sexta-feira, 4 de março de 2016

Morre tartaruga ferida em desova na BA; 150 ovos foram recuperados



Animal foi ferido por homem em uma praia de Porto Seguro, sul da Bahia.
Suspeito do crime ambiental usou uma faca e ainda não foi preso.
tartaruga-porto-2
Cento e cinquenta ovos foram retirados da tartaruga morta na Bahia (Foto: CETAS Porto Seguro /IBAMA

A.tartaruga marinha que foi ferida gravemente em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, morreu no último fim de semana. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (1º) pelo gerente executivo do Ibama em Eunápolis, cidade próxima a Porto Seguro, Henrique Jabur.
A tartaruga era da espécie em extinção, a “Eretmochelys imbricata”, conhecida como tartaruga-de-pente, e estava em período de desova. De acordo com Jabur, normalmente, a tartaruga-de-pente só deixa o mar nesse período de depositar os ovos.
tartaruga-porto12O caso aconteceu no dia 21 de fevereiro, na praia de Pitangueiras, orla norte de Porto Seguro. De acordo com Henrique Jabur, o animal teve um ferimento profundo na cabeça e um ferimento no casco, o que causou uma hemorragia, que levou o animal a óbito. A carcaça foi enterrada em um local não divulgado pelo Ibama.
Cento e cinquenta ovos foram retirados da tartaruga. Uma parte deles já estava pronta para a incubação, que é quando a tartaruga faz o ninho e deixa os ovos na areia. Outros ainda não estavam nesse período e foram descartados.
Os ovos que foram aproveitados estão em um recinto fechado e serão acompanhados por especialistas do Ibama. De acordo com Jabur, os filhotes devem nascer no prazo de 45 a 60 dias.

Caso
Uma tartaruga marinha da espécie “Eretmochelys imbricata”, conhecida como tartaruga-de-pente, foi resgatada após ser ferida gravemente com golpes de faca por um homem em praia de Porto Seguro.
Segundo informações do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).O animal pesava cerca de 80 kg, foi resgatado por policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (Cippa).
De acordo com a equipe médica-veterinária que atendeu o caso, a tartaruga teve duas lesões de aproximadamente 15 cm de comprimento no casco e uma lesão profunda na cabeça, com cerca de 6 cm de profundidade, ocasionadas pelos golpes, que deixaram expostos tecidos internos do animal e provocaram hemorragia. Através de exames, os veterinários confirmaram a presença de ovos no interior da tartaruga.
De acordo com o órgão ambiental, a tartaruga-de-pente costuma desovar no litoral da Bahia e é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, conforme Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, e classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
A Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente estabelece pena de detenção e multa de R$ 5 mil para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, sem a devida licença ou autorização. Também é crime consumir carne e ovos de tartarugas marinhas e impedir a sua procriação. A pena ser aumentada por se tratar de espécie ameaçada de extinção.
O Ibama orienta que tartarugas avistadas na praia não devem ser incomodadas. É preciso respeitar o caminho utilizado pelos animais desde o mar até a praia, não tirar fotos com flash, não usar focos de luz ou lanternas e não fazer fogueiras nas praias.
Por G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário