terça-feira, 24 de março de 2015

Parque de Abrolhos promove encontro de Capacitação sobre Monitoramento de Tartarugas Marinhas com Projeto Tamar

Entre os dias 2 e 5 de março, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) recebeu a visita de dois técnicos do Projeto Tamar. O objetivo foi planejar e capacitar a equipe local para a execução do monitoramento das tartarugas marinhas na Unidade de Conservação (UC). 
O intercâmbio entre os técnicos envolvidos permitiu a qualificação da equipe de monitores e de um analista ambiental do Parque para as atividades de captura e marcação das tartarugas marinhas e o planejamento da dinâmica de campo para realização da atividade. Abrolhos figura entre as áreas protegidas relevantes para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, uma vez que tem em seu plano de manejo o objetivo de proteger essas espécies.
O Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas aponta para a importância da avaliação da região de Abrolhos como área de alimentação, em especial para a tartaruga-de-pente, e prevê entre outras ações a caracterização do uso da área dos Abrolhos como alimentação dessa espécie. A área do Parque também é frequentemente visitada para alimentação pelas tartarugas verde e cabeçuda, que utilizam algumas praias do arquipélago para reprodução. 
Na ocasião, além da marcação inicial de tartarugas, a equipe também presenciou a eclosão de um ninho da tartaruga cabeçuda, quando 15 filhotes foram liberados rumo ao mar, e analisou outros ninhos. “O procedimento de marcação é realizado em todas as tartarugas encontradas vivas, o que permite, em caso de recapturas, a obtenção de informações importantes sobre crescimento, período de residência e deslocamento desses animais, taxas de sobrevivência e uso do habitat”, explicou Jonathas Barreto, coordenador da base do Tamar em Regência (ES). No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a principal forma de captura para marcação será por meio do mergulho livre.
“Esperamos que o monitoramento das tartarugas marinhas forneça informações importantes para a ampliação do conhecimento e da conservação da Unidade de Conservação, de forma a somar com iniciativas já existentes. Também almejamos que a atividade realizada pela própria equipe do Parque facilite a absorção dos conhecimentos pelos monitores e voluntários, que poderão, por sua vez, difundir de forma qualificada o conhecimento sobre essas espécies, que são um dos grandes atrativos do Parque aos visitantes”, afirmou Fernando Repinaldo Filho, analista ambiental  da UC.
 Após três dias de trabalho intenso na área do Parque, a equipe do Tamar realizou uma palestra no Centro de Visitantes da Unidade, da qual participaram conselheiros, instituições locais, parceiros, visitantes e outros interessados. Na palestra foi apresentada a experiência do Projeto TAMAR para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil e apresentado aos presentes a importância do Parque Nacional marinho dos Abrolhos para a conservação das tartarugas marinhas, e consequentemente a importância do monitoramento das espécies.

FONTE: Parnam Abrolhos, também disponível aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário