domingo, 21 de agosto de 2011

Exploração de Petróleo é tema para a população jovem de Caravelas

Essa semana foi distribuído na cidade de Caravelas uma grande quantidade de panfletos convidando os moradores, principalmente a população jovem, para participar de um encontro no sábado, na Escola Estadual Claudionora Nobre de Melo, localizada no Centro de Caravelas, sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional para o Petróleo. O convite, que pode ser visualizado abaixo, chamava a atenção para uma espécie de incentivo estudantil destinado à qualificação profissional na área de petróleo e gás.

Durante todo o dia a escola esteve lotada de gente a procura de informações e bastante interessadas no discurso de que a exploração do petróleo no Banco dos Abrolhos seria uma solução viável para a juventude local e desenvolvimento econômico da região. O discurso era que "o petróleo está na nossa casa" e que dentro de 2 a 3 anos as empresas terceirizadas ligadas à Petrobrás começariam a exploração, demandando mão de obra qualificada. 




As discussões eram mediadas por técnicos da empresa capixaba CEPRO - Centro de Ensino Profissionalizante, que estará oferecendo a partir do próximo dia 27/08 um curso profissionalizante voltado para o tema. Com duração de 6 meses, e um custo de 50 reais de matrícula + 70 reais mensalidade, o curso engloba os temas: AUXILIAR DE LOGÍSTICA OFFSHORE, PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS, OPERAÇÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, AUXILIAR DE QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE e AUXILIAR DE PLATAFORMA. 

Sinceramente eu fiquei bastante preocupada com o que vi, pois nas palestras e as conversas informais motivadas pelos técnicos da CEPRO e pela população presente, de um modo geral, ficou claro que os riscos ambientais e a proteção dos ecossistemas sensíveis, responsáveis pela reposição dos estoques pesqueiros e reprodução de inúmeras espécies ameaçadas de extinção,  não estão na pauta de discussão. Veja o folheto (cliqie na imagem para ampliar!):


E você, o que acha disso? Comente!

Fonte: Farol para  Abrolhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário