quarta-feira, 10 de junho de 2015

Brasil e Portugal estudam parcerias para a pesca e aquicultura

Lisboa – Brasil e Portugal serão aliados no desenvolvimento da pesca e aquicultura. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (3), pelo ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, depois da visita que fez à ministra da Agricultura e do Mar de Portugal, Assunção Cristas. Na reunião, ficou acertado que os dois países assinarão um tratado de cooperação para o fortalecimento da atividade. “Saio com a certeza de que essa parceria será um reforço importante para que o Brasil possa vencer seus desafios e avançar na estratégia de se tornar o país do pescado”, comemorou Baralho.
O ministro pediu ao embaixador brasileiro, Mário Vivalva, que coordene o Acordo de Cooperação entre Brasil e Portugal. “Temos um desafio em comum, o de sermos autossuficientes na proteína do pescado. Vamos em busca dele”, garantiu Helder Barbalho, que está em viagem ao exterior para participar da Semana Azul (Blue Week) e divulgar as ações da pasta na Europa.
Na Embaixada Brasileira em Lisboa Helder Barbalho conversou com empresários portugueses sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, seguro aquícola e a transferência de tecnologias para as embarcações. Ele conheceu o projeto de monitoramento de embarcação realizado em Portugal e Angola. “Esse projeto é importante para o Brasil, pois facilitará o conhecimento a respeito de todos aqueles que atuam na atividade da pesca e, com isso, subsidiar as informações da gestão pesqueira que estamos realizando no MPA”, disse.
Outra visita importante foi ao Instituto de Pesquisa do Mar, onde conheceu projetos e iniciou conversas para possíveis parcerias. O ministro contou as características pesqueiras brasileiras e informou que no sul do Brasil tem tradição na pesca da tainha. “A safra começou em maio. A tainha é uma importante espécie na produção brasileira. E podemos trabalhar no desenvolvimento dessa área na aquicultura", contou.
Segundo Helder Barbalho, a visita foi importante e mostrou que o Brasil tem muito a crescer. Para isso, afirma, as parcerias com os portugueses são essenciais. “Portugal se coloca à disposição do nosso país para juntos fazer projetos e crescer mutuamente”, destacou.

Texto: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário