terça-feira, 24 de julho de 2012

Celebração em comemoração 50 anos de criação da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas reuni fieis de toda região.

Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas-Ba, está celebrando 50 anos de sua criação. Para marcar as comemorações alusivas ao “Jubileu de Ouro”, foi celebrada no dia 15 de julho a missa solene de  abertura da Semana Jubilar da Diocese Teixeira de Freitas / Caravelas.
Segundo o site Sulbahia News,http://www.sulbahianews.com.br a primeira  missa solene foi realizada em Caravelas,  presidida pelo bispo emérito Dom Antônio Eliseu Zuqueto e co-celebrada pelo bispo Dom Carlos Alberto e todos os padres da Diocese.  Além da participação do coral da Co-Catedral Santo Antônio da cidade de Caravelas, da banda filarmônica e de paróquias de diversas cidades que compõem à Diocese.
O bispo emérito Dom Antônio, ressaltou a sua alegria em  vivenciar essa grande festa da Igreja Católica pelo jubileu da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas,  “esse é um momento em que Jesus se manifesta através do seu corpo e do seu sangue”, disse  o bispo.
Segundo Don Carlos Alberto, há um ano foi iniciada as comemorações pelos 50 anos da criação da Diocese de Caravelas, hoje Teixeira de Freitas / Caravelas. “Como a primeira sede foi lá, nós iniciamos as comemorações naquela cidade, onde realizamos uma missa solene com a presença de Don Antônio e participação de todas as paróquias com mais de 4.000 participantes”, relatou Don Carlos 
 Histórico da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas-Ba:
A Diocese foi criada pelo Papa João Paulo XXIII, por meio da BULA PAPAL, no dia 22 de julho de 1962. Desmembrada da Diocese de Ilhéus e sendo composta pelas paróquias de Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri, Itanhém e Medeiros Neto. Recebeu o nome de Diocese de Caravelas tendo como padroeiro Santo Antônio e como 1º bispo Dom Felipe Thiago Boers, 2º bispo Dom Antônio Elizeu Zuqueto e o 3º e atual bispo Dom Carlos Alberto dos Santos.
 Em 01 de dezembro de 1981, Com Dom Felipe Thiago Broes, já com idade avançada e adoentado, renuncia ao cargo e pede que a sede da Diocese fosse transferida para Teixeira de Freitas.
Em 18 de abril de 1983 o Papa João Paulo II muda a sede da Diocese para Teixeira de Freitas, que passa a ser denominada Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas e a Catedral de Santo Antônio de Co- Catedral. Foi nomeado um novo Bispo,  Dom. Antônio Zuqueto, nosso Atal bispo emérito, empossado em 02 de julho de 1983 e governou até 2005, com a chegada do novo pastor diocesano Dom Carlos Alberto. 

Fonte: SulBahia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário