segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reunião sobre ampliação e criação de novas Unidades de Conservação no Banco dos Abrolhos


Aconteceu na manhã do sábado (12/05),  organizada pela Conservação Internacional, Instituto Baleia Jubarte e Patrulha Ecológica, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, uma reunião de esclarecimento sobre a realização das consultas públicas para discussão das propostas da Criação da Área de Proteção Ambiental do Banco dos Abrolhos, da Ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, da Criação do Refúgio de Vida Silvestre Baleia Jubarte e da Criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Foz do Rio Doce.

Com grande participação popular, principalmente de pescadores e pescadoras artesanais dos municípios de Alcobaça, Prado e Mucuri, além dos grupos de Caravelas, instituições públicas e organizações ambientalistas, na ocasião, além de um histórico bem completo da proteção do Banco dos Abrolhos, apresentada pelo Oceanógrafo e Analista Ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Marcello Lourenço, aconteceram discussões mais aprofundadas sobre a visão que os grupos de pescadores têm da proposta e dos novos limites de proteção propostos. 
Na ocasião foi chamada a atenção dos presentes para a necessidade de estar organizado para poder fazer as considerações e apresentar propostas alternativas na consulta pública e que qualquer manifestação sobre estas propostas deverão também ser enviadas via e-mail consultapublica@icmbio.gov.br ou por correspondência para: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação – DIMAN, Coordenação de Criação de Unidades de Conservação – COCUC, endereço: EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Brasília/ DF. CEP: 70.670-350.
O Jornal O Samburá esteve presente e pôde notar, no entanto, com preocupação, a ausência das lideranças dos pescadores de Barra de Caravelas, resultado da pouca mobilização feita em nossa comunidade nos dias anteriores à reunião. Lembramos que apesar desta ter sido apenas uma reunião preparatória para a consulta pública do dia 17/05, é importante a presença dos vários grupos de pescadores, afim de contribuir mesmo para a formação política desses pescadores e também para evitar os tão comuns conflitos de interesses com pescadores de outros municípios e com o próprio governo.

Atenção: Acontecerão reuniões nos municípios de Porto Seguro, Caravelas, São Matheus e Linhares. Aqui em Caravelas o encontro será no dia 17 de Maio, às 16:00 horas, na Sede do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na Praia doKitongo.  Para saber mais visite aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário