sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jornal O Samburá participa de reunião preparatória para as Conferências de ATER

Aconteceu ontem (08/02) no Auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos uma reunião de mobilização sobre Assistência Técnica e Extensão Rural para preparação da delegação que representará o Extremo Sul Baiano na Conferência Nacional de ATER que acontecerá entre os dias 23 a 26 de Abril em Brasília. 
Além de apresentar o histórico da ATER brasileira, o Engenheiro Agrônomo Paulo Adriano de Morais Medrado, Técnico em Desenvolvimento Rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA levantou junto com os presentes a problemática de nossa região. Os principais temas levantados foram relativos ao público prioritário, à utilização indevida de agrotóxicos, recursos para ATER, inadimplência relativa aos créditos como Pronaf, falta de organização de base, dificuldades no diálogo entre extensionista e agricultores, avanço das plantações de eucalipto em áreas com vocação agrícola, existência de 800 mil hectares de terras devolutas, 4 milhões de analfabetos, dificuldade de acesso a políticas públicas e 1 milhão de lares sem acesso a energia elétrica em nosso estado, entre diversos outros.
Foi socializada também a agenda de encontros, pois já no próximo dia 28/02 acontecerá em Teixeira de Freitas a Conferência Territorial preparatória para a Conferência Estadual, que acontece em Salvador no dia 12/03. De Caravelas devem ser selecionados até 15 delegados que representarão o município nestas atividades. Além do setor público, como Prefeitura Municipal, IBAMA e ICMBIO, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais e diversos agricultores e agricultoras de Caravelas e seus distritos. Veja algumas imagens:

Por Adriene Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário