domingo, 29 de janeiro de 2012

Reforma do Aeroporto de Caravelas

Aeroporto de Caravelas - Foto de Milton Brigolini
O aeroporto de Caravelas, que funcionou até o ano de 2002, entrou recentemente em reforma de suas pistas, com recursos do Governo Federal, com previsão de conclusão da obra no fim de 2011. A obra da pista, executada pelo Exército Brasileiro, já que o aeroporto pertence à Aeronáutica, no entanto, está atrasada, com previsão para finalização apenas em julho de 2012. Para seu pleno funcionamento até a Copa de 2014, como é expectativa geral, no entanto, além da reforma das pistas, é preciso também uma reforma completa do terminal de passageiros, com instalação de esteiras de bagagem, equipamentos de Raio-X, concessão de espaços para prestação de serviços, etc, o que ainda não está assegurado. Sabe-se que o Ministério do Turismo pode viabilizar verba para este tipo de obra, visualizando justamente o incremento do turismo para a Copa de 2014 visto o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na regiào, ter sido escolhido como um dos Parques da Copa.


A expectativa é que os governos municipais das cidades do entorno se mobilizem, junto com empresários do setor, mas não está visível ainda nenhuma movimentação neste sentido, apesar da propaganda em torno da reforma e possibilidade de retomada do turismo regional, com a cidade de Caravelas novamente sendo um dos principais portões de entrada de turistas da Costa das Baleias, que reúne ainda os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Prado e Alcobaça. Desde o seu fechamento, a reforma e o funcionamento do Aeroporto eram uma antiga reivindicação de empresários e população local, até que junho de 2009, quando estiveram em Caravelas o então presidente Luis Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner, eles se comprometeram a reformar o Aeroporto de Conchas em Caravelas. Lula garantiu não apenas a recuperação do Aeroporto, como também o repasse de sua administração das mãos da Aeronáutica, para o governo estadual.

No seu discurso, Lula ressaltou a importância do Aeroporto para a economia local e deu como exemplo a vinda de turistas para conhecer o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que em 1997 atingia o pico de cerca de 15.000 visitantes/ano. Atualmente a visitação no Parque tem ficado na média de 5 mil visitantes/ano, dado as dificuldades de acesso, pois o Aeroporto em funcionamento mais próximo e que recebe vôos regulares é o de Porto Seguro, distante 261 quilômetros (cerca de 3 a 4 horas de carro por rodovia asfaltada) de Caravelas, a cidade mais próxima e que dispõe de porto para embarque e infraestrutura para receber turistas.

HISTÓRIA
O Aeroporto de Caravelas é um aeroporto de pequeno porte, construído na época da Segunda Guerra Mundial em razão do Extremo Sul da Bahia ser considerado como ponto estratégico durante o conflito. Na construção e operação do aeroporto o governo brasileiro teve o apoio dos EUA. Durante esta época a presença de militares americanos agitou a pacata vida dos moradores da região e ajudou muito a economia local, como relatam antigos moradores.
Com duas pistas de aterrissagem em forma de “X” , é considerado um dos melhores do Brasil. Nele já pousaram grandes empresas da viação comercial, como a VARING, PANAIR, TAM e outras. O edifício do aeroporto foi construído segundo a arquitetura militar da época e apresenta paredes espessas e arcos. Com o fim da guerra o aeroporto continuou em funcionamento, até que em 2007 foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às precárias condições das pistas, que estariam soltando britas e causando risco às aeronaves.
 
Fonte: Farol Para Abrolhos Clique aqui

Um comentário:

  1. pra que uma cidade do desse tamanho igual a caravelas quer aeroporto?nem nada tem essa cidade,mais Teixeira de Fretas sim necessita de um grande aeroporto,ainda bem que a visão dos políticos e Teixeira de Freitas...

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