segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Encontro com a imprensa reúne jornalistas em Aracruz

Jornal Comunitário O Samburá e Jornalistas do extremo sul da Bahia e do Espírito Santo visitam a Fibria, Portocel e o Cereias.

Com uma programação diversificada, funcionários da Fibria receberam, na última terça-feira (25/09), um grupo de jornalistas do extremo sul da Bahia e do Espírito Santo. O objetivo da visita foi repassar ao grupo informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa, principalmente no que diz respeito aos plantios florestais. O tema foi abordado pelas engenheiras florestais Maria José Zakia e Carolina Bozetti Rodrigues, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF/USP), e pela jornalista Maria Zulmira de Souza, idealizadora do Repórter Eco, primeiro programa televisivo brasileiro especializado em meio ambiente, exibido pela TV Cultura. “Prática Florestal e sustentabilidade” foi o tema abordado.

O grupo foi recebido pelo coordenador de Comunicação da Fibria, Pedro Torres que destacou a satisfação em receber os jornalistas para conhecer a empresa mais de perto.  O consultor de sustentabilidade Antonio do Nascimento Gomes apresentou os desafios da Fibria e o novo modo de atuação socioambiental sustentável e de relacionamento com as comunidades e oportunidades com foco nos programas de desenvolvimento local. Os projetos que receberão o apoio da Fibria têm como princípios a transparência e ética, a promoção do desenvolvimento local e a geração de valor para a empresa e para a comunidade, segundo explicou Nascimento.
 
O engenheiro Áureo Machado, gerente de manutenção da indústria, apresentou aos convidados todo o processo de produção da celulose, desde a chegada da madeira no pátio da fábrica até o enfardamento e expedição dos fardos de celulose para o Portocel,  localizado a 2 km. Em Portocel, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer os berços de atracação dos navios que transportam a celulose para o mundo e os berços de atracação das barcaças de celulose que vem da Veracel e de madeira que chega de Caravelas. Cada barcaça retira da BR 100 caminhões de madeira.

O grupo também visitou o Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, instalado em uma área de 11,5 hectares cedida pela Fibria, que acolhe e reabilita animais apreendidos pela fiscalização ambiental. O Cereias dispõe de 58 viveiros com capacidade para abrigar até 2 mil animais. Alguns animais chegam ao local muito machucados, como uma jaguatirica que chegou com uma das patas quebradas e teve que ser amputada. Este animal, segundo o presidente do Cereias, Luciano Lisbão, não poderá ser reintroduzido ao seu habitat natural.
O encontro com as engenheiras florestais Maria José Zakia e Carolina Rodrigues do IPEF/USP e a jornalista Maria Zulmira de Souza serviu como ponto de esclarecimento para dúvidas sobre plantio de florestas, consumo de água, biodiversidade, apresentação da linha do tempo desde a Rio+20, em 1992, tecnologia, relacionamento com comunidades e de informações quanto à sustentabilidade de todas as ações no dia a dia de cada um. “Nossa proposta, com esse encontro, foi colocar o jornalista em contato com os temas importantes, como o novo papel das empresas na sociedade e como a mídia insere os conceitos de sustentabilidade nas informações que leva à comunidade”, disse Maria Zulmira de Souza.

Fonte: Sandra Cola - Pauta 6 comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário