segunda-feira, 28 de março de 2016

Fibria apóia a troca de redes de pesca conforme acordo com pescadores da Reserva Extrativista do Cassurubá

 
Pescadores dos municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa  já estão recebendo novas redes com medidas adequadas para a pesca na Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá. A substituição dos materiais está sendo realizada com o apoio da Fibria, que repassou recursos às associações representativas do setor de Pesca e acompanha a compra e a troca, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor desta Unidade de Conservação. 

A previsão é que cerca de 3 mil panos de redes sejam substituídos para atender ao Acordo de Pesca na Reserva Extrativista de Cassurubá (Portaria ICMBio no 179/2013, art. 5o). Além das redes, serão entregues cem kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos pescadores e aos marisqueiros para garantir a sua segurança.
Para acompanhar o andamento do processo de aquisição das redes foi formado um colegiado de líderes, constituído por associações e representantes locais, que realizou várias reuniões com instituições que representam os pescadores. Essas ações fazem parte do Programa de Apoio à Comunidade Pesqueira.

As discussões envolveram: a Fibria, Colônia Z24 (Alcobaça), Colônia Z25 (Caravelas), Colônia Z29 (Nova Viçosa),

Associação dos Morasdores da Tapera Miringaba (AMTM), Associação de Barra de Caravelas, Associação de Marisqueiros(as) Aquicultores(as) e Pescadores(as) de Nova Viçosa (ASMAP), Associação dos Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (APESCA), Associação dos Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas (AMPAC), Cooperativa das Marisqueiras e Pescadores de Caravelas (Coompescar) e Associação da Barra Velha.
 
A Resex de Cassurubá tem 100.767 hectares e fica entre os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa. A área está localizada no Banco de Abrolhos, local com a maior diversidade marinha do Brasil. As Resex são unidades de conservação de uso sustentável utilizadas por populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se na criação de animais de pequeno porte. Tem como principal objetivo proteger os meios de vida e cultura dessa população e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.
Para saber mais sobre o Acordo de Pesca, veja o que já foi publicado aqui:
http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/2012/05/resex-do-cassuruba-constroi-regras-para.html

http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/2013/04/acordo-de-pesca-da-resex-do-cassuruba.html 

FONTE: Com informações do Informativo Fibria Notícias número 322 de 23/03/16 e da Pauta 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário