as questões ambientais locais, destacando boas práticas na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Durante o evento, foi possível obter orientações sobre Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo implantado  em Caravelas, saúde da mulher, do homem e do idoso, dengue, chikungunya e zika, entre outros temas.

De acordo com a Assistente Social, Luciana Requião, a ação contribuiu para a integração do Projeto de Trabalho Social com os outros projetos desenvolvidos no município, na busca de gerar mudanças de valores e a melhoria de qualidade de vida da população. A 1ª Feira de Educação Ambiental de Caravelas contou com a participação das escolas Almir Santana, Creche Casulo Sossego da Mamãe, Banda Marcial do Colégio Estadual Polivalente.
Uma estrutura com tendas foi montada no calçadão da Praça Teófilo Otoni , onde durante todo o dia foram desenvolvidas ações de recreação e divulgação dos serviços do meio ambiente, distribuição de panfletos, entre outras atividades. A Secretaria Municipal de Saúde participou da 1ª Feira de Educação Ambiental com a equipe do Samu 192 que prestou  vários atendimentos. Uma equipe fez vários esclarecimentos referentes à Atenção Básica que é a  atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
 feirad2
O serviço de coleta de lixo foi um dos destaques da feira. Uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente possibilitou o recolhimento de lixo que agora será reciclado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Negrão a 1ª Feira de Educação Ambiental alcançou os objetivos esperados. “Alcançamos o objetivo que era levar as informações de conscientização e também divulgar os serviços referentes ao meio ambiente disponíveis na prefeitura. O envolvimento da comunidade e das escolas também foi um ponto bastante positivo”, destacou. 

(Com informações de Osmar Guarnelles)
 Fonte: Teixeira News 

Prefeito Jadson Ruas inaugura quadra poliesportiva na Barra de Caravelas

 quad1
Na tarde da quarta-feira, dia 20 de abril, o prefeito Jadson Ruas, acompanhado de vereadores, secretários municipais e da população, fez a inauguração da quadra poliesportiva coberta da Barra de Caravelas, um anseio dos moradores do lugar. A quadra recebeu o nome de João Santana Ruas que foi um grande desportista do município. Na oportunidade o prefeito Jadson Ruas, assinou ordem de serviço para pavimentação de duas ruas da Barra de Caravelas.
 Prefeito Jadson Ruas inaugura quadra poliesportiva na Barra de Caravelas

Fonte: Osmar Guarnelles

TCM denuncia ao MPE prefeito de Caravela por recebimento excessivo de diárias



O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (14/04), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, que, apenas no exercício de 2015, recebeu a título de diárias por viagens, R$78.400,00, em ofensa aos princípios razoabilidade, moralidade e economicidade. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, também aplicou multa de R$3 mil ao gestor.
A relatoria apurou que o prefeito recebeu diárias durante todos os meses no período de janeiro a setembro e o valor total correspondeu a 67% dos seus subsídios anuais, na importância de R$117.000,00, caracterizando uma complementação salarial disfarçada. Os valores das diárias fixados na legislação local também foram considerados excessivos, vez que a diária relativa ao deslocamento para Salador alcança a importância de R$1.000,00.
Cabe recurso da decisão.

Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia