terça-feira, 19 de junho de 2012

Mutirão da Cidadania reúne 3 mil pessoas


A população aproveitou os serviços gratuitos oferecidos no mutirão realizado em Nova Brasília

Cerca de 3 mil pessoas, de acordo com estimativa da Polícia Militar, compareceram ao evento “Você mais cidadão”, realizado no sábado (16/6) na comunidade de Nova Brasília, em Mucuri (BA). Organizado pelo Grupo de Trabalho do Picadão da Bahia – que envolve Ministério Público da Bahia, Fibria, Suzano Papel e Celulose, CAEMA, Prefeitura de Mucuri e representantes das comunidades –, o evento ofereceu serviços gratuitos à população, promovendo a cidadania por meio da mobilização de instituições públicas e privadas e sociedade.

O mutirão da cidadania contemplou moradores de dez comunidades do Picadão da Bahia, região da divisa daquele estado com o Espírito Santo. A população teve acesso gratuito a serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, cadastro de mão de obra e exames médicos, entre outros.
O “Você mais Cidadão” também teve atividades voltadas à promoção da educação e da saúde, por meio de vacinação e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, dependência química, saúde bucal, nutrição e gestação. Além disso, teve corte de cabelo, transporte, atividades de lazer para crianças com pintura de rosto, gincana e distribuição de brinquedos.  

O evento contou com o apoio do Sesi/ES, INSS, Sine, CRAS, SUS, SESI/ES, Bombeiros, Biocale Cosméticos, SAC, Unimed, Ministério do Trabalho, Emflora e Viação Santa Clara.

Grupo de Trabalho do Picadão da Bahia – O GT do Picadão da Bahia foi constituído com o objetivo de buscar alternativas de geração de trabalho e renda para as comunidades da região, cuja sobrevivência baseava-se na produção ilegal de carvão. A partir de diálogos com as comunidades, foram identificados projetos nas áreas de apicultura, piscicultura, agricultura e fruticultura. Os beneficiados pelos projetos recebem capacitação técnica e os materiais necessários para desenvolver as atividades.

Fonte: pauta 6 comunicação (www.pauta6.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário