quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Informes da Resex de Cassurubá

Atividade 01: Processo Formativo Solidário



Teve início o ciclo de processos formativos em Economia Solidária da Resex de Cassurubá. Este processo formativo é um dos principais elementos do Projeto Cassuruçá - Uma Rede Solidária do Caranguejo-Uçá.
Esta primeira etapa do processo formativo, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de julho, contou com o apoio de Magda de Almeida (Unisol Bahia) e Ademar Bogo (Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica). Foram apresentados os princípios da Economia Solidária, exemplos e experiências exitosas desta nova relação de trabalho. A capacitação foi baseada em metodologias participativas, na oralidade e na musicalidade. Os ribeirinhos se sentiram a vontade para expor a atual situação de exploração vivenciada em relação aos atravessadores de caranguejo e manifestaram o total interesse em integrar a Rede Solidária do Caranguejo-Uçá.

O professor Ademar Bogo aproveitou a oportunidade para plantar a semente de práticas agroecológicas e se colocou a disposição para a apoiar os nossos comunitários a desenvolver a pequena agrícola como forma de melhorar a renda familiar e oferecer alternativas às práticas extrativistas.

No final do encontro ainda rolou uma pequena roda de capoeira, protagonizada pelo nosso amigo Venicius e um de seus discípulos.

Atividade 02: Reunião com a Marinha

No dia 23 de julho a Resex de Cassurubá realizou uma reunião com a Marinha do Brasil, na figura do Sgt. Morais. O objetivo do encontro foi alinhar a Resex de Cassurubá ao sistema SAR, protocolo de Busca e Salvamento global, como forma de contribuir de maneira eficiente caso ocorram acidentes envolvendo pescadores artesanais. Definimos uma agenda para a construção de um protocolo local, assim como uma futura capacitação para as equipes da Resex de Cassurubá e do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Após este encontro houve a necessidade de uma atuação em parceria com a Marinha do Brasil. Neste último sábado, dia 01 de agosto, um pescador da comunidade de Barra de Caravelas não retornou após o dia de trabalho. A marinha e o ICMBio local foram contactados pela comunidade, e com o apoio da embarcação Abrolhos (recente aquisição do Parque Nacional Marinho de Abrolhos) foram realizadas buscas nas áreas possíveis. No entanto o resgate foi realizado por uma embarcação pesqueira de Caravelas, que felizmente encontrou a embarcação presa a rede de pesca. As buscas foram dificultadas pela total ausência de sinalização por parte do pescador, que não possui ao menos uma lanterna.

O Sgt. Morais tem demonstrado grande empenho e comprometimento público com os pescadores da nossa região. Já participou de várias reuniões com os pescadores das nossas comunidades com o intuito de difundir ideias e práticas mais seguras. Pudemos presenciar uma delas na comunidade de Barra de Caravelas, reunião esta promovida pelo Presidente, Sr. Antônio, e Vice- Presidente, Marina Portela, da Associação dos Moradores e Pescadores da Comunidade de Barra de Caravelas.

Atividade 03: Visita a Bahia Pesca


Na última semana a Associação dos Moradores da Tapera e Miringaba e a Resex de Cassurubá visitaram a Bahia Pesca em Salvador. A razão do encontro foi o Projeto de Cultivo de Ostras que será implantado na comunidade ribeirinha.

Fomos recebidos com entusiasmo e solicitude pelos colegas Bruno e Sanches, ambos da equipe técnica da empresa pública da Bahia. A equipe nos garantiu que na primeira quinzena de setembro as estruturas dos criatórios serão instaladas e que em nove meses após provavelmente as primeiras colheitas já serão possíveis.

Aproveitamos a oportunidade para tratar outros futuros projetos que venham a beneficiar as nossas populações tradicionais, oportunizando a melhoria da economia familiar e qualidade de vida das pessoas, e como consequência reduzindo a pressão sobre os recursos naturais.

Atividade 04: Fiscalização em Alcobaça

A equipe de fiscalização da Resex de Cassurubá realizou na última semana uma operação de fiscalização no município de Alcobaça. Esta ação foi resultado de uma provocação feita pelos próprios pescadores daquele município. A colônia de pescadores Z24, na figura do seu Presidente Pedro Samarony (Goroçá), nos apresentou um abaixo-assinado com 125 assinaturas solicitando a ação por parte da Resex.

O caso é relacionado a prática de arraste em balão duplo que foi introduzido recentemente por um dos pescadores da região, que trouxe a técnica após passar um tempo pescando no estado do Espírito Santo. A pesca com balão duplo não é permitida na Resex de Cassurubá devido ao Acordo de Pesca (Portaria ICMBio 179/2013).

Apesar de não ter sido encontrado nenhum balão duplo na água os pescadores denunciados foram abordados e informados sobre o Acordo de Pesca, assim como receberam cópias do documentos. Foram alertados que caso a irregularidade voltar a ocorrer sofrerão as sanções administrativas e penais devidas.

Atividade 05: Bolsa Verde

Nesta última semana do mês de julho teve início mais uma rodada de assinaturas de termos de adesão ao Programa Bolsa Verde pela Resex de Cassurubá. Mais de uma centena de comunitários e comunitárias foram atendidos pessoalmente pela analista ambiental Priscilla Estevão, sendo assinados até o momento 42 termos. Além de realizar os procedimentos burocráticos que permitem o acesso ao benefício, a colega Priscilla aproveitou a oportunidade para explicar em detalhes os objetivos do programa e informar sobre as próximas reuniões que irão definir o Perfil do Beneficiário da Resex de Cassurubá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário