sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pesquisa do IBJ - Instituto Baleia Jubarte mostra impacto da poluição em botos-cinza

A médica-veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Adriana Colosio, participou nesta semana do VII Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), que aconteceu na Unisinos, entre os dias 02 e 04 de outubro. A pesquisadora do IBJ apresentou o banner científico intitulado “Corpos Estranhos encontrados em estômagos de botos-cinza (Sotalia guianensis) no litoral do Banco dos Abrolhos”.
O estudo apontou que de 36 animais examinados em 8,3% deles foram encontrados corpos estranhos no estômago. Entre os materiais encontrados havia fragmentos de plástico, fios de nylon e um anzol. Nenhum dos materiais ocasionou a morte do animal, mas pelo menos no caso do anzol foi observado sinal dele estar causando uma inflamação no estômago do boto que o ingeriu.
Segundo Adriana Colosio “os mamíferos aquáticos são considerados sentinelas do ecossistema marinho, por representarem um ótimo modelo de avaliação dos níveis de poluição das águas que habitam”. Apesar dos inúmeros estudos conduzidos na última década sobre o boto-cinza e da grande pressão humana exercida sobre o seu habitat, esta espécie ainda não tem seu status de conservação estabelecido sendo classificada como “Dados Insuficientes” por órgãos ambientais nacionais e internacionais.
O objetivo do ENCOPEMAQ é de promover o intercâmbio entre os profissionais da área de mamíferos aquáticos, com subsídio à pesquisa, ao ensino e à extensão e discutir iniciativas que visem à atualização da legislação voltada à conservação ambiental.
SIMMAM
Nos dias 03 e 04 de outubro Adriana também participou da Reunião SIMMAM (Sistema de Monitoramento de Mamíferos Marinhos), representando o Instituto Projeto Baleia Jubarte. No encontro foram discutidas estratégias para transformar as informações armazenadas neste banco de dados em artigos e publicações que auxiliem na conservação de baleias e golfinhos nas águas brasileiras.

Fonte: IBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário