sábado, 17 de setembro de 2011

Dia mundial de limpeza de praias movimenta sul da Bahia

Ação conta com apoio de voluntários e busca sensibilizar comunidade para o problema do lixo
O Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica Escola da Vida realizam neste sábado, 17, a limpeza nas praias do município de Caravelas, extremo sul da Bahia. A ação, que terá início às 7 da manhã em Barra de Caravelas, faz parte da comemoração do Dia Mundial de Limpeza de Praias, celebrado, geralmente, no terceiro sábado de setembro. O evento é marcado pela ação de voluntários que vão às praias coletar o lixo encontrado no local, responsável, muitas vezes por poluir mares e impactar negativamente na qualidade de vida dos animais marinhos. Em Caravelas, a ação, que já está em sua 15ª edição, é feita em parceria com a Associação Sócio-Ambiental Jogue Limpo.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias mobiliza e chama a atenção da comunidade, de estudantes e do poder público local para a necessidade da realização de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida do ambiente costeiro, com especial atenção à biodiversidade do Banco dos Abrolhos, maior  berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental. Apenas na edição do ano passado, cerca de 700 quilos de lixo foram recolhidos, em um único dia, ao longo de um trecho de 7,3 km. De acordo com o coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Kid Aguiar, “a ação é fundamental para sensibilizar a comunidade para a questão do lixo, que traz consigo uma série de complicações para o meio ambiente e para a saúde do planeta. As pessoas precisam se conscientizar que atitudes simples como esta fazem a diferença e devem ser feitas rotineiramente, pelo menos enquanto ainda houver pessoas que jogam lixo nas ruas ou em locais indevidos”, afirma.
 Para garantir forte adesão à campanha, diversos parceiros locais que também atuam na área ambiental foram convidados a participar e apoiar esta ação. A campanha conta com a coordenação e a participação do Patrulha Ecológica – Escola da Vida, do Instituto Baleia Jubarte, da Organização Sócio-Ambiental Jogue Limpo, ZM Embalagens – Saco oxibiodegradável para lixo, da Prefeitura Municipal de Caravelas, da Cepene, da Ecomar, do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, do Supermercado Supermais, da Arekypa Beer e do Restaurante Tio Berlindo.

Fonte: caravelasnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário