terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aeroporto das Conchas de Caravelas, história e glória recuperadas

O Aeroporto das Conchas está na memória do povo Caravelense, que lembra os anos de grande movimentação na cidade, quando agitava a vida pacata dos moradores da região e ajudou muito a economia local. Os moradores que presenciaram esta fase contam O aeroporto de Caravelas chegou a ter cinco empresas operando comercialmente, com voos regulares. Também contam que devido aos vôos internacionais era possível ter acesso ao jornal New York Times do dia e “pegar carona” nos vôos regulares que iam e vinham a Recife e ao Rio de Janeiro.
 
Moradores mais antigos contam que já na década de 1920 existia uma pista de terra batida no local, mas o Aeroporto como conhecido hoje em dia foi construído na década de 1940 pelos americanos em acordo com Governo brasileiro, com o objetivo de atuar como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os americanos instalaram bases aéreas em cinco pontos estratégicos na América do Sul: Belém (PA), Natal (RN), Salvador, Recife (PE) e Caravelas (BA). Nesta época pousavam aqui aviões supersônicos e cargueiros. O Sr. Elias Siquara, de 91 anos, guarda na memória a época em que a cidade estava em clima de guerra e conta que "até cassino eles colocaram pra funcionar. Era um movimento grande, com os militares andando pela cidade”, observou Elias.

Com o fim da guerra o aeroporto continuou em funcionamento, até que em 2007 foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às precárias condições das pistas, que estariam soltando britas e causando risco às aeronaves. Em julho de 2009, quando o então presidente Lula e o Governador Jaques Wagner estiveram em Caravelas para a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e criação da Reserva Extrativista de Cassurubá, nos manguezais da região de Abrolhos, em seu discurso ele já prometia a revitalização do Aeroporto, que iniciou em dezembro de 2010.


Sob responsabilidade da Aeronáutica, o investimento de R$ 18 milhões veio através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal e está sendo aplicado através de convênio com o 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, que executa a obra de restauração das pistas e pátio. Folheando o Samburá você acompanha uma entrevista com o Capitão Marcus César, militar responsável pela obra do Aeroporto.  Clique aqui!














Nenhum comentário:

Postar um comentário