quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo

Aconteceu na tarde de ontem (10/08) no auditório da Câmara dos Vereadores de Caravelas, mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo. Desta vez, além dos representantes das entidades conselheiras, esteve presente um grande número de empresários, vereadores, estudantes do curso de Turismo do Colégio Estadual Polivalente, lideranças de entidades locais e outros profissionais, como Eliana Molin, coordenadora da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, Leia Borges, coordenadora da pesquisa Inventário Turístico de Caravelas, Marzo Barreto, Secretário municipal de desenvolvimento econômico e João Paulo Saraiva, Secretário de Planejamento de Caravelas.

Entre os assuntos discutidos, chamou atenção as insformações repassadas pelo Secretário municipal de Turismo e Esportes, Fábio Negrão, sobre as ações de divulgação da cidade de Caravelas no Salão do Turismo de São Paulo, Show Room em Vitória e Ipatinga, no Fórum de Turismo de Salvador e as recentes visitas de canais de TV no município, além das informações sobre a nova classificação hoteleira proposta pelo Ministério do Turismo, os investimentos do governo federal para a Copa do Mundo de 2014 e a proposta da Secretaria Estadual de Turismo para que Salvador, a capital da Bahia, sedie o primeiro jogo desta Copa.

O secretário municipal aproveitou a oportunidade para solicitar dos presentes o apoio para realização de projetos relacionados ao tema do lixo, devido a uma pesquisa recente que apontou ser este um dos assuntos que têm chamado a atenção de turistas que visitam Caravelas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do seu servidor Toninho, deu informes, como a obrigatoriedade do município de aderir ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que indica a necessidade de redução da produção de lixo e sua coleta seletiva. O vereador Juninho do PT apresentou a Lei Municipal que trata desta questão e falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Prefeitura Municipal e outros órgãos locais. Toninho e Juninho chamaram atenção principalmente para a necessidade da comunidade aderir às propostas para resolucão dos problemas relacionados ao lixo e a necessidade de campanhas de sensibilização e limpeza urbana.

Vários outros assuntos receberam destaque, com discussões mais aprofundadas e apresentação de materiais de divulgação e prestação de contas dos trabalhos que v6em sendo realizados, como foi o caso da socialização de informações sobre a pesquisa do Inventário Turistico de Caravelas que está sendo feita pela ong IAPA com apoio de alunos do curso de Turismo do Polivalente.

Enfim, a reunião foi muito bem sucedida e os presentes puderam fazer uma avaliação muito positiva da atuação de Fábio Negrão, que assumiu em Abril deste ano a Secretaria Municipal de Turismo de Caravelas e vem buscando alternativas para incentivar a retomada do turismo em nosso município, como parceria com secretarias de governo, governo federal e do estado, outras organizações públicas, ongs, canais de tv e fóruns de discussão nacionais.














Fonte: Farol para Abrolhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário