segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fíbria pode ter contaminado córregos na região do Taitinga, peixes são encontrados mortos

O site Teixeira Agora, publicou no dia 22 de novembro, uma matéria aonde foram mostradas imagens de um crime ambiental gravíssimo, cometido pela empresa Fíbria Celulose S/A.
Nas imagens, que foram feitas com exclusividade pela nossa equipe de reportagem, foi mostrada uma captação irregular de água, feita por caminhões e tratores de uma empresa contratada pela Fíbria Celulose. O fato ocorreu em um córrego que fica em uma área de proteção ambiental, entre os distritos de Pouso Alegre e Novo Destino, na região do Rio Taitinga no município de Alcobaça, BA.
Mesmo com o alerta da matéria anterior, o pior acabou acontecendo. Tanto que na manhã do domingo (24), a redação do Teixeira Agora recebeu um telefonema desesperado de um morador do distrito de Pouso Alegre. Na ligação o morador que não quis se identificar, por medo de represália, nos pediu que enviasse uma equipe de reportagem para o córrego acima citado. Segundo o morador, o mesmo teria avistado peixes mortos no córrego.
Imediatamente a nossa equipe de reportagem se dirigiu ate o local, onde foi constatado que vários peixes estavam mortos, boiando dentro do córrego.


Segundo informações de um biólogo que foi consultado por nossa reportagem, uma das causas mais prováveis de mortes em massa de peixes, é o envenenamento, isso pode ocorrer quando existe contaminação da água.
Se confirmado, que esta havendo contaminação da água, a morte desses peixes pode ser o prenuncio de uma grande degradação na natureza. As imagens confirmam também o relato feito por outros moradores da região, que disseram na reportagem anterior que estão sendo encontrados vários animais mortos nos arredores daquele córrego.
Após o registro das imagens, a nossa equipe de reportagem seguiu sentido ao distrito de Pouso Alegre, e para a surpresa de todos, a menos de 1 km de distancia do córrego onde foram encontrados os peixes mortos, outro crime ambiental foi flagrado por nossa equipe de reportagem.
Dessa vez, foram encontradas uma grande quantidade embalagens usadas de solução de bateria automotiva, uma substancia altamente tóxica e corrosiva.
As embalagens estavam em um local que esta sendo explorado pela Fíbria, a beira da estrada, local de fácil acesso para crianças e animais da região.


Os frascos do produto que estavam espalhados por todo o chão sem nenhuma segurança, possivelmente foram usados na manutenção dos veículos da empresa Fíbria.
Para que os responsáveis por esses crimes ambientais sejam punidos o mais rápido possível, evitando assim a degradação do meio ambiente,  o site Teixeira Agora, fara o encaminhamento de uma denuncia ao Ministério Publico da Bahia.


Fonte Teixeira Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário