quarta-feira, 9 de março de 2016

Projetos e ações apoiados pelo Fundo de Cultura movimentam a Bahia em março



Oficinas, shows, exposições, exibições e espetáculos que envolvem as mais diversas linguagens como teatro, música, literatura, dança e audiovisual são alguns dos destaques da programação cultural  que movimenta a Bahia em março. Dezenas de projetos apoiados pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia - mecanismo de fomento do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda e de Cultura - acontecem em municípios de diversos territórios de identidade como Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Santo Amaro, Cachoeira, Abaré, Ipirá, Lençóis, Rio de Contas, Madre de Deus.
“Começamos 2016 com essa importante contribuição para a dinamização dos espaços culturais baianos. Estamos movimentando tanto os centros tradicionais de cultura, como outros espaços menos convencionais, como terreiros de candomblé, centros de esportes, aldeias indígenas, escolas e mercados”, disse o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal. “Concluímos 2015 como o ano de maior execução da história do Fundo de Cultura da Bahia. Conseguimos pagar todas as parcelas em aberto e ainda investimos R$ 12 milhões nesse edital, que foi uma das maiores seleções públicas do Brasil em 2015”, acrescentou Portugal.
Entre os destaques da programação está a 5ª edição do Cine Kurumin, que chega pela primeira vez a Salvador, abrindo o calendário audiovisual de 2016 na Bahia, com exibições na aldeia Tumbalalá, em Abaré, de 26 a 28. Já o projeto Estórias com Magia vai realizar contação de histórias, apresentações circenses e oficina de Malabares na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador, dia 20. Em Ilha da Música – Arte e Cultura, a Banda Mirante convida o grupo Matita Perê, dia 19.
O projeto Circuito Bahia Experimental – Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical, que busca promover intercâmbios, improvisações e aprendizado musicais, acontece de 07 a 12 em Salvador e de 21 a 26 em Santo Amaro. O Centro de Cultura de Alagoinhas, espaço cultural administrado pela SecultBA na cidade, receberá sessões de filmes e workshop do projeto Cine Avuadora, realizado pelo Coletivo Urgente de Audiovisual, que visa exibir filmes independentes e aproximar o público de produções que têm espaços de exibição restritos a festivais nos próximos dia 27 e 28. Além disso, até junho deste ano, o  Festival MINAVU, que busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte, promove uma programação que conta com oficina, exposição, diálogos, mostras e feiras.

Em Beco Ocupado será promovida uma rica programação com música, teatro, cinema, performance, poesia e oficinas que movimentarão diversos artistas da cena LGBTQI, no Beco dos Artistas, em Salvador neste mês. E, criado com foco no estudo das percussões em múltiplas linguagens, a banda feirense Africania lançou o projeto ORÍ – Africania em circulação, que conta este mês com a realização de oficinas de Expressão Corporal em Cachoeira, dia 04; em Feira de Santana, dia 12; e em Santo Amaro, dia 18; além da oficina Ritmia Sagrada, em Santo Amaro, dia 05; e em Feira de Santana, dia 19. Já o projeto "Agitação Cultural em Rede na Chapada Diamantina" promove, trilha griô, vivência de contação de histórias, apresentação musical espetáculo de mamulengos, lançamento de livro e exibições em cineclube, em Lençóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário