segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Nenhum “PINGO” de veneno em Caravelas




As intoxicações em animais de estimação podem ser acidentais ou criminosas. Os gatos sofrem mais com envenenamentos propositais. No entanto, as clínicas recebem mais casos de cães envenenados,porque os gatos costumam passear sozinhos, acabam ingerindo veneno fora de casa e morrendo sem socorro. Enquanto os cães, normalmente, são envenenados no próprio quintal de casa ou nos passeios com o proprietário, facilitando a descoberta do envenenamento.
O veneno mais frequente envolvido nesses casos é o "chumbinho", um poderoso tóxico que é comercializado ilegalmente para matar ratos. Porém, estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morra bem próximo ao alimento envenenado, comumente é o mais velho o primeiro a se alimentar e, logo que ele morre os mais novos rejeitam o alimento.
O "chumbinho" é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo.Geralmente possui a forma de um granulado cinza escuro ou grafite (“cor de chumbo”). Não existem recomendações de segurança para a aplicação de “chumbinho” como raticida. Trata-se de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância. Quem produz e comercializa são quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (através de roubo de carga, contrabando a partir de países vizinhos ao Brasil ou desvio das lavouras), fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal. Algumas casas agrícolas irresponsáveis, botecos e armazéns também comercializam “às escondidas” este veneno, agindo igualmente de forma clandestina.
O “chumbinho”trata-se de um veneno agrícola (agrotóxico), de uso exclusivo na lavoura como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas. Os agrotóxicos mais encontrados nos granulados tipo ‘chumbinho’ pertencem ao grupo químico dos carbamatos e organofosforados, como verificado a partir de análises efetuadas em diversas cidades do país. O agrotóxico aldicarbe figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50 % dos ‘chumbinhos’ analisados. Outros agrotóxicos também encontrados em amostras analisadas de ‘chumbinho’ são o carbofurano (carbamato), terbufós (organofosforado), forato (organofosforado), monocrotofós (organofosforado) e metomil (carbamato). A escolha da substância varia de região para região do país.

O chumbinho não mata apenas o animal envenenado, no Brasil, são registradas cerca de 200 mortes de crianças causadas pelo chumbinho por ano.
O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo em até 30 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita. Os sinais de intoxicação podem ser vários: salivação (o animal começa a babar), vômitos, diarreia, convulsão, inquietação ou prostração, incoordenação, tremores, falta de ar (dispneia), hemorragiaoral ou nasal, fraqueza, pupilas contraídas, hipertermia etc.. O veneno causa lesões nos pulmões, fígado e rins.
Se o seu animal apresentar um ou mais sintomas leve imediatamente para o veterinário, pois ação do veneno é muito rápida. O fato do cão ou gato ter ingerido ou lambido um rato morto ou agonizante já é um alerta para a possibilidade de intoxicação. Fique atento!
Os animais intoxicados são tratados com carvão ativado para evitar a absorção do tóxico pelo organismo, sulfato de atropina para conter a maioria dos sinais causados pelo aldicarb, lavagem estomacal (até 2h após ingestão), soroterapia para eliminar mais rápido o veneno, anti-hemorrágico e anticonvulsivantes.Quem coloca propositadamente iscas com "chumbinho" (ou qualquer outro veneno) para matar o cão ou gato do vizinho está cometendo um crime e será preso, pois infringe a Lei Ambiental! Além dele próprio estar correndo riscos pela manipulação e estocagem do produto.
O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa. A comercialização do “chumbinho” também é crime contra saúde pública.

A COMPRA E VENDA DE CHUMBINHO É CRIME. DENUNCIE!!

Sendo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária descentralizado, a fiscalização e apreensão de produtos cabem às autoridades sanitárias locais.
Telefone  daVigilância Sanitária de Caravelas: 73 3291 1717

Esse texto é dedicado a todos os animais que já sofreram por um ato crimininoso de envenenamento e para seus tutores que perderam seus amados animais.
“PINGO”: Gato, macho, ainda filhote na época em que foi envenenado intencionalmente com uma “bola de carne” infestada por “chumbinho”, que foi jogada covardemente dentro do quintal de sua tutora. Felizmente o Pingo não faz parte da triste estatística de mortes causadas por “chumbinho”, graças aos seus anjos da guarda, pois ele teve os primeiros socorros realizados imediatamente.

Fonte: Associação amigos protetores de Cães e Gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário