sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Caravelas na Mídia

Caravelas vem sendo apresentada na mídia nacional. Recebemos reportagem de TVs de grande expressão nacional garantido assim altos pontos de audiência. Sabemos que dois fatores são importantes para esse “bum” das TVs, o primeiro são as baleias Jubartes, depois Abrolhos e por fim a cidade. O que está faltando para nossa cidade crescer turisticamente? Onde estamos falhando? É isso mesmo! Se existe erros, é por que contribuímos de alguma forma para que isso aconteça. Não é todo dia que canais de televisão como Globo, Record, SBT se interessam por uma cidade como a nossa, que fez questão de colocar de lado o que tínhamos de mais enriquecedor, a nossa História. Será que vamos continuar acreditando que essa belíssima cidade, com sua rica história que se contrasta com a de nosso país, não tem nada além de Abrolhos e Baleias Jubartes para ser mostrado? Chegou a hora de apresentar ao povo brasileiro uma cidade que tem anseios, sonhos e principalmente uma cultura peculiar, um povo encantador e muito capacitado.  

Se quisermos ser uma cidade turística precisamos primeiramente limpar a sala, colocar à vista os nossos quadros e postais, assim como elaborar um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo. Sei que para muita gente isso é quase impossível! Talvez por pensarmos assim, é que a linda Caravelas se tornou esse barquinho que aparenta está sem motor, à deriva e sem comando. Somos co-responsáveis por tudo isso.  Nosso comodismo e a falta de iniciativa como cidadãos faz com que aceitemos esse método retórico, e sem perspectiva de melhorias. Ou seríamos todos vítimas de falsas promessas? Assim só conseguiremos levar a nossa barca ao encalhe. Aproveitar os fatores favoráveis para desenvolver o Turismo em nossa cidade é muito bom, só não devemos achar de passar por cima dos outros potencias que temos. Vamos atrair a mídia nacional pela Cultura, pelo o Desenvolvimento Social e principalmente por termos uma cidade bela seus atributos naturais. Para, quem sabe, quando a nossa cidade for mostrada para o mundo, possamos ver a cara dessa gente amiga e hospitaleira, como diz o hino dessa cidade: No formoso rincão da Bahia, sob o pálio de luz do cruzeiro. Vive um povo de fibra sadia que se orgulha de ser brasileiro”. Sim, somos esses filhos orgulhosos, diríamos mais, temos envolvimento histórico, raízes plantadas nesse solo de férteis belezas e ricas manifestações. 

Caravelas, a cidade que espera por dias melhores, talvez ainda não tenha percebido que a hora chegou. Vamos fazer a diferença! Devemos aproveitar a oportunidade para resgatar não só o orgulho de ser brasileiro, mas, primeiramente o brio em ser Caravelense. 
Rua de Caravelas, com carasio colonial e igrejinha (foto web)
                  Por Edvaldo Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário