segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crianças de comunidade tradicional têm primeira relação com Banda Marcial no município de Prado

 Crianças de comunidade tradicional têm primeira relação com Banda Marcial no município de Prado
As crianças da comunidade Guedes Borborema, na região de Ibassuaba, adjacente da Foz do Rio Cahy e do balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, tiveram o primeiro contato com instrumentos de uma Banda Marcial em um dia repleto de alegria e aprendizado. A comunidade dos Guedes é a mais tradicional comunidade de nativos do município de Prado, radicados naquele local desde 1612.
Sua gente é formada por pessoas descendentes de índios e caboclos que até os dias atuais vivem da pesca e da agricultura nas suas próprias terras. Os patriarcas mais recentes da família Guedes Borborema – Lúcio Guedes da Silva morreu em 28 de maio de 2007 aos 93 anos e sua esposa Madalena Nunes Borborema, morreu em 28 de novembro de 2003 aos 84 anos. Os quais tiveram 19 filhos, 78 netos, 103 bisnetos e 2 tataranetos.
guedesd2
O maestro Davi Alves Martins, um estudioso e admirador dos bons costumes culturais da família Guedes, resolveu investir na veia artística das crianças e adolescentes da comunidade e pela primeira vez apresentou a garotada os instrumentos musicais de uma Banda Marcial. Para ele, a música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Para ele, essa proximidade é benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Segundo o maestro Davi Alves Martins as bandas marciais existem para destacar a necessidade de colocar um olhar mais atento e para buscar meios pedagógicos funcionais na tentativa de melhorar as bases de formação do educando. Ou seja, conduzir o educando para uma formação sensível ao desenvolvimento de suas habilidades cognitivas visando uma melhor preparação do poder criativo e do bem estar social e artístico das crianças. Para ele, ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização.
”Foi muito lindo e satisfatório enxergar a alegria e a curiosidade destas crianças promovendo a primeira relação com um instrumento musical de uma Banda Marcial. Onde eles tiveram contato com instrumentos como corneta, trompete, trombone, tuba, bumbo, caixa, bateria, entre outros. Quero agradecer a parceria das professoras Luisa e Carina Borborema, da Escola Municipal Lúcio Guedes da Silva que nos ajudou a proporcionar esta alegria na meninada e iniciar este projeto com a criançada da comunidade dos Guedes Borborema”, disse o maestro Davi Martins.
guedesd3A professora licenciada em biologia Carina dos Santos Borborema, disse que a Banda Marcial apresentada pelo maestro Davi Martins aos alunos da escola da comunidade proporcionou junto aos meninos e meninas um caráter social que muito contribuiu para o ambiente escolar. Para ela, muito ainda irá ajudar na disciplina da hierarquia, da convivência, da inclusão e da valorização do indivíduo com suas particularidades e possibilidades e ainda sua identificação dentro do grupo e dentro da comunidade.
“Toda essa gama de possibilidades é ferramenta necessária à formação integral do indivíduo na sociedade e por conseqüência a Banda Marcial é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento escolar dos alunos, especialmente na zona rural, onde eles estão longe de tudo, de todos e dos melhores mecanismos”, salientou a professora Carina Borborema. (Da redação TN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário