quarta-feira, 27 de julho de 2011

1° Fórum Animal, Marinho e Ambiental do Sul da Bahia, em Abrolhos


(Foto Instituto Baleia Jubarte)
Hoje um parque nacional marinho, mas o arquipélago que recebeu 2° farol construido no Brasil já foi sinal de terror na navegação marítima, justificando seu nome pelas notas nas cartas de navegação: Abra os olhos!
O Arquipélago dos Abrolhos é aréa de preservação nacional, o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil! Porém o terror ainda ronda suas águas. E não estou falando do fantasma que dizem habitar o farol. Falo do perigo que nossas águas vivem em função da praticamente inexistente proteção, fiscalização e infraestrutura de manutenção.
Acontecerá no Sul da Bahia em Novembro uma mobilização pela preservação do meio ambiente, direito dos animais, conscientização e preservação dos mares, oceanos e seus habitantes. E esta verdadeira manifestação pela natureza culminará com um live aboard no Arquipélago dos Abrolhos!
1° Fórum Animal, Marinho e Ambiental do Sul da Bahia
(Vitória da Conquista, Caravelas e Abrolhos)
Vitória da Conquista será a cidade inaugural deste projeto, posteriormente seguindo-se para Caravelas onde a segunda fase acontecerá, e de lá então o Fórum seguirá para a terceira e conclusiva fase em Abrolhos!
As atividades serão adaptadas para cada localidade, atendendo-se a população em eventos e ações abertas em Vitória da Conquista e Caravelas, e os navegantes, mergulhadores, residentes e funcionários no Aquipélago dos Abrolhos.
Estas são algumas das atividades que serão realizadas:
Palestras:
- Ecologia Profunda, uma visão geral da fronteira entre a visão biológica e a jurídica sobre o tema
- Direito dos Animais – o direito de todos animais, humanos e não humanos
- SharKids! Crianças e a preservação dos tubarões do mundo – atividade para crianças de todas as idades
- Áreas de Proteção no Brasil – o que são e como são: teoria, implantação e realidade
- A rota das Baleias: o Berçário de Abrolhos
- Tubarões no Limite – preservando e salvando os doutores dos oceanos
- Ativismo x Inativismo x Passivismo: qual é a sua posição?
Documentários com debates e mesa redonda:
- Sharkwater – o assassinato e extermínio de tubarões pelo mundo
- The Cove – Os golfinhos do Japão indo para parques marinhos e merendas nas escolas
- Shiver – A luta em Moçambique para mudar os tubarões de comida para turismo marinho
As atividades em Vitória da Conquista e Caravelas serão gratuitas e abertas a toda a comunidade. Mais detalhes sobre as atividades nestas duas cidades em alguns dias.
Segue a programação para a etapa final em Abrolhos!

(bióloga Luciana, guia do Parque de Abrolhos e instrutora de mergulho)
Para a etapa de Abrolhos é necessário estar embarcado em uma das embarcações de Live Aboard associadas ao Parque Nacional Marinho. Esta não é a primeira vez eu estarei seguindo para Abrolhos em expedição. Já estive lá duas vezes ano passado em Whale Watchig com equipe do Imensidão, Centro de Estudos do Mar Onda Azul, Divers for Sharks e voluntários da Sea Shepherd.
Esta etapa da programação, o live aboard em Abrolhos, é uma excelente oportunidade para mergulhadores estarem desfrutando da época de melhor visibilidade nos diversos pontos de mergulho, assim como os participantes do Fórum que não mergulham, irão ter a oportunidade de aprenderem a mergulhar nas águas do parque nacional marinho e poderão voltar para casa mergulhadores formados! Além é claro, de cidadãos mais bem informados e conscientes de sua missão pela ecologia do planeta.
Só que Abrolhos desta vez será diferente! Seguindo a linha de pensamento de que “podemos e temos a obrigação de fazer sempre mais” estarmos sim assistindo e buscando as magníficas Baleias Jubartes! Mas faremos MUITO MAIS QUE ISSO! Além das palestras e debates sobre os documentários citados acima, estaremos seguindo as trilhas e pistas passadas por navegantes da região, de pontos específicos onde tem-se avistado tubarões!
Isso mesmo! Tubarões! Tanto na área do parque como fora, nos seus arredores.
Fonte: Onda Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário