segunda-feira, 13 de junho de 2016

População está ganhando unidade de prevenção na área da saúde em Juerana



 Caravelas: População está ganhando unidade de prevenção na área da saúde em Juerana
O distrito de Juerana, um dos mais tradicionais e importantes povoamentos ocupado por uma população remanescente de quilombola no município de Caravelas, está sendo beneficiado com uma nova Unidade Básica de Saúde, que fica situada na principal avenida do lugar. A unidade exercerá um importante papel de promoção e prevenção na área da saúde da população de Juerana.
Conforme o prefeito Jadson Ruas (PSL), no local foi reconstruído um Centro de Atendimento Médico que é o Estratégia Saúde da Família que está recebendo um investimento na ordem de R$ 218.928,50 e vai proporcionar à população de Juerana e comunidades circunvizinhas que são muitas naquela região, mais acessibilidade e, sobretudo, melhorar a assistência médica das pessoas que precisam de atendimento médico.
O secretário Municipal de Saúde, Manoel Mecias, explica que a Estratégia Saúde da Família trata-se de uma unidade que surgiu para implementar a atenção primária em saúde e é voltada a prevenção de enfermidades e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde com suporte de equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.
Na Unidade Básica de Saúde de Juerana atenderá as seguintes especialidades médicas: Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e contará com o atendimento da Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Assistência Social e Nutricão. Realizará também  exames preventivos (teste de hepatite e DST) e de rotina (como por exemplo, hemograma) vacinação, distribuição gratuita de medicamentos (com receita médica). Atenderá também os grupos de diabetes, hipertensão, gestantes, amamentação, adolescentes, dentre outros.
O prefeito Jadson Ruas informou que a unidade ganhou uma estrutura adequada para dispensar uma maior atenção para a saúde da população de Juerana e ressaltou que a renovada estrutura de saúde, já está oferecendo à população de Caravelas um melhor atendimento e proporcionando mais conforto e bem-estar aos pacientes, com o dobro de salas e um amplo espaço, distribuído de forma cuidadosamente planejada, buscando um serviço de saúde de qualidade cada vez maior.
Em Juerena, o novo posto de saúde da Estratégia Saúde da Família receberá para sua inauguração, equipamentos novos, computadores, mobília, aparelhos, equipes de médicos, dentistas e enfermeiros. A Prefeitura de Caravelas reconstruiu nos últimos 2 anos, seis unidades de saúde no município. Sendo que o ESF 02 (Estratégia Saúde da Família Francisco Henrique dos Santos) na Avenida das Palmeiras, na sede do município, foi  a primeira unidade a ser entregue à população, além de unidades em Barra de Caravelas, Ponta de Areia, Rancho Alegre e bairro Palmeiras.
Na sexta-feira do último dia 20 de maio, o prefeito Jadson Ruas, inaugurou no bairro Palmeiras, na cidade de Caravelas, a unidade Estratégia Saúde da Família Amerelina Francisca da Silva, que está atendendo também toda a população do bairro vizinho da Olaria e da extensa Rua Gustavo Costa. A unidade ganhou o nome da saudosa parteira caravelense Amerelina Francisca da Silva que foi homenageada com o seu nome imortalizado na unidade médica.
esfd1
Por ocasião da inauguração da ESF que o prefeito Jadson Ruas assinou a ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação da Rua Domingos Rabelo e Avenida São Judas Tadeu, reformas  do galpão da Feira Livre, Praça da Olaria, Praça do Tancredo Neves e Ponte do Mirante. (Por Athylla Borborema).

Fonte: Teixeira News

Nenhum comentário:

Postar um comentário