terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projeto proposto por empresa poderá ser uma alternativa de renda para Caravelas.

O país vem passando por grandes transformações, e todas as mudanças que acontecem só foram possíveis devido à participação direta do povo.  Para isto é preciso que as pessoas participem das diversas ações e oportunidades para trazer para suas comunidades os projetos desenvolvidos pelos governos e instituições privadas. Como o resto do Brasil, Caravelas também está passando por algumas transformações importantes, e toda comunidade vem sendo convidada a participar. 
O instituto VOTORANTIM, o BNDES e a FIBRIA realizaram na manhã do dia 20/12 uma reunião sobre a implantação do projeto REDES (Redes para o Desenvolvimento Sustentável). Vários segmentos da sociedade participaram diretamente do debate sugerindo idéias e discutindo propostas para a criação de um projeto participativo. Na oportunidade foi criado um Conselho, com representante do setor governamental, sociedade civil, setor empresarial e outras lideranças, dentre esses o Jornal Comunitário O SAMBURÁ. Na matéria a seguir você poderá entender melhor qual é a proposta e qual a importância do projeto para o município.
Segundo o site do Programa Redes, o objetivo é implementar projetos de geração de trabalho e renda, por meio do fomento de cadeias produtivas e qualificação profissional. Numa parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), firmada em dezembro de 2010 foi estabelecido que a proposta, com duração prévia de 5 anos, deverá se estender a 27 municípios, dos quais 25 já foram definidos, entre esses a cidade de Caravelas, Bahia. A proposta é construir uma rede capaz de fortalecer a economia inclusiva, articulada por uma instância participativa com representação dos 3 setores da sociedade – governo, iniciativa privada e terceiro setor. Para assegurar o compartilhamento de conhecimentos gerados no processo e a transparência no diálogo com as partes interessadas, a comunicação está sendo encarada como um pilar estratégico.                             Na primeira etapa foram feitos levantamentos de informações sobre as oportunidades dos municípios, com foco no potencial de geração de trabalho e renda e expectativas da população. De todo o processo se espera como resultados: implementação de projetos de geração de trabalho e renda que contribuam para transformar baixos índices socioeconômicos locais, a partir do estímulo ao desenvolvimento de cadeias produtivas e à qualificação profissional.  
Diálogo social e engajamento permanente com comunidades e lideranças (formais e informais), por meio da criação e/ou participação em conselhos comunitários, fóruns, comitês e instâncias democráticas locais que tenham papel propositivo para o desenvolvimento local e regional sustentável, também é importante. Já na segunda etapa haverá convocação de organizações proponentes para apresentação de propostas, com base nas linhas de ação priorizadas na 1ª etapa e visando o fomento de cadeias produtivas e a qualificação profissional. A partir da seleção de propostas desta etapa, as organizações locais proponentes receberão uma capacitação para transformar a sua proposta em um projeto completo, pronto para receberem recursos. Ao longo de todo o processo, os projetos em execução serão acompanhados e avaliados pela empresa do Grupo Votorantim presente na região (FIBRIA), com o objetivo de garantir os resultados propostos. No dia 16/01 haverá mais um encontro para definição das entidades aptas a participar do processo.
 
 
Fonte: Diario da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário