domingo, 4 de setembro de 2011

Após prisão, ativistas voltam para casa

A manifestação terminou com uma cena cinematográfica. Uma tropa de choque isolou a área do edifício da OGX, no centro do Rio, e arrastou os manifestantes à força.
Os 18 ativistas do Greenpeace, presos nesta quarta-feira, 31, após protesto pacífico na sede da petroleira OGX, do bilionário Eike Batista, já foram liberados pela polícia.
CaravelasNews, Caravelas news, Abrolhos, greenpeace
Sem que nenhum executivo da OGX recebesse os ativistas, a manifestação terminou com uma cena cinematográfica. Uma tropa de choque isolou a área do edifício, no centro do Rio, e arrastou os manifestantes à força. Na confusão, até a imprensa foi levada para a delegacia.
Sem um posicionamento claro ao pedido do Greenpeace, a OGX reagiu com violência durante as mais de nove horas de protesto. Bloqueou os ativistas no saguão do edifício e cobriu a área com uma lona preta para evitar que jornalistas registrassem as imagens. A empresa também proibiu a entrada de comida e água. No fim do dia, as luzes foram desligadas e os ativistas ficaram no escuro.Os ativistas permaneceram duas horas na delegacia e poderão ser acusados por invasão de domicilio. Por sua vez, o Greenpeace denunciará a OGX por agressão contra os manifestantes, após truculenta reação da equipe de segurança da empresa.
Sob pressão, a OGX produziu às pressas uma nota que foi divulgada no início da tarde. Nela, a empresa respondia de forma muito vaga a carta do Greenpeace, enviada em 26 de julho passado, em que explicava a necessidade de uma moratória da exploração de petróleo e gás em Abrolhos. No comunicado, a petroleira de Eike Batista alega “respeitar a legislação ambiental vigente”. O mínimo que se esperava.
Por outro lado, a OGX afirma que seus blocos, distantes 150 km do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, não oferecem riscos ao Parque, o que demonstra completo desconhecimento dos estudos científicos sobre a biodiversidade da região.
Sem o apoio de Eike Batista à preservação de Abrolhos, o Greenpeace seguirá adiante sua campanha até que todas as empresas decidam aderir à proposta de moratória de exploração de petróleo em Abrolhos.
Nesta cruzada, sua ajuda é muito importante. Assine a petição e mostre que você também quer decidir sobre o futuro deste patrimônio natural do Brasil:www.deixeasbaleiasnamorarem.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário