terça-feira, 17 de setembro de 2013

1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura começa nesta segunda-feira, em Teixeira de Freitas


O 1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura começa nesta segunda-feira (16/9), às 14h, e vai até a sexta-feira (20/9), no Clube Kaikan, em Teixeira de Freitas,.

Organizado pela Direc 9 e coordenado pelas professoras Marcilea Freitas e Maria Aparecida Martinuzzo, o 1º Encontro Estudantil será palco da I Conferência Regional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (dia 16/9); e dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA) (dia 17/9); Tempos de Arte Literária (TAL); Produção de Vídeos Estudantil (PROVE) (dia 19/9); e, por fim, o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE).

Do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), que acontece na quarta-feira (18/9), por exemplo, participam os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais.

Em sua quinta edição, o Sarau do TAL, como é conhecido, se desenvolve em três fases: 1) a produção de leituras, a criação literária e a realização de saraus escolares; 2) os 33 saraus regionais das Direc, com possibilidades de homenagens aos literatos, aos trovadores, aos poetas, etc.; 3) o Sarau estadual realizado pela Secretaria da Educação, na cidade de Salvador, com a participação de 500 estudantes e profissionais da educação, artistas e literatos.

A 4ª edição do TAL de 2012 foi vencida por Lucas Lopes da Rocha com o poema “O homem invisível”. Por conta do primeiro lugar, ele ganhou até moção de congratulação da Câmara Municipal de Itanhém, sua cidade natal. Lucas já está confirmado na final regional de quarta-feira.

O TAL é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literária e cultural que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a partir de março de 2009, configurando-se como o maior projeto de arte literária com a juventude estudantil, demarcando um novo tempo na história da educação baiana, no processo educativo e na formação cultural dos estudantes da rede estadual.

Segundo a professora Marcilea Freitas, o projeto foi concebido a partir de uma perspectiva abrangente, para promover o exercício da leitura, produção textual, contribuindo para a apropriação do conhecimento literário, a criação e a visibilidade de bens literários estudantis.
“Isso possibilita ao aluno a capacidade de desenvolver as lutas com e pelas palavras, em seus sentidos histórico e social”, disse a professora.

A professora Maria Aparecida Martinuzzo, a Cida, citou alguns dos objetivos do projeto TAL: estimular a produção literária nos contextos escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer.

“O projeto tem a missão de promover também um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para a transformação dos contextos escolares. Claro que o TAL estimula o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever”, disse Cida.

As professoras informaram que os vencedores da etapa regional dos projetos vão participar da grande final em outubro, no Pelourinho, em Salvador.

O poeta e jornalista A. Zarfeg, da comissão julgadora, é só elogios para o Sarau do TAL. “Somente por incentivar a prática da produção textual, em prosa e versos, o projeto já pode ser considerado vitorioso. Meus sinceros parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa positiva”, elogiou Zarfeg.

Fonte: Teixera News

Nenhum comentário:

Postar um comentário