segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

1ª Feira Gastronômica dos Mariscos deixa “gostinho de quero mais”

A Feira aconteceu no dia 21 de janeiro às 19:00 horas no distrito da Barra de Caravelas e teve como abertura, roda de capoeira do grupo Liberdade, e logo após show com o grupo de Forró Trio seu Zé e um reggae com Denison Borges. Turistas, visitantes e moradores puderam degustar variedades de mariscos e artesanatos dos moradores locais nas barracas montadas no espaço da festa intitulado “Beco do Morobá”. Foram convidados alguns jurados para experimentar os pratos vendidos nas barracas e classifica-los como o melhor prato, juntamente com alguns critérios: Temperos, atendimento, organização, visualização dos pratos e trajes. A classificação: 1º - Caldo de sururu; 2º Tapioca de Sirí; 3º Mistura do Mar; 4º Acarajé; 5º Moquequinha de Camarão e 6º lugar Comidinha de Camarão. Todos ganharam premiação.

O evento teve objetivo maior a divulgação da farinha produzida através da casca e cabeça do camarão 7 barbas, que representa 99% da produção local e é a principal atividade econômica da cidade de Caravelas, principalmente a comunidade barrense.

Devido a um grande problema de Saúde Ambiental, visto que a casca e cabeça do camarão eram despejadas em locais inapropriados, a Associação de Pescadores e marisqueiras da Barra de Caravelas viu a necessidade de fazer o Projeto Crustação para beneficiar de forma pratica e correta a fabricação da farinha da casca e cabeça do camarão, com o intuito de favorecer economicamente a comunidade, a parti do que seria descartado. Pensando no favorecimento da comunidade de pescadores e pescadoras artesanais locais e nas possibilidades de desenvolvimento turístico, foi que surgiu a ideia da 1ª Feira Gastronômica dos Mariscos do Projeto Crustação da Associação de Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas patrocinada pela Brasil Foundation.

A 1ª Feira Gastronômica dos Mariscos contou com o apoio: ICMBio, CI – Brasil, UFSB, Prefeitura Municipal de Caravelas, Arte Manha, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Controller, Construbarra, Mercearia da Barra, Padaria Pão da Barra, Casa da Carne da Barra, Preto Cabeleireiro, Comercial Atobá, Supermercado Supert, Comercial Humaitá, Restaurante Tio Berlindo, Pizzaria Trinacria, Lanchonete Opa L’Oka e Loja Shekinah. Organizadores: Robson Falcão ( jornal O samburá) Vanessa (FLIC- Filarmônica Lira Imaculada Conceição) Fábio Pinheiro, Kariny Paiva (UFSB), Sabriny, Associação dos Pescadores e Marisqueiras da Barra, Ericles e Xerxes.

Os organizadores agradecem todos os barraqueiros, em especial ao Srº  Antônio, morador do beco onde foi realizado o evento.




Mais fotos:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1108827469243357.1073741895.100003483446586&type=3



Nenhum comentário:

Postar um comentário