quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O garimpo na lama, ou será pesca de siri?


Em edições anteriores falamos do trabalho desenvolvido por mulheres barrenses em relação à pesca artesanal, e agora vamos voltar a este assunto, para tratar da pesca do siri feita durante a maré grande na praia da Barra.
A marisqueira ou pescadora artesanal, além de pescar, descascar o camarão, e tratar o peixinho, encontrou outra alternativa para sua sobrevivência. Quando o mar fica totalmente seco, em uma área que se estende da praia do Grauçá ao Riacho do Aracaré, é possível observar muitas mulheres trabalhando no costão. Como se fosse um grande garimpo, ali as marisqueiras pescam o siri de maneira bem artesanal.
“Ainda com água baixa é possível pescar de puçá, porém quando o mar está seco, se forma um grande lamaçal misturado ao cascalho, com resto de ostra morta, que pode cortar os pés de quem andar descalço por toda aquela área”, contam as pescadoras.
É nesse ambiente, porém com os pés protegidos por tênis velho ou botas, que essas mulheres se lançam à caça do siri. “pra gente pegar o siri basta usar o gancho e puxar ele para fora da toca depois jogar no samburá”, contou  Maria D`Ajuda Cosma Cidade.
Segundo Maria Gorette Almeida Juca o período da pesca é apenas de quatro dias, a melhor época é com a lua nova por que se pesca mais siri. “Por isso em alguns dias tem tanta gente na praia. Mais de 15 pessoas passam pelo o local durante o dia, e  mesmo com tanta gente é possível pescar um samburá de siri, outras marisqueiras pegam meio, mas todo mundo consegue pegar o suficiente para vender”, afirmou a pescadora.
Depois de beneficiado e vendido por 10 reais o quilo de catado, o produto é levado por atravessadores pra várias partes do país, principalmente Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
O siri tem muito valor no mercado gastronômico. É possível fazer vários pratos especiais, principalmente da culinária baiana. 
A pesca artesanal de siri é uma rica manifestação da nossa cultura, ainda que pouco reconhecida e valorizada. Segundo os relatos dos moradores mais antigos, as ferramentas usadas e as estratégias da pesca do siri misturam elementos culturais indígenas, portugueses e da cultura negra. São conhecimentos testados ao longo de muitas décadas e que foram se fixando na prática popular de modo que as mães vão passando os ensinamentos para as filhas, e assim por diante.
Essa é uma maneira inteligente de sobrevivência, usar os recursos do meio ambiente sem destruir a natureza. Assim homem e meio ambiente vivem em harmonia e todos saem ganhando. Quer conhecer o garimpo de siri? Venha até a comunidade de Barra de Caravelas e veja esse interessante sistema de pesca artesanal.
Por Edvaldo Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário