quarta-feira, 13 de julho de 2016

“MINI ZÔOLÓGICO” APREENDIDO EM RESIDÊNCIA NO BAIRRO PORTAL DO PRADO




 Na segunda-feira, dia 04 de julho, uma ação conjunta ICMBio,IBAMA e CIPPA - PM/BA realizou uma das maiores apreensões de animais da ultima década no município de Prado, ao atenderem uma denúncia anônima.

Macaco prego, várias espécies de pássaros e psitacídeos (papagaios e periquitos), bem como oito jabutis, todos animais silvestres, nativos da Mata Atlântica e retirados da natureza de forma ilegal, foram encontrados  em cativeiro, numa residência, no Bairro Portal do Prado, perímetro urbano da cidade.
Infelizmente, as pessoas ainda mantém o mau hábito de capturarem animais silvestres como bichos de estimação, o que é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeita.
Além de estarem cometendo crime ambiental e contribuindo para extinção de espécies, as pessoas não se atentam para o sofrimento desses animais ao serem criados em espaços físicos reduzidos e longe do seu habitat natural.   Sem falar no perigo de ataques e na transmissão de doenças, as zoonoses, como: raiva, tuberculose, febre amarela, etc ,e outras ainda desconhecidas, através do contato direto diário  com a saliva e fezes de animais silvestres domesticados, podendo trazer grande risco para saúde humana.
Segundo o analista ambiental do ICMBio, Lauro Paiva, coordenador da ação, de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho para que um chegue às mãos dos compradores. “Lugar de animal silvestre é na natureza e todos podem ajudar a preservar a biodiversidade, denunciando a prática ilegal de captura e comercialização de animais silvestres.”
A ação contabilizou 44 mil reais em multa administrativa, e o infrator ainda terá de responder processo penal na comarca do município. Os animais foram destinados ao Centro de triagem de animais silvestres (CETAS), de Porto Seguro, onde serão reabilitados, com poucas chances de retorno à natureza.
Vale lembrar que o IBAMA possui um canal de atendimento ao cidadão, a Linha Verde,0800-618080, e que as pessoas que estiverem em posse de animais silvestres e entregá-los voluntariamente ao órgão ambiental competente, não deverão sofrer as sanções e penas previstas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário