terça-feira, 10 de julho de 2012

Cursos no sul da Bahia vão capacitar operadores e mecânicos de máquinas florestais


Oferecidos pela Fibria em parceria com o Senai/BA e a Komatsu Forest, os cursos vão preparar trabalhadores para o mercado

Teixeira de Freitas (BA) – Oitenta pessoas de comunidades rurais do sul da Bahia estão iniciando uma jornada que vai prepará-las para o mercado de trabalho da região, onde predomina a indústria de base florestal. Elas foram selecionadas para participar de cursos de capacitação industrial implantados pela Fibria em parceria com o Senai/BA e a Komatsu Forest. Os trabalhadores serão capacitados em operação e manutenção de máquinas florestais (equipamentos usados para colher eucaliptos).
Ministrado pelo Senai/BA, o curso “Aprendizagem em operador de máquina florestal” foi iniciado no dia 18 de junho para uma turma de 30 jovens aprendizes, com idade entre 18 e 21 anos. Eles são das comunidades de Aparaju, Cana Brava, Cotia, Fazenda Alto Alegre, Fazenda Bom Sossego, Fura Coco, Igrejinha, Juerana, Pau da Garrafa, Pedra D’Água, Rancho Queimado, São Benedito, São José, Taquari, Vale-me Deus e 58/60.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. O curso terá duração de 18 meses, sendo 1.760 horas de aulas teóricas e 880 horas de prática em campo. Os participantes foram contratados pela Fibria, conforme a Lei do Aprendiz, recebem salário e benefícios como seguro de vida em grupo, plano de saúde, alimentação e custeio da carteira nacional de habilitação, além de transporte gratuito até o local das aulas.
Maicon Douglas de Souza Cristal, 20 anos, é um dos jovens selecionados para o curso. Morador da comunidade de São José, ele conta que, quando via as máquinas de colheita em operação nos plantios de eucalipto da região sentia vontade de um dia poder comandar o equipamento. “Quando soube do curso, agarrei a oportunidade”, afirma Maicon, que espera que a preparação lhe assegure um bom futuro profissional.
Operadores e mecânicos – Numa outra frente, também em parceria com o Senai/BA e a Komatsu Forest, estão sendo oferecidos dois cursos: o de operador e o de mecânico de máquinas florestais, cada qual com 25 alunos selecionados entre as comunidades de Cândido Mariano, Helvécia, Juerana, Rio do Sul e Taquari. As aulas acontecem na escola municipal Omar Cajá, em Juerana, e o curso é intensivo, com duração de aproximadamente cinco meses. Para isso a Fibria firmou parceria com a Prefeitura de Caravelas, que cedeu as salas de aula, reformadas pela empresa.
A aula inaugural destes cursos foi realizada na segunda-feira (9 de julho), e dois dos professores foram contratados pelo Senai/BA na própria região: Benedito Santos Quintiliano, que vai lecionar Matemática, e Odislane do Rozário, que cuidará da disciplina de Português. Com idade variando entre 18 e 32 anos, os participantes receberão bolsa mensal, café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de transporte entre suas comunidades e o local do curso. Para as aulas práticas, a Fibria também fornece os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a atividade.
A iniciativa faz parte de uma estratégia da Fibria que visa criar e fortalecer oportunidades para que as comunidades vizinhas às suas operações participem de forma inclusiva da atividade florestal. “Treinar trabalhadores em atividades voltadas para o setor florestal é importante para as empresas, que passam a contar com profissionais qualificados na própria região, e para as comunidades, que têm oportunidade de trabalho”, destacou Carlos Alberto Nassur, gerente geral Florestal da Fibria.
O CEO da Komatsu Forest, Edson Leonardo Martini, destacou a importância da iniciativa, numa ação coordenada que envolve a Fibria e seus parceiros. “Essa forma de catalisar as ações em torno de um objetivo comum é extremamente positiva”, destacou Martini, acrescentando que a Komatsu Forest tem compromisso com as regiões onde atua. Ele enfatiza que os cursos de qualificação no sul da Bahia criam oportunidade para incluir trabalhadores das comunidades no mercado de trabalho do setor florestal, que é tão presente na região.

Fonte: Pauta 6 Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário