terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jovens rurais discutem as condições dignas de sobrevivência na roça

Realizou-se neste último final de semana (29, 30 e 31 de julho) nas dependências da Escola Municipal do distrito de Rancho Alegre no município de Caravelas, o 1º Encontro Regional da Pastoral da Juventude Rural, em que reuniu jovens de toda região da Pastoral da Juventude Rural. O evento teve um incentivo da Fundação Mamãe África de Caravelas, principal entidade regional que representa as políticas sociais em favor das comunidades tradicionais remanescentes de quilombolas no extremo sul da Bahia. 
Caravelas, CaravelasNews, caravelas News, Abrolhos
 Segundo o palestrante Charles Medeiros, oriundo de Alcobaça, a Pastoral da Juventude Rural é  um movimento social que organiza a juventude camponesa no Brasil. E o encontro no distrito de Rancho Alegre no município de Caravelas, teve como pauta reivindicações para a melhoria de vida da juventude rural de caráter progressista com atuação de outros movimentos sociais do campo. Por outras palavras, a Pastoral da Juventude Rural é um serviço a serviço da juventude camponesa com o intuito de fazer do campo um lugar com condições dignas de sobrevivência. 
“Aqui estão jovens que vem assumir os seus melhores lugares de lideres para promover as melhores ações. Reunimos-nos na Pastoral da Juventude Rural para rezar a vida, as lutas, os sonhos em comum, desta juventude historicamente coibida, e nos constituímos em um serviço a serviço dos jovens e das jovens da roça, que pautam o campo como espaço de vida e resistência”, ressaltou Alex Gonçalves, um dos organizadores do evento. 
Para o radialista e assistente social Juca Andrade, membro titular do Conselho Fiscal da Fundação Mamãe África de Caravelas, o esforço conjunto das lideranças comunitárias para que o evento fosse realizado foi da maior grandeza, porque o encontro conseguiu reunir jovens de todos os meios rurais e com as discussões conseguiram construir um arcabouço teórico e legal sob o qual são as políticas públicas voltadas para essas populações especificas que vivem e lutam para continuar vivendo no campo. E lembrou que não é preciso ser filho de doutor, porque jovem da roça também tem valor.
O encerramento do evento no final da manhã deste domingo (31), contou com a presença do vice-presidente do Conselho Administrativo da Fundação Mamãe África de Caravelas, radialista e jornalista Rubens Floriano, que enalteceu a realização do encontro pela consolidação da participação de tantos jovens enraizados na mãe terra que se manifestaram no jeito de ser diante da sua mística juventude camponesa. Juventude esta, segundo ele, que quer apenas defender seus direitos, para ter uma vida digna na roça, conhecer e estudar sua realidade para nela atuar. Atuando sempre em defesa da vida, daqueles que amam e que cuidam de seu chão, sua mãe, que lhe dá seu sustento permitindo a continuidade da vida que é a terra. 

Caravelas, CaravelasNews, Caravelas News, Abrolhos 
O vice-presidente da Fundação Mamãe África, Rubens Floriano, ainda explanou que o evento que reuniu jovens da Pastoral da Juventude Rural em Rancho Alegre, distrito de Caravelas, também serviu para dá mais um passo de contribuição em favor dos povos remanescentes nas suas ações sociais de políticas educacionais e culturais nas comunidades mocambos, construindo e estimulando a difusão do reconhecimento dessa cultura e direitos nas comunidades quilombolas rurais e urbanas, no qual encontro, foram possibilitados reunir diferentes discussões e ações voltados para o desenvolvimento humano, social, econômico, cultural, ambiental e preservação do patrimônio rural das comunidades tradicionais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário