sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Agricultores de Conceição da Barra, São Mateus e Caravelas participam de Congresso sobre Sistemas Agroflorestais

A Fibria apoiou, em outubro, a viagem dos agricultores dos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, para o IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais que aconteceu em outubro no município de Ilhéus (BA).
Neste ano, o Congresso teve como principal objetivo a divulgação das experiências dos agricultores e as pesquisas realizadas por diversas instituições governamentais e não-governamentais do Brasil, no que diz respeito a sistemas agroflorestais. Participaram do evento agricultores, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.
Um dos organizadores do Congresso foi o Instituto Cabruca, parceiro da Fibria no Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), cuja missão é fortalecer as associações comunitárias. 
Segundo relato dos agricultores, essa ação promovida pela Fibria foi de suma importância para o grupo, pois eles aprenderam novas tecnologias agrícolas. Além disso, tiveram a oportunidade de ver na prática o que o programa está buscando, como a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores envolvidos.
Participaram do Congresso produtores das comunidades de Roda D’água, Coxi e São Domingos (Conceição da Barra/ES), São Geraldo (São Mateus/ES), Juerana e Volta Miúda (Caravelas/BA).
A estratégia do PDRT é fortalecer as cadeias produtivas locais, principalmente a agricultura familiar e a criação de pequenos animais. As comunidades participantes recebem assistência técnica com foco no estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e baixo impacto ambiental, apoio nos insumos básicos para produção (adubação, preparo de solo, sementes, mudas), orientação contínua na gestão das associações locais e nos processos de comercialização.
FONTE: Informativo da Fibria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário