sexta-feira, 19 de junho de 2015

31 DE MAIO A 13 DE JUNHO FESTA DO GLORIOSO SANTO ANTÔNIO- PADROEIRO DA CIDADE DE CARAVELAS

No ano 1581 um padre missionário capuchinho francês de nome desconhecido, ergueu a pequena igreja de pau-a-pique, coberta de palha, sob a invocação de Santo Antônio. O local escolhido foi Campo dos Coqueiros. Ao redor dessa pequena igreja, nasceu uma aldeia – hoje cidade de Caravelas. Portanto o Santo Antônio é padroeiro da cidade desde o ano 1581.
Santo Antônio nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto 1195 e faleceu em Pádua no dia 13 de junho de 1231. Viveu apenas 36 anos. A construção da igreja matriz de Santo Antônio foi iniciada em 1725 pelo padre jesuíta Antônio do Espírito Santo e concluída em 1750. A construção é de relevante interesse arquitetônico e histórico.
A Irmandade de Santo Antônio, principal organizadora dos festejos do Padroeiro, foi oficializada no dia 25 de abril de 1855 pelo Imperador Dom Pedro II.

31 de maio:As  trezenas cantadas em latim
18:00h
A partir do dia 31 de maio iniciam se as trezenas sendo cada trezena ofertada ao padroeiro pela família tradicional caravelense. As trezenas são cantadas em latim pelo coral Santo
Antônio. Há apresentação de Grupo teatral representando a vida do São Francisco e Santo Antônio e distribuição de pão bento e lembrancinhas do festeiro.
Das trezenas participam as Liras e Corais e as missas terminam com shows pirotécnicos.

Missa Solene:
10 horas
No dia 13 de junho é celebrada a Missa Solene em latim pelo bispo da Diocese. Da Missa participa a Filarmônica Lira Santo Antônio e os Corais do Município, Coral Santo Antônio, Coral Nossa Senhora de Lourdes, Coral Nossa Senhora da Conceição.
16 horas:

Procissão.

A procissão leva a imagem do Santo Antônio percorrendo as ruas da cidade.

Vejam algumas imagens da procissão e benção final da Festa de Santo Antonio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário