segunda-feira, 11 de julho de 2016

FESTA DE SÃO PEDRO 2016



 
A festa em honra ao Padroeiro dos Pescadores foi dividida entre o ato religioso ao ato profano (festa de rua).
No dia 26, 27 e 28 de junho aconteceu na comunidade da Barra de Caravelas o tríduo em honra ao padroeiro dos pescadores. O tríduo são os três dias que antecedem a homenagem a São Pedro, um dos 12 apóstolos que acompanharam Jesus, segundo o Novo Testamento.
Esses três dias que antecedem o dia da festa, foi realizado na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cultos presididos pelos ministros de Eucaristia, cantado pelos corais de Nossa Senhora e Josc- Jovens seguindo a Cristo, mas o ministério de Música Emanoel a partir das 19:30.
No dia 29 de Junho, dia do primeiro Bispo de Roma, São Pedro, às 10:00 foi celebrado a missa presidida pelo reverendíssimo  Pe. Ronaldo Cardoso, pároco da Cidade de Caravelas. Às 11:30, após a missa, foi trasladado a imagem do santo até o porto da comunidade para a procissão marítima, organizada pelos festeiros intitulado “Amigos de Pedro”, com a participação dos pescadores, onde foi recolhido os nomes dos barcos e pescadores participantes da festividade.
O ato profano aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, no “Arraiá” dos “Amigos de Pedro” montado para a realização dos shows e apresentações de quadrilhas, mais bingos e sorteios.
Na sexta feira, dia primeiro de julho do corrente ano, às 19:00 horas, a quadrilha do Pé Rachado abriu as festividades no “Arraiá”  com muito colorido dos trajes caipiras que transbordaram alegria a todos que prestigiavam os passos engraçados. Logo após a realização da quadrilha, foi a vês do Forró A3, e o grupo Thom Play Boy e Ramiro dos teclados, colocando a moçada para dançar juntinhos, esquentando o lima frio e gostoso que se encontrava no ambiente da festa.
Cris Sanches e Trio Seu Zé animaram a noite do sábado, fechando as festividades em honra ao Padroeiro dos Pescadores. Mas antes aconteceu Bingo, sorteios para os pescadores que participaram da procissão marítima. Foi sorteado, caixa de isopô, 30 litros de oléo, dividido em três sorteios de 20 litros cada, mais duas cesta básica,  uma caixa de Litrão ( cervejas), duas garrafas térmicas...
Logo após o sorteio dos pescadores, foi celebrado o casamento caipira, que a muito tempo, a comunidade barrense, não via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário