quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Exposição multimídia que une fotos e vídeos em realidade virtual chega a Teixeira de Freitas



Promovida pela Fibria, a mostra que reúne imagens de Araquém Alcântara, um dos maiores fotógrafos de natureza do Brasil, e vídeos gravados em 360º, pode ser visitada de 16 a 30 de novembro no Shopping PátioMix
 

A população de Teixeira de Freitas (BA) e região tem a oportunidade de visitar a exposição “A Floresta sob um Novo Prisma” a partir desta quinta-feira (16/11), promovida pela Fibria. Depois de passar por Vitória, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, além de Londres (Inglaterra), a mostra desembarca no Shopping PátioMix, onde permanece até o dia 30 de novembro.
Fazem parte da exposição atividades como o cultivo de urucum por agricultores familiares do sul da Bahia, a Filarmônica Lira Imaculada Conceição e os monitoramentos ambientais que a Fibria realiza em Caravelas. Com imagens do reconhecido fotógrafo Araquém Alcântara e vídeos gravados em 360º com o recurso de realidade virtual, a mostra permite uma experiência interativa. O visitante terá a sensação de ver por dentro a farinheira comunitária localizada em Alcobaça e acompanhar a atividade de recuperação da Mata Atlântica, por exemplo. A exposição permite que o visitante conheça a floresta plantada sob um novo ponto de vista.
Para registrar a diversidade da floresta, Araquém Alcântara, que é um dos principais especialistas brasileiros em retratar a natureza, percorreu aproximadamente 5 mil quilômetros em municípios do sul da Bahia e do Espírito Santo. Ao todo, foram visitados 16 municípios. O resultado da expedição está reunido em 40 fotografias, que retratam a Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais, incluindo agricultores familiares, nas áreas onde a Fibria atua.
“Esse projeto mostra com muita sensibilidade como o território sob influência de nossas atividades é conectado e possui uma ligação sistêmica entre regiões, comunidades tradicionais, empresa e o meio ambiente. A floresta gera riquezas, compartilha histórias e tem uma fauna e flora pulsantes”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.
Além de belas fotos, a exposição conta com vídeos em 360º, em realidade virtual (VR). Em um jipe cenográfico, os visitantes podem acompanhar, em uma imersão quase real, possibilitada por óculos com tecnologia VR, atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica e a produção de alimentos por parte de agricultores familiares, entre outras experiências.

Outro detalhe da exposição é a interação que o visitante pode ter com algumas fotos. Cinco imagens da mostra têm suas histórias aprofundadas por meio de vídeos narrados pelos próprios protagonistas das fotos. Com isso, o visitante pode conhecer melhor o universo registrado pelas lentes do fotógrafo Araquém Alcântara.
As fotos da mostra também foram reunidas em um catálogo, com 20 imagens adicionais não publicadas na exposição, cujo prefácio é do jornalista e acadêmico José Antônio Martinuzzo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A publicação estará disponível na exposição para os visitantes em um totem com tela touch.
Todas as estruturas da iniciativa, incluindo as de sustentação das fotos, que são inspiradas em figuras prismáticas, são feitas em madeira de eucalipto produzida a partir de plantios 100% renováveis.
A mostra fotográfica tem outra particularidade: três fotos expostas contam com a técnica de audiodescrição, que possibilita que pessoas com deficiência visual possam interagir com as imagens. O trabalho foi desenvolvido pela audiodescritora Letícia Schwartz, que tem vasta experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário