segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO PARA O TURISMO - TURISMO PARA A EDUCAÇÃO

Grupo de Estudante e Professores do Curso na Ilha de Santa Barbara
É incontestável o potencial que Caravelas tem para o turismo, e por sua vez, o turismo pode ampliar as possibilidades de geração de trabalho e renda,  de valorização cultural, de conservação ambiental, e outros fatores. É pensando nisso que temos no Colégio Polivalente de Caravelas o Curso Técnico em Guia de Turismo, voltado para a educação profissional na área.
Uma das ações do curso é propiciar atividades de campo. Em novembro de 2013 alunos e professores saíram das salas de aula para conhecer, reconhecer, vivenciar, observar e refletir sobre: serviços, estruturas e importância social, econômica, cultural, ecológica e práticas do turismo, através de visitas/viagens ao  Arquipélago dos Abrolhos, Coroa Vermelha - Nova Viçosa BA, e a Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália -BA.
Nos dias 12 e 13 de novembro: Viagem ao Arquipélago dos Abrolhos com pernoite. Muitas coisas chamaram a atenção pela beleza e sensações que despertaram: a visita ao Ponto Fixo na Ilha de Santa Bárbara de paisagem exuberante,  a Ilha Siriba e sua graciosa fauna e os surpreendentes espetáculos submersos que puderam ser apreciados nas práticas de  mergulho livre.
No dia 19 de novembro: uma visita a Ilha de Coroa Vermelha em Nova Viçosa, cujo objetivo também era apresentar esse lugar tão belo e mesmo assim desconhecido de muitas pessoas de Caravelas. Práticas de turismo na região estão relacionados às condições naturais, como horários de maré. Coroa Vermelha é uma "pérola", única, que merece ser conhecida, mas também necessita do cuidado de todos!
Nos dias 23 e 24 de novembro: Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, da Costa do Descobrimento. Fomos conduzidos por guias especializados (Luísa e Zau), nos hospedamos em pequeno hotel para vivência de situações como hóspedes; visitamos o Centro Histórico, Coro Vermelha, o aeroporto, o Hotel Náutico, o complexo de Lazer Barramares e a Reserva Indígena da Jaqueira.
A viagem toda foi uma festa! No ônibus, durante todo trajeto atividades foram desenvolvidas pelos alunos, como, procedimentos de embarque e desembarque, serviços e dinâmicas de bordo, entrada e saída no hotel.
A história, impactos do turismo, atividades no aeroporto, hospedagens e alimentação, atrações culturais trouxeram importantes reflexões, e com isso, maior compreensão sobre o mundo que nos cerca, sobre quem somos nós e nosso papel como cidadãos.
Em Caravelas, estudantes  ou não, todos precisamos conhecer os nossos e demais atrativos, serviços, estruturas e discussões sobre turismo, para que assim, possamos ter mais "bagagem" para a ação em nossa cidade.


Curso Técnico em Guia de Turismo - Educação Profissional Pública
Turmas - matutino e noturno
Matrículas:  Final de janeiro/2014

Informações:
Colégio Polivalente de Caravelas
fone: (73) 3297-1008



Mergulho noturno em Abrolhos


Ilha Siriba






Saída para Porto Seguro

Adicionar legenda




















Nenhum comentário:

Postar um comentário