sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Comunidades e ICMBio dão sequência a construção do Plano de Manejo na RESEX de Cassurubá

 
Serão realizadas entre outubro e novembro as últimas reuniões da 3ª. Rodada de Reuniões Comunitárias para construção do Plano de Manejo da RESEX de Cassurubá, que se encontra na sua fase final.
Nas semanas de outubro, ocorreram reuniões para tratar dos acordos relacionados à Pesca, em Alcobaça (dia 29) e à Mariscagem, em Caribês (30/10) e em Caravelas (31/10). As reuniões foram abertas aos pescadores e marisqueiras da RESEX, com início as 8:30, nas Colônias de Pescadores (Alcobaça e Caravelas).
No dia 05 de novembro, serão discutidas as regras da Mariscagem, na Colônia de Nova Viçosa e nos dias 06 e 07/11, o tema Roça e outros serão abordados, nas comunidades de Cupido e Cassurubá.
A Reserva Extrativista de Cassurubá, localizada na Região dos Abrolhos, entre os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, é uma unidade de conservação, que visa à sustentabilidade de sua população tradicional.
Nessa etapa do Plano de Manejo, são discutidos acordos e normas para o uso dos principais recursos extrativistas da RESEX, em especial os relacionados à Pesca e Mariscagem, tais como camarão, peixes diversos, caranguejo-uçá, entre outros.
Métodos de captura, tipos de malhas e petrechos, tamanhos mínimos, áreas de reprodução e demais sugestões coletadas nessas reuniões, após aprovadas poderão virar as regras, que contribuirão para que os recursos pesqueiros da RESEX não se acabem, para adoção de boas práticas de manejo e diminuição dos conflitos sociais entre pescadores e suas artes de pesca.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário