quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Caravelas realizou o melhor carnaval do extremo sul da Bahia

Caravelas realizou o melhor carnaval de rua do extremo sul da Bahia, diz prefeito Jadson Ruas 
Banho de cheiro ao som do trio Pop Rio com Daniel Show Lú Reis e Banda encerrou nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o melhor carnaval de rua do extremo sul baiano. O Carnaval de Caravelas começou no dia 4 de fevereiro com a escolha do Rei Momo e Rainha e encerrou com o famoso e tradicional banho de cheiro que acontece todos os anos na Praça Teófilo Otoni.
Na festa momesca, que possui influência do Carnaval da capital, é comum ver os trios elétricos puxando a galera com o ritmo que rege a folia baiana, o axé music. O Carnaval do Trio Elétrico realmente é uma marca registrada da Bahia, afinal, como está na letra de Caetano Veloso, “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.
Em Caravelas, distante 822 quilômetros de Salvador, cidade com pouco mais de 22 mil habitantes, não é só o Axé que impera. O ritmo vem acompanhado de vários outros como o reggae e a swingueira, por exemplo. Além disso, existe um apelo cultural muito grande, que força os organizadores a manterem a tradição do carnaval dos blocos culturais, das marchinhas e das escolas de samba.
kitd2Como ocorre em todos os anos, as ruas Barão do Rio Branco, Sete de Setembro, além das Praças 15 de Novembro, Santo Antônio e Teófilo Otoni, foram ornamentadas para servir de passagem para blocos, escolas de samba e trios elétricos. A ornamentação, com o tema “Do Frevo ao Axé” pode ser considerada sem nenhum exagero, uma das mais belas ornamentações da região. O projeto desenvolvido pelo Grupo Cultural Arte Manha, possui postes de madeira com luminárias em  postes com painéis com ilustrações na parte frontal com figuras marcantes do carnaval (Pessoas que colaboraram e tem colaborado atualmente para o brilho da festa).
Atrações como Som do Povo, Kit Ilusão, Gian e Cristiano, Xelão Comando X, Jarley e Banda Swingue Porradão,  passaram pelo circuito da festa. A Escola de Samba Irmãos Portela desfilou no domingo dia 7  e na segunda-feira dia 8 foi a vez da Escola de Samba Coroa Imperial. Além disso, destacaram-se as Bandas de Caravelas, Santo de Casa, Caio Magno o Rei da Folia, Daniel Show Lú Reis e Banda, Banda Pontal, Banda Ciclone, Los Barrut´s, Maimbanda, Denison Borges e Banda Tributo Reggae, as marchinhas Recordar, Flisa, Siripoia e Marcha Frevo.
kitd3Ponto que merece destaque foi a segurança, atribuição dos policiais militares, com o apoio da Cipe-Mata Atlântica, Corpo de Bombeiros e da Policia Civil. E pelo terceiro ano, Caravelas também adotou o sistema de monitoramento de câmeras em todo circuito da festa. O Carnaval de Caravelas seguiu até esta quarta-feira de cinzas, quando aconteceu o banho de cheiro com o encontro de trios às 6h, ocasião em que um carro pipa, com água misturada a uma essência aromática, proporcionou aos foliões um verdadeiro banho perfumado, que segundo alguns, garante o retorno dos foliões no ano que vem. É preciso destacar o trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que colocou o bloco da limpeza nas ruas todos dias do carnaval mantendo a cidade sempre limpa recolhendo toneladas de lixo, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu coletoras de lixo em todo circuito do carnaval, além folhetos informativos de como preservar o meio ambiente.

Fonte: Teixeira News

Nenhum comentário:

Postar um comentário