segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Teixeira de Freitas adere ao Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama

 

Um mês inteiro em defesa da saúde feminina, sobretudo, na luta contra o câncer de mama- este é o propósito do Outubro Rosa, uma iniciativa mundial que a cada ano ganha mais força e que no Brasil já está se tornando tradicional. Em Teixeira de Freitas a Prefeitura fez questão de mostrar seu engajamento à causa dando iluminação especial ao prédio em que está instalada. As ações de conscientização estão sendo promovidas pela Unacon.
Neste ano a programação começará no sábado (05) com carreata, nos dias 8 e 10 haverá palestra para estudantes da área da saúde e no dia 22 será realizado um Simpósio. As mastologistas Rosicarla Pinto e Daniela Pratti foram convidadas. O Dia Rosa será celebrado no dia 25, sexta-feira, com palestras, sorteios e atividades lúdicas, a partir das 14 horas na Rua da Casa da Cultura (galeria Costa Pinto).
O Outubro Rosa: Segundo informações do site www.outubrorosa.org.br, o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, nome que remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

 A história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 
 A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos e outros, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Por: Liberdadenews/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário