terça-feira, 6 de setembro de 2011


Projeto Manguezal trabalha com apoio da Fibria para a recuperação e valorização de áreas degradadas em Caravelas

Além da recuperação das áreas, o projeto contribui para a melhoria da renda das famílias ribeirinhas e dos moradores do município de Caravelas (BA)

Incentivar a exploração e comercialização de frutas transformando áreas antes não recuperáveis e ociosas em plantios diversificados é o trabalho realizado pelo Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas. Apoiado pela área de Meio Ambiente Florestal da Fibria, o projeto é executado pelo Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (Cepene) e pelo Centro Especializado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Além da recuperação das áreas, o objetivo é melhorar a renda das famílias ribeirinhas e dos moradores do município de Caravelas.

FONTE: Fibria Notícias, aqui.

No primeiro semestre deste ano, 11 famílias de agricultores foram beneficiadas com o recebimento de aproximadamente 2.500 mudas de Urucum Embrapa 36. “Esta variedade da planta foi selecionada para distribuição porque já possui mercado na região. A espécie também é de melhor adaptação, maior produtividade e teor de bixina (principal ativo corante do urucum) superior a 5% em comparação ao urucum nativo (Bixa orellana)”, explica o coordenador do Cepene, Ulisses Scofield.

Além de urucum, também foram distribuídas mudas de aroeirinha, graviola, pitanga e mangaba, entre outras. Em 2010, o projeto apresentou relevantes resultados: foram mais de 4 mil mudas de frutíferas plantadas e 18 famílias beneficiadas. De acordo com o Scofield, o sucesso da ação deve-se ao bom trabalho da equipe do Projeto Manguezal, locada no Projeto de Áreas Degradadas. “A equipe realiza a coleta, o beneficiamento das sementes, a produção das mudas, limpeza e preparação das áreas, abertura das covas, plantio e tratos culturais, além de prestar assistência técnica para que as famílias conduzam o plantio com sucesso”, ressalta o coordenador do Cepene. A equipe do Projeto Manguezal é composta por jovens da comunidade caravelense, as quais foram capacitadas para produção de mudas nativas.

Repercussão internacional

O Projeto Manguezal, patrocinado pela Fibria, vem ganhando reconhecimento internacional. Teses de doutorado desenvolvidas com base no projeto despertaram a atenção de estudiosos japoneses e alemães, que demonstraram interesse em conhecer a Base Avançada do Cepene/Ibama, em Caravelas. Lá são desenvolvidas pesquisas de manejo e monitoramento do manguezal para a preservação do ecossistema local e uso sustentável dos recursos pesqueiros, sendo levantados e analisados dados socioeconômicos, biológicos, pesqueiros, de cultivo e de recuperação do bioma local.

FONTE: Fibria Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário