terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Últimas informações sobre a história da pluma de sedimentos da Samarco em Abrolhos

 Imagem do dia 10/01 do monitoramento da pluma de turbidez realizado pelo Ibama/http://www.governancapelodoce.com.br/
O presidente do ICMBIo, Cláudio Maretti, está em Caravelas para se reunir com técnicos, comunidade e operadores de turismo. Com uma postura séria e objetiva, ele tem publicado informações atualizadas através das redes sociais sobre o assunto. 
Segundo Maretti: "Provavelmente a "lama da Samarco" oscilou entre se dirigir para sul e norte nos últimos dias. Não há nenhuma indicação de restrição ao turismo no sul da Bahia. O monitoramento visa comprovar origem dos sedimentos e comprovação de eventual dano à biodiversidade. As unidades de conservação, como parques e reservas, são tão importantes para os interesses de conservação da sociedade brasileira que merecem essa atenção. A Reserva Biológica de Combois foi a mais afetada até agora, mas há outras cinco sob análise -- APA (Área de Proteção Ambiental) Costa das Algas, Reserva de Vida Silvestre de Santa Cruz, Reservas Extrativistas de Cassuruba e Corumbau, além do Parque Nacional Marinho de Abrolhos". 
Com a coordenação do ICMBio e a parceria de uma série de instituições, o Projeto Coral Vivo está realizando as filtragens das amostras coletadas em Abrolhos. O material será enviado para a Universidade do Estado de Rio de Janeiro e para a Universidade Federal do Rio Grande para análises. Vão comparar com material coletado previamente no desastre das barragens de Mariana. Cabe destacar que nos locais de coleta ocorrem naturalmente revolvimento de sedimentos. Somente após as análises da Uerj e da Furg saberemos se é o mesmo de Mariana. (Informação Coral Vivo)
Para saber mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário