quarta-feira, 22 de junho de 2016

Pradense é um dos 10 cientistas americanos que chegaram para estudar o vírus Zika em Teixeira de Freitas

danilod-1200x545_c
grupo de cientistas microbiologistas de uma Universidade dos Estados Unidos chegou a Teixeira de Freitas neste domingo (19/06), onde vai intercambiar com os médicos da rede pública de saúde e em parceria com os médicos doutores do Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para um estudo sobre a capacidade do vírus Zika.
No grupo dos 10 cientistas existem apenas dois latinos, a peruana Nicole Lamas e o brasileiro Danilo Rodrigues da Silva. Danilo Rodrigues é natural da cidade de Prado, filho do sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia, Daniel Barreto e neto do saudoso ex-prefeito Antônio Barreto da Silva. Danilo Rodrigues da Silva, hoje com 25 anos, deixou o Prado aos 10 anos de idade para acompanhar os pais aos Estados Unidos, onde dedicou a vida aos estudos e a sua paixão pela ciência médica.

Danilo e Nicole são os únicos do grupo de americanos que falam a língua portuguesa e serão os intérpretes dos colegas durante a missão da equipe em Teixeira de Freitas.

Todos os 10 jovens cientistas são da Universidade da Flórida, uma das universidades mais qualificadas do planeta, estando na 53° posição no ranking das melhores universidades do mundo e responsável pela educação de mais 50 mil estudantes, dos quais 15.915 estudam em tempo integral. A Universidade da Flórida é a maior e mais antiga das quatro Universidades que compõem o sistema de ensino superior público do Estado da Flórida nos Estados Unidos. Mais informações AQUI

Por Athylla Borborema
Fonte: Teixeira News

Tartaruga de 120 kg é encontrada no Extremo Sul da Bahia

tartaA comunidade de Nova Viçosa junto com a Secretaria de Meio Ambiente resgatou uma tartaruga adulta da especie Caretta na praia de Nova Viçosa, essa tartaruga não conseguiu voltar para o mar e foi levada até a Secretaria de Meio Ambiente e na manhã dessa segunda feira será transferida para o Projeto TAMAR em Regência no Espírito Santo para que possa ser avaliada pela veterinária Cecília Baptistotte e assim que possível devolve-la para o mar.
A tartaruga que pesa cerca de 120 quilos com aproximadamente 50 anos de idade foi encontrada por populares que acionaram a secretaria de meio ambiente do município de Nova Viçosa. A secretaria informou que o animal será levado para o projeto Tamar no município de Linhares, Espirito Santo.
Essa especie de Tartarugas procuram o sul da Bahia e norte do espirito Santo para desovar, segundo o projeto Tamar essa é uma especie ameaçada.

Com Informações do Radar101
Fonte: Prado Noticia

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Bahiatursa assegura que já contemplou 92 prefeituras com apoio para os festejos juninos

 
A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) divulgou, nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial,  o resultado da Seleção de Projetos para os festejos de São João e São Pedro, parte integrante do projeto São João da Bahia e Demais Festas Juninas 2016. Foram contemplados 92 municípios, que receberão apoio da Superintendência com base no Edital de Seleção Pública, devidamente publicado.
Segundo o superintendente Diogo Medrado, “muitos municípios baianos se movimentam para os festejos, que ocorrem praticamente durante todo o mês de junho. O Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, não poderia deixar de apoiar as cidades onde acontecem as manifestações mais tradicionais e espontâneas e contribuir, assim, para o aumento do fluxo turístico na Bahia”.
Da região extremo sul foram contemplados os municípios de Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu e Teixeira de Freias. (Da redação TN)

Festa de São Pedro Barra de Caravelas

As festividades em homenagem ao padroeiro dos pescadores católicos, são realizadas a mais de 50 anos pela comunidade  de pescadores e pescadoras artesanais da Barra, com celebração da missa e procissão marítima a festa de rua.

 


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crianças de comunidade tradicional têm primeira relação com Banda Marcial no município de Prado

 Crianças de comunidade tradicional têm primeira relação com Banda Marcial no município de Prado
As crianças da comunidade Guedes Borborema, na região de Ibassuaba, adjacente da Foz do Rio Cahy e do balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, tiveram o primeiro contato com instrumentos de uma Banda Marcial em um dia repleto de alegria e aprendizado. A comunidade dos Guedes é a mais tradicional comunidade de nativos do município de Prado, radicados naquele local desde 1612.
Sua gente é formada por pessoas descendentes de índios e caboclos que até os dias atuais vivem da pesca e da agricultura nas suas próprias terras. Os patriarcas mais recentes da família Guedes Borborema – Lúcio Guedes da Silva morreu em 28 de maio de 2007 aos 93 anos e sua esposa Madalena Nunes Borborema, morreu em 28 de novembro de 2003 aos 84 anos. Os quais tiveram 19 filhos, 78 netos, 103 bisnetos e 2 tataranetos.
guedesd2
O maestro Davi Alves Martins, um estudioso e admirador dos bons costumes culturais da família Guedes, resolveu investir na veia artística das crianças e adolescentes da comunidade e pela primeira vez apresentou a garotada os instrumentos musicais de uma Banda Marcial. Para ele, a música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Para ele, essa proximidade é benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Segundo o maestro Davi Alves Martins as bandas marciais existem para destacar a necessidade de colocar um olhar mais atento e para buscar meios pedagógicos funcionais na tentativa de melhorar as bases de formação do educando. Ou seja, conduzir o educando para uma formação sensível ao desenvolvimento de suas habilidades cognitivas visando uma melhor preparação do poder criativo e do bem estar social e artístico das crianças. Para ele, ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização.
”Foi muito lindo e satisfatório enxergar a alegria e a curiosidade destas crianças promovendo a primeira relação com um instrumento musical de uma Banda Marcial. Onde eles tiveram contato com instrumentos como corneta, trompete, trombone, tuba, bumbo, caixa, bateria, entre outros. Quero agradecer a parceria das professoras Luisa e Carina Borborema, da Escola Municipal Lúcio Guedes da Silva que nos ajudou a proporcionar esta alegria na meninada e iniciar este projeto com a criançada da comunidade dos Guedes Borborema”, disse o maestro Davi Martins.
guedesd3A professora licenciada em biologia Carina dos Santos Borborema, disse que a Banda Marcial apresentada pelo maestro Davi Martins aos alunos da escola da comunidade proporcionou junto aos meninos e meninas um caráter social que muito contribuiu para o ambiente escolar. Para ela, muito ainda irá ajudar na disciplina da hierarquia, da convivência, da inclusão e da valorização do indivíduo com suas particularidades e possibilidades e ainda sua identificação dentro do grupo e dentro da comunidade.
“Toda essa gama de possibilidades é ferramenta necessária à formação integral do indivíduo na sociedade e por conseqüência a Banda Marcial é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento escolar dos alunos, especialmente na zona rural, onde eles estão longe de tudo, de todos e dos melhores mecanismos”, salientou a professora Carina Borborema. (Da redação TN).

MST amplia ocupações na Bahia e prédios da Codevasf e fábrica da Suzano param atividades

 
MST amplia ocupações na Bahia e prédios da Codevasf e fábrica da Suzano param atividades
Depois de ampliar o número de ocupantes nos prédios do Incra em Salvador, Bom Jesus da Lapa e Itabuna, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) retoma a agenda de ocupações no interior da Bahia. Nesta segunda-feira (13), cerca de 1,4 mil trabalhadores rurais ocuparam a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e a fábrica de celulose da Suzano, em Mucuri – o que resultou na paralisação das atividades nestes locais. Para o deputado federal Valmir Assunção, “as ocupações são direitos dos trabalhadores rurais como forma de protesto contra o governo golpista de Michel Temer”. Valmir diz que “os sem-terra estão seguindo um cronograma nacional, além de pedirem o retorno da presidente afastada Dilma Rousseff, também denunciam problemas socioambientais provocados pelo uso de agrotóxicos”.
“Queremos que a Dilma retorne ao seu cargo. Ela foi eleita pelo povo nas urnas e foi golpeada por corruptos. Tem de nos devolver o Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], não adianta só investir no agronegócio e na geração de trabalho escravo. Precisamos seguir os avanços na reforma agrária popular e dar mais condições para os assentados produzirem alimentos sem agrotóxicos. Repudiamos o modelo de desenvolvimento do agronegócio, não contribui com o desenvolvimento social, cultural, ambiental e a empresa só explora as terras, retirando as riquezas para exportar”, declara o dirigente nacional do MST, Evanildo Costa.
De acordo com a direção do MST, a fábrica Suzano tem atuado para ampliar a produção de eucalipto transgênico e, para isso, vem utilizado agrotóxicos e aumentado os problemas socioambientais. “Empurram com a barriga há décadas essa questão dos impactos ambientais. E essa protelação acabou por atingir as poucas áreas de cultivo das famílias do campo, que estão sendo afetadas pelo uso desses produtos químicos, inclusive com a contaminação de solo, das águas e até mesmo do ar. Temos de criar condições para manter o trabalhador no campo, em seu local de origem e não criar condições para ampliar o êxodo rural”, completa Costa. (Da redação TN)
suzad
Barracas de acampar foram montadas próximo à entrada da fábrica da Suzano
 suzad1

Caravelas busca assessoria para melhorar alimentação e nutrição escolar

 contad
Na tarde desta sexta-feira (10/06), representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura, em Caravelas, reuniram-se com os representantes do CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFBA – Universidade Federal da Bahia, para uma apresentação da equipe que promoverá um trabalho de qualificação na melhoria da alimentação e nutrição escolar no município de Caravelas.
O CECANE em uma semana prestará assessoria para uma melhor execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), inclusive propondo a sensibilização para implantação do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM-PNAE). Além disso, a equipe irá avaliar em que estágio estará a aquisição de gêneros da agricultura familiar, quais as dificuldades e como facilitar este processo.
A assessoria técnica do CECANE ficará no município de Caravelas até a próxima sexta-feira, dia 17 de junho, visitando as Escolas Públicas para verificar a estrutura física e as condições da merenda escolar. O CECANE vai desenvolver diversas atividades com os vários atores e em vários setores da Secretaria de Educação num processo direto com os nutricionistas, conselheiros, merendeiras, diretores de escola, visando a melhor execução do programa no município.
Conforme Lívia Santos e Rosei França, agentes do CECANE, o objetivo é verificar como está a inclusão da agricultura familiar, uma vez que os alunos precisam de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes sem agrotóxicos. “Todos os municípios do Brasil recebem esses recursos para a alimentação e formamos esse convênio para prestar apoio técnico e operacional”, informou Lívia.
Em relação ao encontro, o secretário municipal de Educação de Caravelas, Aristóteles da Conceição Almeida de Farias, disse que esta parceria entre a equipe do CECANE com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é de grande importância para os municípios e de grande valor para Caravelas.
“E, mais importante ainda, é essa participação da Secretaria de Agricultura e de representantes de associações e do Conselho de Alimentação Escolar, pois pelo menos 30% da merenda escolar devem ser adquiridas da agricultura familiar e, neste caso, temos que incentivar ainda mais essa prática no nosso município de Caravelas”, disse o secretário Aristóteles Farias. (Por Osmar Guarnelles).

Fonte: Teixeira News

População está ganhando unidade de prevenção na área da saúde em Juerana



 Caravelas: População está ganhando unidade de prevenção na área da saúde em Juerana
O distrito de Juerana, um dos mais tradicionais e importantes povoamentos ocupado por uma população remanescente de quilombola no município de Caravelas, está sendo beneficiado com uma nova Unidade Básica de Saúde, que fica situada na principal avenida do lugar. A unidade exercerá um importante papel de promoção e prevenção na área da saúde da população de Juerana.
Conforme o prefeito Jadson Ruas (PSL), no local foi reconstruído um Centro de Atendimento Médico que é o Estratégia Saúde da Família que está recebendo um investimento na ordem de R$ 218.928,50 e vai proporcionar à população de Juerana e comunidades circunvizinhas que são muitas naquela região, mais acessibilidade e, sobretudo, melhorar a assistência médica das pessoas que precisam de atendimento médico.
O secretário Municipal de Saúde, Manoel Mecias, explica que a Estratégia Saúde da Família trata-se de uma unidade que surgiu para implementar a atenção primária em saúde e é voltada a prevenção de enfermidades e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde com suporte de equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.
Na Unidade Básica de Saúde de Juerana atenderá as seguintes especialidades médicas: Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e contará com o atendimento da Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Assistência Social e Nutricão. Realizará também  exames preventivos (teste de hepatite e DST) e de rotina (como por exemplo, hemograma) vacinação, distribuição gratuita de medicamentos (com receita médica). Atenderá também os grupos de diabetes, hipertensão, gestantes, amamentação, adolescentes, dentre outros.
O prefeito Jadson Ruas informou que a unidade ganhou uma estrutura adequada para dispensar uma maior atenção para a saúde da população de Juerana e ressaltou que a renovada estrutura de saúde, já está oferecendo à população de Caravelas um melhor atendimento e proporcionando mais conforto e bem-estar aos pacientes, com o dobro de salas e um amplo espaço, distribuído de forma cuidadosamente planejada, buscando um serviço de saúde de qualidade cada vez maior.
Em Juerena, o novo posto de saúde da Estratégia Saúde da Família receberá para sua inauguração, equipamentos novos, computadores, mobília, aparelhos, equipes de médicos, dentistas e enfermeiros. A Prefeitura de Caravelas reconstruiu nos últimos 2 anos, seis unidades de saúde no município. Sendo que o ESF 02 (Estratégia Saúde da Família Francisco Henrique dos Santos) na Avenida das Palmeiras, na sede do município, foi  a primeira unidade a ser entregue à população, além de unidades em Barra de Caravelas, Ponta de Areia, Rancho Alegre e bairro Palmeiras.
Na sexta-feira do último dia 20 de maio, o prefeito Jadson Ruas, inaugurou no bairro Palmeiras, na cidade de Caravelas, a unidade Estratégia Saúde da Família Amerelina Francisca da Silva, que está atendendo também toda a população do bairro vizinho da Olaria e da extensa Rua Gustavo Costa. A unidade ganhou o nome da saudosa parteira caravelense Amerelina Francisca da Silva que foi homenageada com o seu nome imortalizado na unidade médica.
esfd1
Por ocasião da inauguração da ESF que o prefeito Jadson Ruas assinou a ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação da Rua Domingos Rabelo e Avenida São Judas Tadeu, reformas  do galpão da Feira Livre, Praça da Olaria, Praça do Tancredo Neves e Ponte do Mirante. (Por Athylla Borborema).

Fonte: Teixeira News

terça-feira, 7 de junho de 2016

Manifesto em defesa do Iphan

iphan Diante da iminência da criação de uma Secretaria Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e diante da possível subdivisão das atribuições do IPHAN ou mesmo da extinção deste, vimos manifestar nossa preocupação com a política de proteção ao patrimônio material e imaterial no país.
Considerada a mais longeva e bem sucedida política cultural do país, a autonomia e a independência vêm sendo fatores essenciais ao sucesso do IPHAN. Criado no início de 1937 após pelo menos duas décadas de debate, projetos e iniciativas, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) foi regulamentado em 30 de novembro do mesmo ano pelo decreto-lei no. 25, ainda vigente.
Criado no bojo da política cultural do Ministério da Educação e Saúde Pública no governo da Revolução de 1930 e Constituição de 1934, foi regulamentado após a decretação do Estado Novo, atravessou a redemocratização, o golpe de 1964, o recrudescimento deste a partir de 1968, a distensão política e a redemocratização do pais. Nomes como Rodrigo Mello Franco de Andrade, seu primeiro diretor, Lucio Costa e tantos outros, ali fizeram carreiras de mais de três décadas em meio a toda essa mudança no cenário político.
Uma forte característica do IPHAN foi sempre sua autonomia e, dentro do possível, independência. Independência que levou o instituto a ampliar o escopo do que se entende por patrimônio cultural, com a incorporação do tema na constituição de 1988, a pioneira legislação acerca do patrimônio imaterial e, mais recentemente, a chancela da paisagem cultural e a incorporação do Programa Monumenta ao Instituto. É isso que a sociedade brasileira pode perder se a política federal de proteção ao patrimônio se sujeitar aos ventos políticos de um governo provisório.
A manutenção do IPHAN é, portanto, fundamental para a permanência de um debate amplo, democrático e plural de nossa cultura, resguardando e ampliando valores essenciais ao desenvolvimento da política de preservação no Brasil.
Lembrando Mário de Andrade, um dos mais importantes servidores do IPHAN: “Defender o nosso patrimônio histórico e artístico é alfabetização.”
O IPHAN é patrimônio de todo e cada brasileiro e assim deve permanecer!
Não à criação da Secretara Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional!
Pela manutenção do IPHAN!

Fonte. Racismo Ambiental

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Delegacia itinerante da Marinha atende pescadores no Terminal de Caravelas



O Terminal Marítimo da Fibria serviu de base para os atendimentos, que contemplaram cerca de 50 pescadores

A base da Marinha que atende as comunidades de pescadores dos municípios do sul da Bahia fica em Porto Seguro e a distância muitas vezes acaba sendo uma dificuldade a mais para os pescadores que estão no extremo sul do estado e precisam dos serviços da instituição. Mas uma parceria entre a Fibria e a Marinha contribuiu para facilitar esse processo. Nos dias 23 e 24 de maio, a Marinha instalou sua Delegacia Itinerante no auditório do Terminal de Caravelas, no município de mesmo nome, em espaço cedido pela Fibria.
Uma equipe de sete pessoas da Marinha, com o apoio logístico da Fibria, recebeu pescadores dos municípios de Caravelas, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. Foram realizados cerca de 50 atendimentos, incluindo serviços como recebimento de processos solicitando título de inscrição de embarcações, transferência de propriedade, mudanças de características, vistoria e renovação de caderneta de inscrição e registro (documento que habilita o pescador a conduzir sua embarcação).
O coordenador de Logística da Fibria na Bahia, Lucas Bozolan Mendes, destacou a importância da parceria com a Marinha. “Porto Seguro fica a mais de 300 quilômetros da nossa região e, para os pescadores, acaba sendo difícil se deslocar até a Delegacia da Marinha em busca dos serviços que precisam. Trazer a Marinha para mais perto deles é uma boa solução e a Fibria fica satisfeita em contribuir para viabilizar isso, servindo de base para os atendimentos”, disse ele.
Na manhã do primeiro dia de atendimento (23), os pescadores e trabalhadores do Terminal de Caravelas participaram de uma palestra da Marinha sobre navegação segura, além de receberem orientações sobre as normas da instituição. A presença da Delegacia Itinerante no sul da Bahia contribuiu para que muitos pescadores pudessem regularizar documentação de embarcações e utilizar outros serviços.

Fonte: Pauta6